Casas sustentáveis para aluguel por temporada

Casas sustentáveis: deixe o seu aluguel de temporada mais atraente

Tempo de leitura: 4 minutos

O chamado ecoturismo tem atraído muitos adeptos. E, ao contrário do que muitos imaginam, adequar a estrutura da sua casa de férias pode ser uma boa alternativa para ampliar os seus rendimentos com reservas e aluguel de temporada. 

De todas as tendências de viagens às quais os proprietários de imóveis de aluguel por temporada devem prestar atenção, o turismo sustentável pode ser uma opção rentável: não apenas um estudo global recente revelou que 69% dos entrevistados buscam opções de viagens mais sustentáveis. O estudo avaliou ainda que os proprietários que investiram em soluções ecológicas ​ganharam 8% a mais em 2020 do que os outros.

Atender a essas mudanças nas prioridades dos viajantes e encontrar maneiras de tornar sua propriedade um espaço ecologicamente correto, abrirá  algumas oportunidades para obter renda extra e boas avaliações. E embora possa parecer um caminho longo e trabalhoso – especialmente para proprietários de aluguel de temporada que não moram nas proximidades, reunimos aqui algumas sugestões que facilitarão a sua vida. 

Existem vários ajustes que você pode fazer que não apenas reduzem a emissão de carbono, mas também ajudam a diferenciar sua propriedade da concorrência, diminuem despesas e, potencialmente, geram mais dinheiro a longo prazo.

Preserve o ambiente e invista em soluções ecológicas para economizar no futuro

Casas sustentáveis: deixe o seu aluguel de temporada mais atraente
Encontrar soluções sustentáveis podem atrair hóspedes para o seu aluguel de temporada.

1- Preservação da Água 

Quando falamos em construções sustentáveis, a primeira coisa que vem à mente é com relação ao consumo de água. O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) estima que 50% da água potável fornecida para áreas urbanizadas seja destinada aos canteiros de obras.

Pensando nisso, você pode pensar em soluções que ajudem na conservação da água. Alguns projetos recomendam a captação de água da chuva e o reuso da água como opções eficientes para diminuir o uso da água dos mananciais.  Vale a pena consultar um engenheiro civil para avaliar qual a melhor opção para a sua propriedade. 

Para que o seu projeto fique ainda mais alinhado com a proposta, você pode investir em torneiras, chuveiros e vasos sanitários com tecnologia que favoreça a economia do recurso. 

2- Coleta seletiva

Encontre uma maneira sustentável de organizar o lixo da sua propriedade. Tenha cestos de lixo com todas as informações necessárias. Além de promover uma educação ambiental, você encaminhará materiais como vidro, plástico e papel para locais que irão aproveitar doa recursos sem causar danos ao ambiente. 

Os cestos devem estar dispostos em um local de fácil acesso,  fornecendo instruções claras sobre o que é reciclado e o que não é. Ofereça  aos hóspedes informações sobre se e quando a reciclagem é coletada localmente, para que possam participar sem complicações. (Isto é particularmente útil se os hóspedes ficarem hospedados por um longo período).

3- Compre produtos de papel reciclado

Embora um pouco mais caros, as toalhas de papel e o papel higiênico 100% reciclados são projetados para reduzir o desperdício e são uma maneira fácil de entregar aos hóspedes as rédeas ecológicas. Apenas certifique-se de não comprometer a qualidade dessas comodidades; existem opções sustentáveis ​​que também mantêm a experiência do hóspede em um nível de cinco estrelas.

4- Compre produtos com eficiência energética

Mudar para produtos com eficiência energética torna o consumo de calor e eletricidade mais sustentável e pode reduzir significativamente os custos com serviços públicos. Veja como fazer trocas inteligentes em seu aluguel por temporada.

5- Compre lâmpadas de Led

As lâmpadas fluorescentes compactas ou LEDs podem reduzir o uso de energia em 20 a 25 por cento e durar de 15 a 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes antigas. Além de uma maior durabilidade, elas são mais econômicas. 

6- Instale sensores ativados por movimento

Essas luzes acendem apenas quando uma presença é detectada, desligando na ausência de movimento. Eles são ótimos para espaços ao ar livre e quartos, economizando um pouco mais nas contas de energia e diminuindo as chances de os hóspedes deixarem as luzes acesas acidentalmente.

7 -Auditoria e Manutenção de eletrodomésticos

Embora seja mais caro no início, optar por máquinas de lavar louça, geladeiras, condicionadores de ar, máquinas de lavar e fornos podem gerar um impacto significativo no potencial de economia de longo prazo da sua casa. É importante estar sempre atento às condições dos eletrodomésticos para evitar desperdícios. 

Invista em uma decoração sustentável

Dê toques exclusivos ao seu aluguel por temporada, comprando móveis, decorações e produtos feitos à mão localmente para colocar em suas cestas de boas-vindas. Você pode até anunciar negócios sustentáveis ​​em um livro de boas-vindas compartilhado digitalmente. Viajantes com consciência ecológica apreciam saber que as características de sua casa foram cuidadosamente selecionadas, e é sempre divertido fornecer oportunidades fáceis para eles se engajarem na sustentabilidade local.

Se você tem uma casa no campo, por exemplo, oferecer uma decoração minimalista e rústica pode dar um charme ao espaço e atrair locadores. E caso você tenha uma ampla área verde ao redor da sua propriedade, que tal investir em um jardim com hortaliças e frutas para tornar o seu aluguel de temporada ainda mais aconchegante.

Contrate prestadores de serviços locais e tenha um gestor de propriedade

Sabemos que gerenciar uma propriedade sustentável pode ser trabalhoso demais. Além de eventuais manutenções é importante avaliar se todas as práticas ecológicas estão sendo adotadas pelos prestadores de serviços. 

Para te ajudar na gestão do aluguel de temporada, o Anfitrião Prime oferece todo o acompanhamento e atendimento necessário para garantir a segurança da sua propriedade e dos seus hóspedes. 

Converse com um dos nossos especialistas e saiba mais sobre os serviços oferecidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *