Administrar o aluguel de temporada de forma remota: é possível?

Tempo de leitura: 5 minutos

Sim. Na era digital em que vivemos é absolutamente possível administrar o aluguel de temporada de forma remota. Você, como proprietário de um imóvel, consegue perfeitamente morar em um estado ou cidade diferente da sua propriedade de locação. 

Junto à evolução da internet e da tecnologia os proprietários de imóveis podem, remotamente, gerenciar suas casas e apartamentos de locação. Além disso, hoje em dia, também têm a facilidade de terceirizar serviços necessários e contar com equipes profissionais em gestão de propriedade de curta temporada.

Unsplash | Administrar seu imóvel de aluguel de temporada de forma remota pode parecer mais simples com essas dicas.

Há mudanças e inovações constantes no mercado de locação, consequentemente, pode ser desafiador se manter atualizado dos regulamentos, das necessidades dos hóspedes, de acompanhar a concorrência e entre outras coisas.

Separamos para você, proprietário e proprietária, uma série de dicas para administrar seu aluguel de temporada de forma remota.

1. Encontre profissionais de confiança para fazer a limpeza

Sabemos que a limpeza é uma das maiores expectativas dos hóspedes ao chegar no imóvel para curtir a viagem. Já que você não poderá cuidar pessoalmente de todos os detalhes antes da chegada dos hóspedes, para gerenciar de forma remota, será fundamental ter uma pessoa de confiança que cumprirá todas as responsabilidades e tarefas com a mesma dedicação que você.

Apresentar a propriedade do melhor jeito possível é a prioridade de qualquer aluguel de temporada e isso começa com uma excelente limpeza e organização. Portanto, não hesite em contratar bons profissionais. 

De preferência, construa uma lista de pessoas locais, qualificadas e que possuem sua confiança. Como resultado você terá um elenco de qualidade e não precisará se preocupar caso tenha uma urgência ou algum deles estiver indisponível. 

Você também pode contratar uma empresa especializada em limpeza ou fazer uma parceria com uma agência de gerenciamento profissional de propriedades, como o Anfitrião Prime, que lida com todas as responsabilidades ligadas ao aluguel de temporada. 

Desde as fotos profissionais, anúncio nas principais plataformas de reserva, precificação e atendimento aos hóspedes, num plano mais básico, até o serviço de concierge e a limpeza e manutenção, num nível mais alto.

2. Construa uma rede de especialistas para atendimento domiciliar

Ter um serviço de limpeza sólido é apenas uma das tantas outras tarefas que você, proprietário ou proprietária, precisam pensar para trabalhar de forma remota. Afinal de contas uma propriedade já exige cuidados normalmente, quando há grande rotatividade de pessoas essa demanda pode aumentar significativamente. 

Itens de uso constante como torneiras, chuveiros, maçanetas etc., ou ambientes como o jardim, também precisarão de esforços.

Portanto, é essencial ter uma empresa de manutenção confiável ou profissionais competentes em diversos campos, e que estejam disponíveis para estar no local caso o hóspede precise de assistência imediata.

3. Esteja por dentro das tendências do aluguel de temporada

Todos os dias há novas tecnologias sendo implantadas em todos os setores, e isso não seria o oposto para o mercado de locação. Em suma, essas inovações podem otimizar totalmente o modo como você se comunica com seus hóspedes. 

Um excelente exemplo disso são as fechaduras eletrônicas que não exigem necessariamente a presença física de alguém para abrir a porta da propriedade. É bastante confiável e segura, cada convidado recebe um código próprio e diferente que se mantém válido durante toda a estadia. 

Unsplash | Fique ligado nas inovações do mercado e aplique em sua propriedade, como a fechadura eletrônica.

Além disso, profissionais de limpeza ou manutenção também recebem códigos únicos para quando precisarem fazer algum conserto em seu imóvel. 

Em conclusão, é recomendado que você esteja por dentro das novidades e procure trazer essas inovações para o seu imóvel e seus hóspedes. 

4. Procure entender as leis sobre o aluguel de temporada 

Não fique ligado apenas nas atualidades sobre o mercado, mas também procure entender as leis e regulamentos de cada cidade e região. As mudanças constantes nas normas podem te pegar de surpresa se você está por fora. Então, tente participar ativamente desses conselhos para garantir que sua voz seja ouvida pelos órgãos responsáveis.  

5. Faça conexões com outros proprietários de aluguel de temporada

Compartilhar experiências é muito bom para ter contato com diversos pontos de vista. Juntando-se a um grupo de locatários você pode experimentar sentimentos de apoio e evolução junto aos outros, além de conhecer novos recursos para otimizar o seu próprio negócio. 

Por exemplo, se está no início pode aprender dicas para melhorar suas comodidades, precificar seu imóvel ou até como se tornar um super anfitrião. Ainda tirar dúvidas e até mesmo dividir suas experiências pessoais para ajudar os outros participantes.

Unsplash | A internet veio para facilitar nossas vidas e isso inclui a comunicação entre parceiros e profissionais.

Fazer parte de um grupo local também pode ser enriquecedor porque ao se familiarizar com a comunidade você aprende coisas que podem inclusive ser passadas aos hóspedes, além de receber informações mais precisas e até concluir possíveis parcerias pela região.

6. Contrate uma empresa especializada em gestão de propriedades e acompanhe de forma remota

É sabido que a necessidade de estar online 100% do tempo pode te deixar um pouco exausto. Afinal, pessoas do mundo todo podem encontrar e solicitar uma reserva no seu imóvel em qualquer horário. Caso você more em um país e o seu aluguel de temporada esteja localizado em outro, junta-se as interferências do fuso horário. 

Além disso, a ideia de acompanhar as variações frequentes dos preços do seu imóvel para atualizar conforme às taxas de mercado pode te dar arrepios. Ou até mesmo de contratar e lidar com vários fornecedores externos, o que pode ser esgotante.

Se esses pontos forem incômodos para você, a ideia de gerenciar sua propriedade de forma remota e próspera pode começar a parecer distante. Mas nesse caso, convém contratar uma empresa especializada em gestão de propriedades de aluguel de curta temporada, como o Anfitrião Prime. Dessa forma, você pode descansar e aproveitar a renda extra que seu imóvel oferece.

Você continuará tendo controle de tudo que acontece, tanto da comunicação, como a precificação, gestão de calendário e controle do dinheiro. Mas com menos preocupação e mais renda. Afinal, contar com parceiros especialistas pode aumentar exponencialmente a receita do seu negócio. 

Ao passo que novas instituições e modernizações são criadas, as opções e ferramentas para administrar seu aluguel de temporada de forma remota também vão se atualizando. Seguir essas dicas pode te auxiliar num processo mais tranquilo e agradável em busca do sucesso do seu aluguel. 

12 thoughts to “Administrar o aluguel de temporada de forma remota: é possível?”

    1. Oi, Helene. Tudo bem? Nós administramos imóveis em São Vicente, sim. A nossa equipe comercial entrará em contato com você por e-mail. Mas, se preferir, pode nos passar seu telefone que entraremos em contato. Seguiremos em contato!

    1. Olá, Thacio. Tudo bem? Nós trabalhamos lá sim, é um lugar lindo e ideal para locação de temporada. Vamos conversar? A nossa equipe comercial entrará em contato por e-mail com você. Qualquer coisa é só nos procurar nas redes sociais 🙂

    1. Oi, Roosevelt. Tudo bem? Nós atuamos lá, sim. Inclusive é um local muito bonito e perfeito para locação por temporada. A nossa equipe comercial entrará em contato pelo e-mail cadastrado, mas, se preferir, pode nos chamar no WhatsApp (11) 9 6706-0334 (de segunda a sexta-feira das 9h às 19h).

    1. Oi, Fernando. Nós podemos fazer a gestão da limpeza, sim. Como também recepcionar seus hóspedes e gerenciar a parte da lavanderia. A nossa equipe comercial irá te mandar um e-mail. Também pode nos procurar nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *