Campinas

Campinas é uma das principais cidades da grande São Paulo

Tempo de leitura: 7 minutos

Que a pandemia nos trouxe novos hábitos isso a gente já sabe, mas isso não nos tirou a vontade de viajar e conhecer outros lugares. O que mudou foi o fato de que agora nós queremos visitar cidades próximas a nossa. Que sejam cidades que possamos acessar em uma viagem de carro de curta duração.  E pensando que a maior cidade do país é SP, hoje o Anfitrião Prime fala sobre Campinas, uma das cidades que fazem parte da chamada “grande São Paulo”. 

A cidade de Campinas possui 243 anos e se destaca no cenário nacional como uma das mais importantes cidades do Brasil. É a terceira maior cidade em população do estado de SP e se destaca por seus diferenciados programas e pela gama estudantil presente na região.

Campinas é, também, a segunda metrópole mais importante do Estado de São Paulo e só perde mesmo para a capital. É uma cidade agradável, com vários pontos turísticos e a apenas 1h20 (aproximadamente) da capital paulista. O que possibilita a hospedagem em São Paulo e um dia de lazer sem a necessidade de viagens de avião ou uma segunda acomodação.

Conheça a história de Campinas

O município é formado pela cidade de Campinas e por quatro distritos: Barão Geraldo, Joaquim Edígio, Sousas e Nova Aparecida. Sua região metropolitana é composta por dezenove municípios e é o nono lugar mais populoso do país. 

A cidade está localizada no interior de São Paulo e traz uma grande história de evolução em seu crescimento, além de muito desenvolvimento comercial. O que a torna um importante polo industrial e que seja conhecida como uma pequena São Paulo, já que possui estrutura e porte de capital. 

O local não é considerado uma cidade turística, porém existem muitos lugares que podem ser visitados nessa grande malha urbana. Além disso, a cidade é considerada uma das melhores cidades no quesito de vida noturna, por possuir bares, restaurantes e shoppings conhecidos nacionalmente. 

Lugares interessantes para visitar em Campinas

Parque Dom Pedro Shopping

Campinas
Parque Dom Pedro Shopping – Wikipedia

O Parque Dom Pedro Shopping é o quarto maior shopping do Brasil e é um dos mais completos centros de compras, entretenimento, lazer, e gastronomia. 

O shopping possui instalações amplas e modernas, como a praça de alimentação, danceterias, academias, Walmart, bares, lanchonetes, cafés, clínica médica, pet shops, entre outros. 

O shopping possui entradas temáticas, elas são: a Entrada das Águas, a Entrada das Colinas e a Entrada das Flores. No lado oeste há a Entrada das Pedras e a Entrada das Árvores. Cada uma delas foram decoradas de acordo com o tema proposto e as lojas oferecem o mesmo tipo de serviço com uma admirável organização. 

É perto das principais rodovias que ultrapassam a cidade e com fácil acesso para outras regiões do Estado e até para o Rio de Janeiro. Dessa maneira, há vários visitantes durante o ano todo. 

Campinas
Parque Portugal

Parque Portugal

Também conhecido como Parque Taguaral ou Lagoa do Taguaral, fica no bairro de mesmo nome, na região leste e é o mais famoso da cidade. Junto com o Lago do Café e a Praça Arautos da Paz, forma a mais importante zona de lazer da cidade. E já chegou a receber mais de 50 mil visitantes em um mês (a capacidade pode estar reduzida por conta do Covid).

Dentre as atrações do parque, destacam-se a lagoa, a réplica da Caravela Anunciação, uma linha de bonde elétrico e uma concha acústica. Além de pista de saibro para caminhada, ciclovia, kartódromo, quadras de futebol, basquete, vôlei, hóquei e uma ampla área verde. Aos domingos, entre às 6h e 13h, a avenida ao redor do parque é fechada para veículos, ficando destinada ao ciclismo e lazer.

O local era parte da antiga Fazenda Taquaral e foi cedido à Prefeitura Municipal em 1950, quando recebeu o nome de Parque Portugal, em homenagem à grande comunidade lusitana de Campinas. O entorno da lagoa permaneceu abandonado até 1969, quando Orestes Quércia aprovou o projeto de construção de um grande complexo de lazer no local.

Pedreira do Chapadão

Pedreira do Chapadão

A Praça Ulysses Guimarães (mais conhecida como Pedreira do Chapadão) está localizada no bairro Jardim Chapadão em Campinas. Com aproximadamente 130.000m², possui uma área para espetáculos, pista de cooper e ciclismo, entre outras atrações. Adicionalmente, a pedreira possui um memorial do deputado federal Ulysses Guimarães, inaugurada em 16 de dezembro de 1994.

A seguinte frase está escrita no local: “Nós não viemos aqui para ter medo”, obra idealizada pelo arquiteto Fábio Penteado, executada pelo designer projetista Marcos Lalli e pelo projetista Valdir Vieira, sob apoio técnico do escritório Falcão Bauer.

Após abandono de quase 2 anos, foi revitalizada em 2013 pelo então prefeito de Campinas, Jonas Donizette. Possui estacionamento para 60 veículos, mirante de 30m de altura, quadra poliesportiva, quiosques, playground, academia ao ar livre, pista de skate, paralelepípedos e palco de eventos.

Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini – Wikipedia

Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini (em convênio com o Observatório de Capricórinio) é um observatório astronômico. Ele foi inaugurado em 1977 e recebe mais de 10 mil visitantes por ano, principalmente estudantes. 

Em 1992, foi acrescentado ao Observatório o nome de Jean Nicolini, em memória ao entusiasta da divulgação da ciência astronômica no Brasil e fundador da sociedade civil Observatório do Capricórnio, entidade que utiliza o espaço físico do Observatório Municipal para atuação conjunta. Possui quatro telescópios, com características distintas. 

Sua viagem para Campinas pode ficar ainda mais interessante quando você conhece os atrativos da cidade. Vale a pena!

Onde se hospedar

Região de Cambuí 

Você pode se hospedar na cidade de São Paulo mesmo, em um dos imóveis do Anfitrião Prime. Para acessar as nossas propriedades, basta acessar o nosso site de reservas, clicando aqui. Temos opções no centro e em outras regiões da capital paulista, com fácil acesso às Rodovias e transporte público.  

Se quiser se hospedar em Campinas , o bairro Cambuí, um dos mais tradicionais da cidade, é uma das áreas mais solicitada pelos visitantes. 

A região possui uma gama de atrativos, como restaurantes, bares e as melhores casas noturnas da cidade. Além disso, no local possui um comércio bem desenvolvido, com shopping e outlets. 

Barão Geraldo

Uma outra opção de hospedagem é na região de Barão Geraldo. O lugar é recomendado por possuir muitas opções de hospedagem, desde hotéis, pousadas e hostels. 

A área é ideal para quem gosta de agitação, em suas ruas são encontradas muita diversidade de lugares, como restaurantes, bares, teatros e casas noturnas. 

É indicado fazer a reserva da hospedagem com antecedência, pois, dependendo da época, os preços podem diminuir significativamente. Nessas regiões mais badaladas a procura é muito maior e lideram a lista de hotéis em Campinas.

Roteiro de viagem

Para ajudar você com o roteiro de viagem para Campinas, separamos algumas dicas de lugares para você se divertir. 

Não é só de tecnologia, parques, shoppings e Universidade que Campinas sobrevive. A cidade possui muitos lugares animados, que pulsam freneticamente no coração da cidade (pode haver indisponibilidade dos locais citados por conta da pandemia). 

Cambuí

Situado na zona central da cidade, o lugar é considerado o bairro do agito, raras são as ruas que não possuem restaurantes e bares agitados.

Bares dos mais populares, jovens e famosos, aos mais rebuscados e sérios. Essa região possui referências para todos os gostos. 

A região é considerada a mais universitária da cidade, pois há várias faculdades e universidades. Entre elas estão: UNICAMP, PUC Campinas, Universidade Paulista, ESAMC, POLICAMP, UNISAL, IESCAMP, entre muitas outras. 

Dessa maneira, muitos universitários aproveitam essa área para desfrutar de música ao vivo, de pequenos shows, festas e outras opções animadas e diversas. 

Bosque dos Jequitibás

Muitos se enganam ao pensar que só de concreto e de grandes prédios é construído Campinas. O seu grande pulmão verde e arborizado é o Bosque dos Jequitibás, na zona central da cidade. 

Foi inaugurado em 1880 e possui mini zoo, Museu de História Natural e serpentário. O lugar é muito conhecido por proporcionar tardes em família, piqueniques, dias para relaxar e fugir da loucura da cidade.

Sousas e Joaquim Edígio

Em seus distritos são encontradas construções históricas e ruas antigas de paralelepípedo.  

Sousas possui atividades ao ar livre que vão desde sky jump, tirolesa até ao arvorismo. Em Joaquim Edígio o cenário é mais rebuscado e charmoso, o distrito possui grande ênfase gastronômica com pratos servidos ao ar livre. 

Influências culturais 

Campinas é uma das cidades com o cenário cultural mais vasto de toda a região. Ela é marcada por atrações musicais de todos os tipos e gostos, por viradas culturais que contam com artistas de todos os lugares do Brasil.

Enaltecendo o MPB, o Samba, o Rap, Hip Hop, o Rock nacional, o Jazz e o Blues, além de exposições artísticas. Campinas tem uma vasta opções de lazer e entretenimento.

Gastronomia

Nada melhor do que planejar uma viagem para Campinas e desfrutar da boa gastronomia local. A cidade possui uma gama enorme de restaurantes, lanchonetes, quiosques e cantinas. Campinas é uma cidade muito aclamada quando o assunto é comida típica paulistana, com inúmeras opções de lanches, porções, almoços e jantares diferentes.

O gasto com alimentação na região paulista não é muito elevado, os preços se adequam a qualquer bolso. Os lugares são acessíveis em sua maioria, tudo dependerá da escolha e da preferência do visitante. 

A cidade também está repleta de bares temáticos e modernos, com variedade de sabores com várias porções, petiscos e até com diferentes tipos de sanduíches e lanches. 

Transportes

Avião

A cidade possui conexões com várias cidades, como: Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Florianópolis, Campo Grande, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Goiânia, Fortaleza, Cuiabá, etc. 

Táxi e carros de aplicativo

Os táxis costumam correr em bandeira 1 pela cidade e é possível pedir carros por aplicativos para circular entre os bairros e pontos turísticos. Os valores não são altos e podem sair por menos de R$ 10 dependendo da distância e horário da corrida. 

Ônibus

A tarifa do transporte coletivo de Campinas é R$ 4,95 (em maio de 2021 quando o texto foi escrito).

Informações 

Para viajar dentro do Brasil, é necessário portar documento de identificação com foto, podendo ser RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte. Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas por pais ou responsáveis e também precisam ter RG, certidão de nascimento ou passaporte.

Se a criança estive viajando com uma pessoa que não seja parente de até terceiro grau, é necessário apresentar autorização da mãe, pai ou responsável.

Mantenha os cuidado com o novo coronavírus. Tenha sempre uma grande quantidade de máscaras (descartável ou de tecido) para que as trocas ocorram a cada 4 horas, para sua segurança. E, claro, não esquecer do seu álcool em gel para higienização das mãos. 

Dados Demográficos

População estimada [2020]1.213.792 pessoas
População no último censo [2010]1.080.113 pessoas
Densidade demográfica [2010]1.359,60 hab/km²

Com esse guia de viagem para Campinas, você pode desfrutar de dias incríveis nesta linda cidade. 

E para mais informações sobre onde se hospedar e aluguel de temporada, acesse www.reservas.anfitriaoprime.com.br e conte com o atendimento do Anfitrião Prime para te auxiliar.

One thought to “Campinas é uma das principais cidades da grande São Paulo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *