O mercado de locação por temporada tem se popularizado cada vez mais no Brasil e no mundo. Dados do Vacasa, uma das principais empresas de gerenciamento de imóveis dos EUA, indicam que mais de 30% dos viajantes preferem imóveis de temporada a hotéis. Dados como esse estão fazendo com que muitos proprietários escolham essa modalidade e não a locação tradicional.
O que pode gerar dúvidas antes mesmo de iniciar o processo de locação por temporada. Por isso, o Anfitrião Prime está sempre à postos para cuidar de todos os detalhes do aluguel de temporada. E também oferece os mais diversos tipos de serviços para que os proprietários possam aumentar os seus ganhos com o aluguel de temporada sem nenhuma dor de cabeça!
Mas, para te ajudar a dar o pontapé inicial nesse “novo” mercado. Preparamos este artigo com 5 dicas do que você precisa fazer para começar a locar o seu imóvel. Confira:
1) Entenda como funciona o mercado de locação por temporada

Pesquisar e entender como esse modelo de locação funciona é essencial. E muito além disso, é essencial que você saiba como o aluguel de temporada funciona para você e para o seu imóvel. Alguns pontos podem te ajudar neste quesito, que são eles:
Plataformas de reservas
Há muitas opções de hospedagens por temporada por temporada no mercado e diversas plataformas (como Airbnb, Vrbo, Booking.com e TripAdvisor). Então, o seu imóvel precisa se diferenciar entre tantas alternativas. E pode ser na questão de comodidades (piscinas, churrasqueira, Wi-Fi e hidromassagem, por exemplo) ou no preço competitivo – e, por que não, até abaixo do mercado.
Também é muito importante entender que as plataformas de reservas funcionam como uma grande rede social. Então comentários e avaliações de outros hóspedes importam e muito, na hora da escolha de um lugar. Por isso, fazer com que a hospedagem do seu visitante seja perfeita, é essencial.
Fotos bem feitas
E quando falamos em fotos bem feitas, não é apenas ter uma qualidade e tamanho adequado. É cada clique transmitir conforto e fazer com que o futuro hóspede sinta vontade de passar um tempo naquele ambiente, é se imaginar ali.
Isso porque é através das fotos que o hóspede tem primeiro contato com o imóvel que está planejando alugar. E elas são tão importantes que aqui no blog tem um artigo falando só sobre elas. Clique aqui para ler!
Comunicação rápida e eficiente com os hóspedes
As plataformas de reservas possuem seus próprios chats e é por lá que os hóspedes entrarão em contato com você. E quanto mais rápido for a sua resposta aos questionamentos deles, mais provável que a reserva aconteça. Então, fique sempre atento.
2) Deixe o seu imóvel o mais neutro e acolhedor possível

Deixar o seu imóvel o mais aconchegante possível vai muito além de oferecer um bom colchão. A locação por temporada é ampla e atinge públicos muito diversificados. Por isso, vale muito a pena fazer com que a sua decoração atinja o coração de todos eles.
Neste sentido, a forma mais fácil de se conseguir isso é através da decoração neutra. E isso não significa que todos os seus móveis têm que ser brancos, cinzas, marrom ou pretos, não! As cores são importantes, mas o equilíbrio também. Logo, não exagere!
Aqui no blog do Anfitrião Prime você encontra artigos com dicas de decoração para quartos, salas, cozinhas e muito mais. Recomendamos a leitura para que você possa se inspirar.
3) Tenha estoque de itens de casa, roupa e banho
Primeiramente, precisamos deixar claro que esses itens não são obrigatórios na locação por temporada. Também vale acrescentar que você não precisa arcar sozinho(a) com isso, é possível incluir uma taxa por esses serviços no valor da diária do imóvel.
Por outro lado, quando falamos em estoque de itens de casa, roupa e banho, não estamos falando de que você deve montar uma mini loja em casa, não. Afinal, o equilíbrio faz parte do mercado de locação por temporada para evitar altos gastos.
Em outras palavras, ofereça a quantidade certa para a quantidade de hóspedes em cada reserva. Ou, pelo menos, o básico. Isso quer dizer pratos, copos e talheres em quantidade suficiente para todos os hóspedes. Um jogo de cama para cada acomodação, um jogo de roupa de banho para um número X de hóspedes. E assim por diante.

4) Mantenha seu aluguel de temporada limpo e conservado
É claro que o seu imóvel deve estar sempre limpo, organizado e pronto para receber hóspedes. É o mínimo que eles esperam ao escolher a locação por temporada ou qualquer outra modalidade. Mas é muito importante estar atento aos reparos que o imóvel pode necessitar após as estadias (ou, até mesmo, durante elas).
Então, mantenha em dia o inventário sobre tudo o que tem no seu imóvel. Incluindo os possíveis danos que cada item tem. Assim você ficará no controle sobre tudo o que pode acontecer no seu imóvel.
Outra coisa que pode te ajudar neste ponto é: serviços profissionais de limpeza e manutenção. Os seus hóspedes com certeza notarão a diferença e se sentirão ainda mais acolhidos em sua propriedade.
5) Contrate um gerenciador profissional de aluguel de temporada
Ter muitas dúvidas ao começar a alugar por temporada é super normal. Por isso recomendamos que contrate os serviços de quem realmente sabe e entende perfeitamente esse mercado de locação por temporada, como o Anfitrião Prime.
Nós temos mais de 1000 imóveis em nosso portfólio distribuídos em todas as regiões do Brasil e oferecemos um serviço completo para que você possa maximizar os seus ganhos sem nenhuma preocupação durante o processo.
Criamos e gerenciamos o seu anúncio em mais de 30 sites de reservas (como Airbnb, Vrbo, Booking.com e TripAdvisor), fazemos a comunicação com os hóspedes (antes, durante e depois das estádias), gerenciamos o calendário para evitar overbooking e muito mais.
Basta acessar o nosso site e fazer o seu cadastro. É rapidinho e te garante segurança e praticidade com o aluguel de temporada!