Como proteger o hóspede de acidentes domésticos

Tempo de leitura: 4 minutos

Pare um pouco e reflita sobre todas as coisas que você oferece aos hóspedes e as comodidades que eles aproveitam em seu imóvel. Paredes limpas, móveis confortáveis, aparelhos funcionais e atualizados, quintal e garagem bem conservados. Tudo em perfeito estado e pronto para acomodar. Só tem um detalhe: acidentes domésticos acontecem, mas você pode trabalhar para evitá-los.

Mesmo com um atendimento e uma propriedade divinas, uma lesão ou um acidente podem marcar a estadia como uma experiência ruim. É verdade que as chances de um escorregão, uma queimadura ou outros ferimentos acontecerem na sua propriedade são pequenas. 

Entretanto, alguns cuidados básicos e de baixo custo podem prevenir riscos de inúmeros acidentes e garantir uma hospedagem mais segura. Por essa razão, abaixo estão algumas dicas, que mantém a decoração especial da sua propriedade, e também tornam o espaço mais seguro a fim de evitar acidentes domésticos.

1. Tapetes e carpetes

Os locais mais suscetíveis a quedas, geralmente, são banheiros e quartos. E os motivos das quedas, na maioria das vezes, é por causa de tapetes e carpetes enrolados, escorregadios ou desfiados. Como resultado, além das corridas ao banheiro, as áreas mais perigosas são os espaços entre carpetes e tapetes.

Pexels | Fitas antiderrapantes são soluções simples e baratas que previnem muitos dos acidentes domésticos

Quedas são mais comuns do que se imaginam e mesmo que elas aconteçam com mais frequência com idosos, qualquer um pode cair e fraturar uma parte do corpo ao tropeçar ou escorregar em um tapete. 

Para evitar incidentes leves ou ferimentos mais graves prefira comprar tapetes com antiderrapantes e que não possuam pontas muito altas que possam virar com o tempo. Caso você já tenha os tapetes, cole adesivos antiderrapantes em toda parte de baixo, principalmente nas bordas. Leia mais dicas no nosso artigo como acessibilidade no aluguel de temporada

2. Piso do banheiro

Como dissemos acima, as possibilidades de acidentes domésticos aumentam quando o assunto é banheiro. Isso se deve, muitas vezes, ao fato do ambiente estar molhado ou úmido por conta do chuveiro ou da pia, e facilitar desequilíbrios e escorregões não só no piso, como também na banheira ou box. 

Para resolver você pode instalar tiras antiderrapantes no piso do banheiro e do box, além de colocar barras de aço para apoio próximo a banheira e ao vaso sanitário. Caso ainda esteja em período de construção, dê preferência aos pisos antiderrapantes no banheiro.

Uma outra ideia é acrescentar uma luz noturna dentro do banheiro para que os hóspedes usem o banheiro a noite sem riscos.

3. Escadas

Normalmente, quedas em escadas são causadas por distração ou motivos como: carregar muitos itens, não usar corrimão ou estar com meias. Por isso, coloque fitas antiderrapantes, corrimãos e luzes apropriadas nas escadas internas e externas.

Pexels | Os motivos para quedas nas escadas são diversos, e geralmente, comportamentais, mas prevenir nunca é demais

Além disso, mantenha as escadas livres de objetos de decoração ou vasos de plantas, e retire mesas e móveis pontiagudos das áreas próximas do início ou do fim da escada.

4. Objetos afiados

Uma das lesões mais recorrentes em casa é um corte feito com facas ou tesouras. É claro que você não estará junto aos hóspedes no momento em que eles forem usar cada um desses objetos e por esse motivo não saberá quais cuidados eles estarão tomando.

Nesse caso, o jeito é pensar em outras precauções, como afiar todas as facas e tesouras. Parece contraditório, mas esses objetos quando sem corte exigem mais pressão e consequentemente mais risco de deslizamento e cortes profundos.

Também prefira manter as facas e outros objetos pontiagudos dentro de gavetas e fora da vista. Pois quando elas estão no cepo podem estar ao alcance de crianças.

5. Aparelhos eletrônicos e churrasqueira

Infelizmente seus hóspedes podem sofrer queimaduras de várias formas diferentes, como com aparelhos elétricos em curto, no fogão, velas e até carvão descartado incorretamente. 

Em função disso, extintores de incêndio e detectores de fumaça são itens fundamentais em cada andar da propriedade. Também trabalhe somente com eletricistas qualificados e de confiança em qualquer parte da fiação elétrica.

Unsplash | Oriente os hóspedes sobre o descarte correto do carvão e lembre-se de colocar as informações no manual da propriedade

Adicione a essas ações fornecer luvas para manusear preparações no forno e verifique os fios de todos os aparelhos eletrônicos a fim de não estarem desencapados. Do mesmo modo, desconecte-os quando não estiverem em uso e peça aos hóspedes para fazerem o mesmo. 

Por fim, oriente os convidados da forma correta de fazer o descarte do carvão usado na churrasqueira. Primeiramente, é preciso deixar o carvão esfriar por pelo menos 48 horas. Em segundo lugar, você precisará fornecer pinças compridas e um recipiente de metal. O terceiro passo é remover um pedaço de carvão por vez e colocar no recipiente com água, depois enrolar em papel alumínio para descartar. Lembre-os para não derramar água diretamente no carvão, porque o vapor pode subir e queimar. Você também pode adicionar essas orientações ao manual da propriedade. 

Apesar das baixas chances de acidentes domésticos, sabemos que eles acontecem e são muito perigosos. Por esse motivo, se coloque à frente e tenha em mente que prevenir nunca é demais. Siga essas dicas e garanta que seus hóspedes estejam seguros em seu aluguel de temporada.

One thought to “Como proteger o hóspede de acidentes domésticos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *