valor da diária

Como o Anfitrião Prime calcula o valor da diária no aluguel de temporada?

Tempo de leitura: 5 minutos

Se tem uma coisa que gera dúvidas no gerenciamento de um imóvel de aluguel de temporada é o valor da diária. Visto que muitas coisas podem (e irão) interferir neste valor ao longo do ano, principalmente se for um anúncio novo dentro das plataformas de reservas. Aqui no Anfitrião Prime nós trabalhamos com uma estratégia de preços para que os nossos imóveis sejam rentáveis a curto, médio e longo prazo.

Neste post apresentaremos melhor esta estratégia, assim você poderá entender como é calculado o valor da diária dos nossos imóveis de temporada. Então, siga com a gente!

O desempenho do seu imóvel de temporada pode influenciar o valor da diária. Entenda o motivo:

O aluguel de temporada envolve muitas coisas que o aluguel tradicional não tem, principalmente por conta da alta rotatividade de hóspedes no imóvel. Então, alguns pontos devem ser levados em conta na hora da precificação e de pensar em qualquer coisa que envolva o anúncio. Alguns deles são: 

Fotos 

valor da diária
Photo by Jakob Owens on Unsplash

É através das fotos que o hóspede tem o primeiro contato com o imóvel. Então, é super importante que elas sejam bonitas, bem feitas e atrativas, assim fica mais fácil conquistar o hóspede rapidamente. 

Por isso, o Anfitrião Prime oferece o serviço de fotografia profissional para os nossos proprietários. Desta maneira, podemos garantir que cada clique terá sido feito para valorizar cada cômodo do imóvel. 

Alta e baixa temporada 

Outro ponto super importante e que interfere na hora da precificação são as altas e baixas temporadas. Isso quer dizer que se a propriedade é no litoral, o verão é a alta temporada (onde mais hóspedes ficarão interessados no imóvel). Todavia, se é uma casa na montanha em uma região fria, o inverno é a alta temporada. Compare os preços praticados nas duas temporadas e veja como o imóvel se adequa ao que é praticado no mercado. Conhecendo os seus vizinhos fica mais fácil ter ações acertadas.

Características do imóvel 

valor da diária
Mansão perfeita com lazer a 100m da praia no Guarujá – Aluguel de Temporada do Anfitrião Prime

Neste mesmo sentido, é interessante levar em conta as características próprias de cada imóvel. Considere que se a sua propriedade tem piscina, churrasqueira ou outras comodidades de lazer, o valor da diária será um pouco maior do que um lugar que não tem isso (bem como os gastos com ela). 

Sob o mesmo ponto de vista, se sua casa tem 5 quartos e os da sua região tem 2 ou 3, o valor da diária também aumenta consideravelmente. Isso porque há mais acomodações disponíveis e, consequentemente, é possível aceitar mais hóspedes e mais gastos serão gerados em cima deles.

Limpeza e manutenção

valor da diária
Photo by CDC on Unsplash

Gastos com limpeza, roupa de cama e banho, lavanderia e manutenção irão fazer parte do dia-a-dia do anfitrião. E é essencial considerar esses custos na hora de calcular o valor da diária da sua ocupação no aluguel de temporada. Assim, você garante que o preço cubra a maior parte (senão todas) as despesas que você tem mensalmente. 

Desempenho do anúncio nas plataformas de reservas

Aqui no blog do Anfitrião Prime já falamos algumas vezes sobre como é importante ter avaliações positivas dos hóspedes nos canais de reservas. E de como uma avaliação 5 estrelas ajuda a conseguir um bom desempenho nas plataformas de reservas.  

Dessa forma, o principal ponto a se considerar ao colocar o valor da diária do seu imóvel é se ele é novo na plataforma ou não. Pois, se for um imóvel sem avaliações e com uma diária alta, é muito improvável que haja reservas nele. Em contrapartida, se o valor da diária estiver abaixo da média do mercado, é muito mais fácil conseguir uma reserva. 

E todos esses pontos que acabamos de mencionar interferem no desempenho do anúncio nas plataformas de reservas. Por isso, é super importante ter uma estratégia para curto, médio e longo prazo. Sendo este um dos principais aspectos que o Anfitrião Prime leva em conta na hora da precificação das nossas diárias.  

valor da diária
Exemplo da estratégia do Anfitrião Prime quanto ao valor da diária no aluguel de temporada

Entenda melhor como o Anfitrião Prime calcula o valor da diária do seu imóvel 

O nosso planejamento estratégico quanto ao valor da diária conta com 4 fases. Estas fases se desenvolvem em até 2 anos ou mais, garantindo a maior rentabilidade dos imóveis a longo prazo. 

Pensando nos pontos que falamos acima, quanto mais comodidades um imóvel tem, maior o valor da diária dele. Em contrapartida, se é um anúncio novo, este valor deve ser menor do que o praticado pelo mercado para atrair mais hóspedes. 

Ou seja, quando começamos a gerenciar o seu imóvel e o disponibilizamos nos mais de 30 sites de reservas com os quais trabalhamos, ele não terá nenhuma avaliação. Em outras palavras, o valor deve ser abaixo do mercado (FASE 1). 

Após algumas hospedagens e avaliações positivas nas plataformas de reservas, já é possível aumentar um pouco o valor da diária deste imóvel. Mas ainda assim, é necessário praticar um valor um abaixo do que é praticado no mercado, por serem poucas avaliações (FASE 2). 

Na fase 3, este imóvel já conta com mais avaliações e mais tempo no mercado. Aqui é muito provável que o anúncio já esteja nas primeiras páginas nas buscas, sendo possível avançar um pouco mais no valor da diária. Neste mesmo sentido, uma boa conversão e disponibilidade do calendário irão garantir um bom resultado financeiro. 

Na fase 4 o anúncio já está em um patamar mais elevado, com consultas e reservas em crescimento, com avaliações positivas. Ou seja, já é possível praticar um preço acima do que é praticado pelo mercado e ainda assim garantir bons resultados.

Com o Anfitrião Prime o seu rendimento com o aluguel de temporada pode ser até 100% maior do que se você alugar por conta própria. Trabalhamos com dados atualizados constantemente para que você não tenha nenhuma dor de cabeça durante todo o processo de alugar por temporada.

E-book sobre a estratégia de definição de valor da diária do Anfitrião Prime

Enfim, para te ajudar a compreender ainda mais como nós trabalhamos, preparamos um e-book que fala exatamente sobre isso. E você pode baixar ele gratuitamente clicando neste link aqui. O Anfitrião Prime está sendo evoluindo para atender hóspedes e proprietários de aluguel de temporada da melhor forma possível!

 

4 thoughts to “Como o Anfitrião Prime calcula o valor da diária no aluguel de temporada?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *