O que deve estar incluso no seguro de imóvel de temporada

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já deve ter pensado em tudo para tornar o seu imóvel o lugar ideal para os hóspedes, certo? Toda a mobília e decoração, a fotografia, a limpeza e até uma descrição detalhada da sua propriedade, destacando o que ela oferece de melhor, para os sites mais famosos de aluguel de temporada. Você acha que já fez tudo, mas na verdade falta pensar no seguro de imóvel para locação.

Nem sempre o seguro residencial comum cobrirá todas as necessidades de uma propriedade de aluguel de temporada. Inclusive, pode ser um desafio encontrar um seguro de imóvel que tenha uma boa cobertura para essas políticas comerciais porque esse é um setor relativamente novo. Consequentemente, diversas empresas ainda não possuem planos especiais para atender suas necessidades, algumas apenas estendem a cobertura.

Unsplash | O melhor jeito de definir qual cobertura você precisa é revisando o que você tem na propriedade

Independentemente de qual for a sua companhia de escolha, você precisa incluir na cobertura do seu seguro de imóvel as próximas questões:

Infraestrutura

Essa garantia serve para a própria propriedade e precisa cobrir desde solicitações simples como uma árvore caída na estrutura até perigos mais incomuns como roubo, incêndio ou a destruição da casa numa festa que saiu do controle. 

Você pode ficar com grande alívio ao descobrir a cobertura do seguro depois dos hóspedes deixarem centenas de reais de prejuízo em pisos, paredes e móveis. 

Caso tenha mais de uma estrutura no mesmo terreno, como uma segunda casa ou uma garagem, procure pela cobertura de habitação adicional.

Interior

Normalmente, essa parte do regulamento engloba tudo que há no interior da propriedade, exceto aparelhos. Considere, por exemplo, o roubo de uma escultura valiosa, um colchão rasgado ou até problemas de encanamento.

Lembre-se que apesar da maioria das pessoas não causarem nenhum estrago, há exceções e acidentes. 

Na hipótese de ter uma cobertura de reposição de valor, você poderá receber um pagamento cobrindo o custo do novo produto. É possível que seja pago apenas uma porcentagem do valor total do item, isso vai depender da política e da empresa. Portanto, faça perguntas e certifique-se exatamente o que a apólice cobrirá.

Responsabilidade civil

A responsabilidade civil é o dever de reparar um dano que foi causado a alguém. A maior parte das pessoas pode pensar que isso inclui apenas algumas situações como cair da escada ou escorregar no banheiro, por exemplo. Entretanto, dependendo das comodidades, isso pode se expandir além do interior do seu imóvel. 

Se a sua propriedade oferece piscina ou bicicleta, tendo como exemplo, é necessário pensar na responsabilidade que se dará a você caso um hóspede caia ou bata com a bike. O entendimento é que se você ofereceu essas facilidades, elas fazem parte do aluguel de temporada. Como resultado, é essencial garantir que a cobertura se estenda a essas questões. 

Unsplash | A piscina faz parte do imóvel, isto é, qualquer incidente ligado a ela também será de sua responsabilidade

Também há momentos em que o hóspede está mais interessado que você cubra os gastos com o tratamento porque o dano é menor. Em outras palavras, confirme se a cobertura de cobranças médicas está inclusa na cobertura de responsabilidade civil. 

Algumas empresas de aluguel de temporada, como Airbnb e Vrbo, oferecem esse seguro gratuitamente aos anfitriões, mas às vezes somente ele pode não ser suficiente pois são empresas que atendem um número imenso de pessoas.

Desastres naturais

Embora no Brasil não tenhamos riscos de furacões, terremotos e tempestades de neve, podemos ter temporais bastante fortes resultando em inundações e/ou deslizamentos de terra. Logo, se você souber que a sua região pode sofrer com algum desses desastres, veja se a cobertura inclui essas situações e procure adicionar um complemento na apólice para garantir. 

O melhor jeito de definir qual cobertura você precisa é revisando o que você tem. O valor do pacote será refletido diretamente na qualidade da cobertura. Quanto mais dinheiro você investir no seguro de imóvel maior será a quantidade e a qualidade dos pontos cobertos.

Em conclusão, é fundamental que você abra sua apólice, entenda-a e faça perguntas difíceis e insistentes ao agente do seguro. Exija respostas por escrito e verifique item por item se a política está de acordo com as informações que recebeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *