antecedência de reserva na locação por temporada

Saiba como funciona a antecedência de reserva na locação por temporada

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você tem um imóvel de temporada, em algum momento já se perguntou sobre a antecedência de reserva por parte dos hóspedes. Em outras palavras, já quis saber melhor com quanto tempo de antecedência as pessoas começam a procurar um lugar para se hospedar durante as férias ou feriados prolongados. 

Aqui no Anfitrião Prime trabalhamos para atender os hóspedes da melhor maneira para que eles possam desfrutar de sua hospedagem conosco tranquilamente. Atuamos também para descomplicar a vida de proprietários, cuidando de todas as etapas burocráticas da locação por temporada, do check-in ou check-out. 

Mas, então, com quanto tempo de antecedência os hóspedes procuram um imóvel onde ficar com amigos e familiares? É sobre isso que falaremos neste artigo, confira! 

O que é a antecedência de reserva no aluguel de temporada? 

Como falamos anteriormente, a antecedência de reserva nada mais é do que o tempo entre a reserva feita pelo hóspede e a data de check-in. Mas o que isso significa para donos e administradores de imóveis de temporada?

Significa que é necessário manter o calendário de reservas sempre atualizado e disponível para poder atrair hóspedes adiantados e também aqueles mais atrasados

E o tempo desta antecipação pode variar de acordo com a localização e tipo de imóvel, além de baixa e alta temporada, demanda, programação local e muito mais. Ou seja, é de extrema importância que o administrador e/ou proprietário do imóvel entenda as particularidades e costumes de seu público, para assim otimizar e agilizar as reservas para maximizar a receita. 

antecedência de reserva na locação por temporada
Foto de Spacejoy na Unsplash

Qual a média de dias de antecedência de reserva? 

Nos últimos anos, houve uma grande mudança de comportamento dos viajantes em um contexto geral. Em 2015, por exemplo, os hóspedes tendiam a reservar com mais antecedência, efetuando uma reserva cerca de 79 dias antes da data do check-in. Em 2018, esse número já havia diminuído para 39 dias.

Aqui no Anfitrião Prime temos como média 45 dias de antecedência para pessoas que estão procurando e pesquisando vários locais a fim de escolher um. Quando esse hóspede já sabe onde quer ficar, a quantidade de dias cai para 35 para centros urbanos e cai para 15 quando é no litoral. 

Dados de mercado revelam que quando intercalamos isso com informações de quantas pessoas ficarão hospedadas no imóvel e o ticket médio dele, podemos identificar que a antecipação aumenta um pouco mais. Isso pode estar relacionado ao fato de que quanto mais pessoas envolvidas, mais complicado fica o processo de decisão e de orçamento disponível. 

Além disso, é importante também lembrar que centros urbanos normalmente recebem pessoas que estão viajando a trabalho, o que pode influenciar muito nesta questão da antecipação. Isso porque viagens a trabalho podem surgir a qualquer momento e normalmente são mais urgentes e menos planejadas. Enquanto que viagens a lazer são mais planejadas e precisam bater com datas em que o descanso do trabalho também aconteça.

 

A importância da antecedência de reserva e da estratégia ao administrar uma casa para temporada 

Embora a maneira para calcular as curvas e o ritmo das reservas seja diferente dos hotéis, o princípio ainda é relevante no setor de locação por temporada. 

Entender o seu público te ajudará a entender com quanto tempo de antecedência ele te procurará. Além disso, também te auxiliará a determinar a estratégia de precificação do seu imóvel a fim de obter os melhores resultados financeiros. 

Por exemplo, se a antecedência de reserva média da sua casa for de 30 dias, mantenha o seu ticket médio mais alto antes desta janela e garanta que suas tarifas sejam competitivas durante o tempo de pico da reserva. Após isso, considere baixar os preços progressivamente para maximizar suas chances de conseguir reservas e manter rentabilidade durante todo o ano. 

 

Considere o Anfitrião Prime para gerenciar o seu imóvel e conversar com os hóspedes  

O Anfitrião Prime é o maior gestor de imóveis de temporada do Brasil, com  mais de 1.000 acomodações disponíveis para locação nos mais de 30 sites de reservas com os quais trabalhamos. Atuamos diariamente para descomplicar a vida de proprietários de todo o Brasil, cuidando de toda a parte burocrática da locação por temporada. Desde a criação do anúncio, fotos profissionais e gestão de calendário, como também na comunicação com os hóspedes, check-in, check-out e manutenção do imóvel. 

A locação por temporada feita por um gestor profissional, como o Anfitrião Prime, pode resultar em ganhos até 100% maiores do quando se aluga por conta própria. Clique aqui para cadastrar o seu imóvel e não hesite em falar conosco caso tenha alguma dúvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *