Bertioga – o que fazer na cidade do litoral norte de São Paulo

Tempo de leitura: 6 minutos

Já pensou em planejar uma viagem para Bertioga? Pois esse é um lugar que você provavelmente gostaria muito, principalmente se é apaixonado por praia e quer conhecer o valor da cultura caiçara, tão característica do litoral brasileiro.

A cidade é bastante conhecida pela beleza que tem na maioria de suas praias, tais como Praia da Enseada e Praia de Boracéia. As praias são os lugares mais amados da maioria dos turistas.

Mas nem só de areia e mar vive Bertioga. Aqui você pode encontrar diversão para basicamente toda a família. 

Um passeio romântico a casal seria uma ótima opção também, já que a cidade também é conhecida por vários pontos de extremo romantismo, além de que a vista de um pôr do sol ou simplesmente observar a lua diante do mar, é algo indispensável, não é mesmo?

Outra coisa que torna a cidade conhecida, é a aldeia dos índios guaranis, que é um dos melhores lugares para conhecer os nativos brasileiros um pouco mais. 

Os índios de lá são bem amigáveis e receptivos, o que torna tudo muito mais fácil para quem gosta de cultura. Você pode ver o quanto a cidade é convidativa somente com essas informações, não?

Que tal saber um pouco mais sobre Bertioga?

Onde se hospedar?

Você já deve ter percebido que a cidade é linda, receptiva e muito turística. Mas deve estar querendo saber qual é o lugar certo para você, não é mesmo?

No Anfitrião Prime há diversas opções de imóveis de temporada em Bertioga. Desde casas com piscina à beira-mar, apartamentos com Wi-Fi e lazer completo, ou casas em condomínios fechados. 

Se você quer uns dias a dois, com um churrasco feito na hora e com a possibilidade de levar seu bichinho de estimação para viagem, essa casa a 4 minutos da praia é perfeita para você. Ela tem um quarto, sala, cozinha, churrasqueira, garagem e Wi-Fi de 20 megas. 

E se você quer a comodidade e segurança de se hospedar em um apartamento, nós também temos essa opção. Este imóvel acomoda confortavelmente sete pessoas e está a cerca de 500 metros de distância da praia. 

Ele tem três quartos, Wi-Fi e uma área de lazer compartilhada com piscina, churrasqueira e até SPA, tudo para você relaxar e desfrutar dos seus dias de descanso. 

Mas, se quiser, ficar em uma casa de condomínio fechado, nós também oferecemos essa opção. Este apartamento fica na Praia Boraceia, região mais ao norte de Bertioga, perto de uma área de preservação ambiental, por isso é possível presenciar e ouvir o canto de pássaros silvestres na casa. 

Dentro do condomínio onde está localizado também há um centro comercial com padaria, supermercado, sorveteria, uma faixa exclusiva para caminhadas/cooper, ônibus de hora em hora sem custo de passagem para a locomoção até a portaria (próximo à praia). Tudo disponível para que você saia o menos possível da propriedade e desfrute ao máximo a sua hospedagem. 

Bertioga

O que fazer em Bertioga

Bertioga tem cerca de 33 km de extensão em praias, que são conhecidas nacionalmente pelo seu mar limpo, com trechos de águas bem claras, além de sua areia ser branca e dura. 

Praias

Uma das praias mais famosas é a Praia da Enseada, que fica no centro, mas mesmo assim preserva a areia clara e o mar limpo de Bertioga. 

Já em seu trecho final, perto do bairro de Indaiá, o mar conta com poucas ondas, o que o torna ideal para quem viaja com crianças pequenas. 

Já as praias de Itaguaré e São Lourenço se tornaram muito conhecidas por serem redutos de surfistas. Na Praia de São Lourenço são realizadas competições de surf regularmente. 

Mas a que mais se destaca pela tranquilidade é a Praia de Guaratuba, ideal para a prática de pesca amadora. Se esse é o seu caso, essa praia é perfeita para um passeio e boa atividade ao ar livre. 

A Praia Boracéia é considerada a mais turística, já que fica rodeada por infraestrutura de serviços ao turista, tais como quiosques e hospedagens.

Ao procurar restaurantes no litoral, sempre se busca por lugares que ofereçam um bom serviço em culinária típica, ou seja, peixes e frutos do mar.

Mas se você é aquela pessoa que não gosta apenas de ficar observando o mar ou realizando atividades próximas a ele, não tem problema. Bertioga oferece outros roteiros que também despertam a curiosidade de todos. 

Canal de Bertioga

Entre todos esses programas, o Canal de Bertioga é um ótimo ponto para pescar, além de oferecer uma boa vista de vários pontos turísticos da cidade, como o Forte São João, que é uma relíquia histórica em várias lutas do período colonial.

Aldeia Indígena do Rio Silveira

Bertioga também chama a atenção pela Aldeia Indígena do Rio Silveira, cujo acesso só pode ser feito acompanhado de um guia de viagem para Bertioga com autorização da FUNAI. 

A aldeia abriga pelo menos 300 índios tupi-guarani, que sobrevivem principalmente de artesanato e cultivo de palmito.

Graças ao trecho preservado de Mata Atlântica, você também pode aproveitar o ecoturismo, que é forte na região. 

Além disso, as trilhas que podem ser realizadas são muitas, e suas dificuldades variaam entre fácil e médio. Sendo assim, fatores como o tempo de duração e tamanho do percurso também são diversos. 

A cidade conta com diversos pontos turísticos que chamam a atenção de quem passa por lá. Você mesmo pode aproveitar para conhecer esses lugares de modo a aprender mais sobre a história da cidade.

Culinária de Bertioga

O Azul Marinho é um dos pratos típicos que mais se destacam na culinária de Bertioga, com requintes no preparo. O prato é uma mistura de banana verde e peixe. Parece bizarro, né? Mas não se pode reclamar antes de provar.

O prato é muito apreciado e é um dos mais pedidos em qualquer restaurante em que você vá por lá.

Bertioga

Mas quem disse que Bertioga é só do Azul Marinho?

A culinária caiçara se mostra presente desde os pratos mais simples, em um almoço executivo, até os maiores festivais gastronômicos já vistos, tais como o Festival da Tainha e o Festival do Camarão na Moranga.

São em eventos assim que a culinária se torna um elo entre o passado e o presente, tradição e contemporaneidade, já que é celebrado, antes de mais nada, a vida da caiçara. 

O Festival da Tainha acontece anualmente no mês de julho, e o Festival do Camarão na Moranga no mês de agosto.

A culinária, os costumes e hábitos de Bertioga entram em contato com a vida agitada dos turistas que buscam na cidade um recanto do viver bem.

Transporte

Ônibus público:  R$ 4, 50 a passagem de ônibus da cidade (o valor pode sofrer alteração sem prévio aviso). 

Taxis: o taxímetro costuma rodar em bandeira 1. 

Documentos necessários e vacinas

Bertioga não conta com muitas exigências com relação a vacinas ou documentos, principalmente se tratando de território brasileiro.

Mas é claro que o aeroporto ou rodoviária de sua cidade pode exigir algo a mais que não tenha a ver exatamente com a cidade.

O recomendado é manter a documentação e todas as vacinas em dias, para evitar quaisquer problemas com relação ao destino. Principalmente a da gripe e (quando for possível) a da Covid-19 devido ao momento que o mundo está vivendo. 

Ao viajar para Bertioga, tenha em mente que é necessário cumprir os requisitos apresentados pelo terminal de sua cidade, manter o distanciamento social quando for possível, usar máscara sempre que for sair e álcool gel à vontade.

Tenha cuidado também ao viajar com crianças ou adolescentes menores de 18 anos. Quando for fazer isso, tenha a documentação da criança toda em mãos, e se não for pai ou mãe, talvez seja necessária uma autorização dos mesmos.

Sendo assim, cumpra tudo o que for pedido com antecedência.

Quer mais opções de onde se hospedar em Bertioga? Acesse nosso site de reservas e tenha acesso a preços e descontos exclusivos: reservas.anfitriaoprime.com.br. E para saber mais sobre aluguel de temporada e ter sugestões de cidades onde se hospedar, basta acessar o blog do Anfitrião Prime.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *