turismo de experiência

Turismo de experiência: o que é e qual a sua importância

Tempo de leitura: 4 minutos

Turismo de experiência significa proporcionar momentos inesquecíveis aos viajantes. É ir muito além de conhecer pontos turísticos tradicionais, é fazer com que eles estejam imersos à realidade local durante a viagem. É ficar marcado na memória por momentos legais, emocionantes e divertidos. É se hospedar em um imóvel de temporada confortável, próximo de pontos turísticos e com a possibilidade de economizar até 20%. E com o Anfitrião Prime isso e muito mais é muito possível! 

Para saber mais sobre os serviços oferecidos pelo Anfitrião Prime como gestor profissional de aluguel de temporada, basta acessar o nosso site. Lá você encontrará todas as informações sobre isso e muito mais que envolve aluguel de temporada e turismo de experiência.

Tudo sobre o turismo de experiência 

O turismo de experiência está dentro do mercado de viagem e turismo tradicional, mas vai muito além disso. Essa modalidade engloba nichos menores, como o turismo cultural, histórico, gastronômico e religioso. 

Em outras palavras, o turismo de experiência oferece tudo aquilo que o tradicional tem, com a adição de momentos diferentes, mais profundos e de maior proximidade com o lugar em questão. 

Isso porque quem busca um turismo de experiência está buscando uma viagem que tenha um sentido maior do que simplesmente descansar e conhecer um lugar novo. Ele quer se sentir parte do local onde está inserido, descobrir os segredos locais e levar na mala de volta conhecimento, descobertas e transformações pessoais (e, porque não profissionais) novas.

O Sebrae diz que esse tipo de turismo tem algumas características especiais: “Os fundamentos são os elementos que precisam estar presentes e que são o centro da transformação de um serviço simples em um serviço orientado para a experiência: sentido, sentimento, pensamento, ação e identificação”. 

O que é necessário oferecer para que realmente seja um turismo de experiência:

Despertar os sentidos: 

Aqui é bom pensar nos nossos 5 sentidos: olfato, paladar, visão, o tato e a audição. Em outras palavras, é pensar que o viajante precisa sentir um cheiro característico da região, experimentar um comida típica, visitar um ponto turístico importante, sentir na pele o que os moradores do local sentem e ouvir uma música regional. 

Pensemos no Rio de Janeiro. Um turismo de experiência lá pode oferecer uma estadia de frente para o Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos, ouvir um samba ou um funk tradicional, com uma bela e completa feijoada e ainda sentir aquele cheirinho de praia que só uma cidade litorânea pode oferecer. 

Ativar os sentimentos

Esse ponto é importante para qualquer tipo de turismo, afinal os sentimentos é que movem as pessoas. E é importante ativar os  bons sentimentos para que a viagem não se torne frustrante.

Então é importante pensar que o viajante tem que se sentir bem durante a viagem e sentir vontade de ficar mais e voltar em breve. Isso também garante a fidelização dos hóspedes e o turismo local. 

Ainda pensando no Rio de Janeiro, essa parte pode ser ativada na hora de conhecer o próprio Cristo Redentor. Por exemplo, a ideia não é apenas conhecer o Cristo depois de ficar muito tempo na fila. É saber o porque daquele ponto turístico, é falar com as pessoas que moram por lá ou até mesmo trabalham no Cristo, é mostrar a essência mesmo! 

Pensamento

Estimular o pensamento do viajante, seja contando histórias locais, oferecendo oficinas de culinária, dança ou qualquer outro tipo de arte. É fazer a pessoa conhecer e explorar novos horizontes e pensar que aquilo que está sendo oferecido a ela é divertido, emocionante e que ela precisa contar isso para o seu grupo de amigos. 

Interação 

Como falado anteriormente, o turista precisa se movimentar, precisa interagir com os moradores locais. Pode ser através de uma trilha, um percurso histórico da região, ou, quem sabe, participando de alguma atividade com a comunidade. Não precisa ser nada muito sofisticado. Afinal, como qualquer coisa dentro do mercado de turismo: os detalhes fazem a diferença!

Unindo todos esses pontos, podemos pensar em um turismo de experiência completo. Seguindo o nosso exemplo do Rio de Janeiro, o viajante pode ter uma experiência completa ao preparar a feijoada com alguém “famoso” pela feijoada, com ingredientes locais, conhecendo a importância e história desse prato. Sentidos, sentimentos, pensamento, ação e identificação, tudo no mesmo lugar. 

Diferença entre turismo tradicional e o turismo de experiência

turismo de experiência
Photo by F Cary Snyder on Unsplash

Todo mundo quer viajar, ou quase todo mundo! Sair da rotina, relaxar, conhecer lugares novos, se desconectar dos problemas do dia-a-dia. As vezes isso é possível através de uma viagem rápida ou um bate-volta na praia. Mas, às vezes, pode ser necessário mais dias de viagem, mais planejamento, mais orçamento. 

E o mercado do turismo é amplo o suficiente para oferecer opções para todos os tipos de viagens, orçamentos, viajantes e destinos. E quando falamos de arranjos comerciais, aqui entra o turismo comercial. Quase como um bate-volta só que a trabalho e está cada vez mais comum. 

E o turismo tradicional é tudo isso. Um lugar para ficar, lugares para conhecer e fotos para o álbum de viagem ou/e redes sociais. Mas se você pensar em ter momentos únicos durante essa viagem, o seu turismo já deixa de ser tradicional e passa a ser de experiência. Neste sentido, no turismo de experiência o que importa é a conexão e o aprendizado durante a viagem. Ou os detalhes!

Turismo de experiência é mais caro que o tradicional? 

Não necessariamente. Mas vale lembrar que quando estamos falando de uma hospedagem completa, com passeios mais profundos e personalizados, o custo para que isso aconteça pode ser sim um pouco mais alto. 

Entretanto, há opções de hospedagem mais baratas e que podem fazer com que você economize muito e possa investir mais na sua experiência que na “dormida”.

Um exemplo muito bom é o aluguel de temporada que o Anfitrão Prime oferece. Se você reservar a sua hospedagem através do nosso site de reservas, é possível economizar até 20% se comparado com outros sites de reservas. 

O Anfitrião Prime conta com opções de hospedagem em todas as 5 regiões do Brasil, sendo que há mais de 1000 propriedades disponíveis: das mais simples às mais luxuosas. Na praia, no campo ou na cidade: nós temos a opção ideal para que você possa escolher vivenciar um turismo de experiência perfeito! 

Acesse o nosso site e escolha a sua próxima hospedagem! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *