é difícil gerenciar um aluguel de temporada?

É difícil gerenciar um aluguel de temporada?

Tempo de leitura: 6 minutos

Gerenciar um aluguel de temporada pode parecer uma tarefa assustadora à primeira vista, mas também pode ser gratificante e lucrativa se feita corretamente. O importante é conhecer o mercado, saber o que precisa ser feito e mãos à obra.

Antes de mais nada, você precisa saber que pode contar com o apoio de um gestor profissional de imóveis de temporada, como o Anfitrião Prime, que conta com profissionais altamente qualificados e experientes em suas áreas de atuação. Assim, oferecemos uma gestão completa e atenciosa a todos os detalhes da locação por temporada. 

Neste artigo iremos abordar alguns pontos que podem te ajudar a entender melhor os desafios envolvidos na gestão de um aluguel de temporada. Confira!

 

Desafios da gestão de um aluguel de temporada

O aluguel de temporada é uma modalidade de hospedagem que vem crescendo cada vez mais no Brasil. Isso se deve a diversos fatores, como a popularização do turismo, a flexibilidade e comodidade de se hospedar em uma casa com o conforto de um hotel. Além de, claro, a facilidade de encontrar imóveis para alugar por meio de plataformas digitais de reservas. 

Para quem possui um imóvel disponível, o aluguel de temporada pode ser uma ótima forma de aumentar a renda. No entanto, é importante saber que a gestão desse tipo de imóvel pode ser complexa e exigir dedicação. Como, por exemplo: 

  • Marketing e divulgação: é preciso criar um anúncio atraente e divulgá-lo nas mais diversas plataformas digitais para atrair hóspedes durante todo o ano. 
  • Precificação das diárias: aqui é essencial entender que existe variação de preços durante o ano e mudar sempre que necessário. Em outras palavras, é ideal que as suas diárias tenham o que chamamos de ‘valor dinâmico’, uma estratégia de Revenue Management
  • Recepção e atendimento aos hóspedes: é importante responder os hóspedes rapidamente para não perder possíveis reservas por demorar a responder. Além disso, é importante ser sempre cordial e prestar um atendimento de qualidade para garantir a sua satisfação.
  • Limpeza e manutenção do imóvel: o imóvel deve estar sempre limpo e bem conservado para oferecer uma boa experiência aos hóspedes. Com isso, seu aluguel de temporada também poderá se manter em boas condições de uso por mais tempo. 
  • Resolver problemas: é importante estar disponível para resolver problemas que possam surgir durante a estadia dos hóspedes. 
  • Flutuação da demanda: a demanda por imóveis de temporada pode variar significativamente ao longo do ano, dependendo da temporada turística, feriados e eventos locais. Gerenciar reservas de maneira eficaz pode ser um desafio, especialmente em períodos de alta demanda.
é difícil gerenciar um aluguel de temporada?
Casa beira mar c lazer completo em Piúva-Ilhabela | Imóvel gerido pelo Anfitrião Prime

Pontos importantes na hora de gerenciar um aluguel de temporada 

Como mencionado anteriormente, a locação por temporada pode ser desafiadora, mas, se bem feita, pode ser gratificante e lucrativa. Por isso é importante se atentar a alguns pontos além dos que já foram citados. 

Um dos pontos mais importantes é a gestão financeira. Quem gerencia um aluguel de temporada precisa controlar o fluxo de caixa e acompanhar as despesas e receitas do imóvel. Só assim será possível acompanhar quanto de fato se está lucrando com a locação por temporada. Para isso, lembre-se de calcular a taxa de limpeza, água, luz, internet, IPTU e outros gastos recorrentes que você tem com o seu imóvel. 

Também precisamos ressaltar que a gestão de um imóvel de temporada pode ser uma atividade bastante demandante. Por isso é preciso reservar um tempo para realizar todas as tarefas necessárias, que incluem o atendimento aos hóspedes, check-in, check-out, limpeza, manutenção, gestão de calendário de reservas, atualização do anúncio, entre outros. Só assim será possível fazer uma gestão eficiente. 

Em muitas áreas, existem regulamentações específicas para aluguel de curto prazo, incluindo permissões, impostos e normas de segurança. Ou seja, é importante entender e cumprir todas essas regulamentações para evitar problemas legais. 

Também é essencial se lembrar que dependendo da localização, pode haver uma concorrência acirrada entre propriedades de temporada. Por isso, é necessário encontrar maneiras de se destacar, seja oferecendo comodidades exclusivas, preços competitivos ou excelentes avaliações de hóspedes.

Finalmente, a chave de ouro da locação por temporada é o conhecimento sobre o mercado de turismo e hospedagem, além de conhecer as melhores práticas para gerenciar um imóvel para não perder espaço para a concorrência. 

Vantagens da gestão de aluguel de temporada

Apesar dos desafios, a gestão de imóvel de temporada também oferece diversas vantagens, como:

  • Rentabilidade: a rentabilidade do aluguel de temporada pode ser superior à do aluguel tradicional, desde que realizado com as melhores e mais atualizadas práticas do mercado. 
  • Flexibilidade: o proprietário pode escolher quando e por quanto tempo alugar o imóvel, sendo possível o uso pessoal, caso seja uma casa de férias. Porém é preciso levar em conta que os momento mais rentáveis para a locação por temporada é a alta temporada (final de semana, feriados prolongados, eventos locais, etc.). 
  • Ganho de eficiência: o gestor profissional tem experiência e conhecimento para maximizar o potencial de renda do imóvel, otimizando o processo de reservas, marketing e atendimento ao cliente.
  • Redução de custos: é possível negociar melhores preços com fornecedores de serviços, como limpeza, manutenção e lavanderia.
  • Oportunidade de crescimento: o mercado de aluguel de temporada está em constante expansão, o que oferece oportunidades de crescimento para os gestores.

Além dessas vantagens, a gestão de aluguel de temporada também pode trazer benefícios para a comunidade local, como:

  • Geração de empregos: o aluguel de temporada cria empregos para profissionais de limpeza, manutenção, atendimento ao cliente, etc.
  • Aumento da renda local: a locação por temporada também contribui para a renda local, o que pode estimular o desenvolvimento econômico da região.
  • Promoção do turismo: esse tipo de locação também ajuda a promover o turismo local, ao atrair visitantes para a região.

Em resumo, a gestão de aluguel de temporada é uma excelente opção para proprietários de imóveis que desejam maximizar o potencial de renda de seus imóveis e reduzir o tempo e esforço envolvidos na administração.

é difícil gerenciar um aluguel de temporada?
Chácara com lazer completo – Bragança Paulista | Imóvel gerido pelo Anfitrião Prime

Aluguel de temporada com o Anfitrião Prime

Se você está pensando em alugar por temporada o seu imóvel parado mas não tem tempo ou conhecimento para fazer isso sozinho(a), o Anfitrião Prime pode te ajudar! O Anfitrião Prime é uma empresa especializada na gestão de imóveis de temporada. 

Aqui nós aliamos a experiência de mais de 30 anos com turismo de nossos profissionais à tecnologia de ponta para garantir maiores ganhos com a locação por temporada para os nossos proprietários. Além disso, trabalhamos intensamente para oferecer a melhor experiência aos hóspedes. A seguir, conheça os nossos serviços: 

 

Anunciamos sua propriedade

Primeiramente, nós criamos o anúncio do seu imóvel e o divulgamos nos principais sites de reservas, como Airbnb, Booking, Vrbo (Alugue Temporada) e Tripadvisor. Em seguida, ficamos responsáveis pela integração de cada um deles e pela gestão deles nos canais. 

 

Fotos profissionais 

Para melhorar ainda mais a performance do seu imóvel, nós oferecemos fotos profissionais e assim, aumentamos as chances de possíveis hóspedes se encantarem com ele de cara. 

 

Comunicação com os hóspedes 

Um dos grandes problemas ao gerenciar um aluguel de temporada é estar disponível para responder os hóspedes rapidamente nas plataformas de reservas. Contudo, com o Anfitrião Prime você não terá que se preocupar com isso, pois nós temos uma equipe disponível os 7 dias da semana para se comunicar com eles. 

 

Definição dos melhores preços de diárias 

Contamos com tecnologia própria e de ponta para fazer a precificação do seu imóvel através de inteligência artificial, sempre pensando na rentabilidade a longo prazo. Em outras palavras, levamos em conta as variações de preço que ocorrem durante o ano e todas as situações que podem aumentar ou diminuir o valor da diária da sua propriedade diariamente. 

 

Gestão do calendário 

Nós também contamos com uma ferramenta que faz a gestão unificada do seu calendário para evitar o overbooking. 

 

Concierge, Limpeza e Manutenção 

Finalmente, para que você possa investir em aluguel de temporada tranquilamente, oferecemos serviços complementares como de concierge, limpeza, manutenção e outras coisas necessárias para garantir uma experiência perfeita aos hóspedes.

Em resumo, a gestão de imóvel de temporada pode ser uma atividade complexa, mas também oferece diversas vantagens. Se você está disposto a dedicar tempo e esforço para fazer a gestão do seu imóvel de forma eficiente, o aluguel de temporada pode ser uma ótima forma de aumentar a sua renda.

Se você quer investir em locação por temporada, mas não quer perder tempo com todos esses detalhes rotineiros, entre em contato com o Anfitrião Prime e converse com um de nossos especialistas. Nós podemos te ajudar! 

2 thoughts to “É difícil gerenciar um aluguel de temporada?”

  1. Gostaria de saber maiores informações sobre aluguel de temporada , pois estou finalizando alguns detalhes para alugar meu apartamento kitnet, de frente pro mar na Vila Tupi, Praia Grande e preciso inteirar de tudo , antes de colocar para alugar. Obrigada e boa tarde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *