foto profissional

A importância da fotografia profissional na locação de temporada

A foto é o primeiro contato do hóspede com o imóvel a ser alugado, por isso o intuito de colocar fotografias na anúncio é o de atrair mais e mais clientes. Então, é fundamental se dedicar à qualidade delas e não usar retratos antigos ou de má qualidade.

Assim, os pontos altos da sua propriedade serão valorizados e as possibilidades dos hóspedes se sentirem atraídos a escolher o seu imóvel são maiores.

Exemplo de fotos normais e fotos profissionais:

Foto
Foto não profissional
Foto
Fotografia profissional
Foto
Foto não profissional
foto
Foto profissional

A foto movimenta os sentidos visuais e isso permite que a gente se relacione – mesmo que inconscientemente – com a história que as fotografias contam sobre o seu imóvel.

Elas são capazes de chamar mais atenção de um possível hóspede, do que o descritivo ou o preço da diária de um imóvel. E como a maioria das reservas atuais são feitas online e a lábia de um vendedor experiente não se faz mais presente, a necessidade de ter fotos é ainda maior para atrair hóspedes.

Mas nós sabemos que não é apenas pegar o celular ou a câmera, e bater uma foto, né? Antes de tudo você tem que arrumar e cuidar do imóvel, para que o possível hóspede se sinta acolhido por você.

Por isso ter uma empresa que gerencia o seu imóvel para aluguel de temporada, como o Anfitrião Prime, é importante, visto que a fotografia profissional faz parte dos serviços ofertados.

Ainda assim, você precisa separar um tempinho e organizar cada cômodo para que o resultado final das fotos seja alto nível. Para isso, separamos 8 dicas para te auxiliar nesse momento.

7 dicas para que a sua foto profissional tenha um resultado de alto nível

1. Organize e limpe a casa como se fosse receber um hóspede. Procure limpar tudo, do teto ao chão, pois às vezes, um mínimo detalhe pode passar despercebido e fazer toda diferença no resultado final. 

foto

2. Pequenos ajustes são bem-vindos para resultar em fotos atrativas. Se o imóvel tiver a pintura descascada, rachaduras, vidros quebrados ou ausência de piso, por exemplo, o ideal é realizar os reparos antes da sessão de fotos, para melhorar o aspecto do ambiente.

3. Exponha apenas o essencial para proporcionar uma aparência neutra. É importante guardar objetos pessoais que não fazem parte do contexto do ambiente e manter nos cômodos apenas coisas que façam sentido para a decoração e para os hóspedes. 

Objetos pessoais como fotos, roupas, bolsas, malas , livros, notebooks, sapatos, chapéus, brinquedos, objetos religiosos, não podem aparecer nas fotos. Guarde esses objetos em armários fechados e não mova-os entre os cômodos durante a sessão de fotos. 

4. No momento da sessão deixe portas, janelas e cortinas abertas para que a luz natural entre. Além disso, verifique se todas as lâmpadas estão funcionando, pois dependendo do horário, da quantidade de luz natural e cores presentes no ambiente, pode ser necessário que elas estejam acesas.

5. Passe de cômodo em cômodo fazendo uma vistoria, quantas vezes achar necessário, para se certificar de que está tudo realmente limpo e em seu devido lugar. 

6. Tenha disponibilidade de tempo, visto que a sessão de fotos pode ser demorada, já que o fotógrafo precisa de tempo para encontrar o melhor ângulo de cada cômodo sem correria.

7. Na hora da sessão de fotos, mantenha o mínimo possível de pessoas no imóvel, pois nas fotos não podem aparecer nem reflexos seus ou de outras pessoas.

Abaixo orientações mais detalhadas para cada cômodo:

Salas de estar e jantar

Guarde objetos pessoais e tudo que não fizer parte das comodidades oferecidas aos hóspedes, como fotografias, roupas, chapéus, sapatos, notebooks e artigos religiosos ou de times de futebol.

Cozinhas

Na cozinha, a limpeza precisa ser detalhada. Retire manchas e gorduras de pia, fogão, portas de armários e de eletrodomésticos. É importante que a pia esteja limpa e sem louça suja aparente. A tampa do fogão deve estar abaixada e os armários fechados – não esqueça de organizar os itens que estão dentro dos armários caso sejam aqueles em que é possível ver o interior.

Os lixos devem estar sempre tampados e sem sacolinhas aparentes. Caso algum eletrodoméstico ou outra parte da cozinha apresente ferrugem, é importante providenciar o reparo antes da sessão de fotos.

Quartos
foto

As camas de todos os dormitórios devem estar arrumadas. Cadeiras, poltronas e espelhos bem limpos e posicionados. Não esqueça de retirar objetos pessoais já citados, além de toalhas, roupões e produtos de higiene.

Banheiros

Os banheiros também merecem uma limpeza minuciosa. Os lixos, assim como na cozinha, devem estar tampados e sem saquinhos. Tampas de vasos sanitários devem estar sempre abaixadas. Retire produtos de higiene e limpeza do box e da pia. 

Tolhas de banho e de rosto devem estar limpas e só podem aparecer nas fotos caso você as disponibilize aos hóspedes. Isso também vale para roupões.

Além disso, coloque papéis higiênicos em todos os banheiros. Por fim, certifique-se que os espelhos estão bem limpos e prefira tapetes ao invés de panos de chão ou toalhas. Caso o tapete não faça parte da sua decoração, retire.

Varandas, terraços, jardins, quintais, churrasqueiras e piscinas

Esses espaços, geralmente, são lugares atraentes que podem valorizar o seu imóvel. Por isso, dedique um tempo à eles. Guarde baldes, vassouras, rodos, mangueiras, panos, toalhas e roupas no varal. Retire da área da churrasqueira e da piscina itens que não fazem parte do contexto.

No jardim, certifique-se que as plantas estão bem tratadas, a grama está aparada e mesas, cadeiras, espreguiçadeiras, boias e guarda-sóis estão organizados e bem posicionados (evite deixar esses itens desmontados em um canto pois pode desvalorizar o espaço).

Caso você ofereça redes de descanso, não perca a chance de encantar os hóspedes e instale-as nos locais apropriados. 

Não tem o gerenciamento de imóveis do Anfitrião Prime e quer tentar tirar as suas próprias fotos?

Você não contratou o pacote que dá direito às fotos, mas quer que suas fotos saiam bonitas? Então, antes de tudo, siga as dicas acima, como se quem fosse realizar a sessão de fotos fosse um fotografo profissional.

Depois, leve em conta que o aparelho que vai bater as fotos deve ter uma resolução boa. Então, se não tiver uma câmera semi ou profissional, os celulares mais modernos são bons para tirar fotos de ambientes.

Só se lembre de posicionar o aparelho na horizontal, pois elas são capazes de capturar um ângulo maior e mais detalhes estarão presentes nas suas fotos.

Essa é a dica primordial! Mas caso ainda precise, ou queira, mais alguns toques, nós do Anfitrião Prime também pensamos nisso. Confira:

Dicas de como tirar o melhor do ambiente que você está fotografando

  1. Pessoas e animais não devem aparecer nas fotos! Cuidado com reflexos, em especial o seu;
  2. Aproveite a luz natural e, se necessário, use também as lâmpadas do cômodo para chegar a luminosidade adequada para um foto bonita. Cuidado ao tirar fotos contra a luz, geralmente isso faz com que a foto fique mais escura;
  3. Mire sua câmera em um canto do cômodo, porque assim você consegue capturar uma área maior do cômodo;
  4. Fotos durante o dia são melhores. Porém, se tiver algum período deslumbrante, como o nascer ou o pôr-do-sol, aproveite para fotografá-lo também;
  5. Utilize as fotos originais: fotos de whatsapp, por exemplo, perdem a qualidade;
  6. Tente tirar fotos a partir de um ponto mais alto em cômodos pequenos, assim você garante que as principais partes desse cômodo apareçam;
  7. Fotos que mostrem as facilidades (se tirar foto de um quarto com ar condicionado, por exemplo, é importante que o equipamento esteja visível);
  8. Televisão e outras telas desligadas;
  9. As tampas dos vasos sanitários abaixadas;
  10. Corredores só precisam ser fotografados quando dispõem de algum diferencial ou funcionalidade;
  11. Se tirar fotos nas quais aparecem comidas ou bebidas, o hóspede entenderá que será oferecido durante a estadia. Se não for disponibilizar, melhor que não apareça nas fotos;
  12. Mesmo que o diferencial do imóvel esteja no exterior (piscina, churrasqueira, quadra, etc.), o hóspede quer ver fotos do interior – onde ele vai de fato ficar: deitar, sentar, dormir! Em outras palavras, é importante que as fotos do interior do imóvel estejam boas e nítidas!

Se atente aos detalhes:

foto

Quantidades: mínimo de 6, máximo de 40 fotos! Escolha as mais impactantes, as mais bonitas e que mostrem os diferenciais do imóvel.

Pense que se você fosse se hospedar em um imóvel como o seu, você gostaria de ver como são os quartos, banheiros, cozinha, sala, áreas de serviço e externa (se houver), facilidades e comodidades (como piscina, churrasqueira, varandas).

As melhores fotos são aquelas que não precisam de retoques ou edições, portanto, elas devem estar boas desde o início. Alias, vale ressaltar que, nós fazemos um tratamento simples e rápido das fotos que recebemos, ou seja, não fazemos edição (exemplo: tirar pessoas das fotos, mudar de cor alguma coisa).

Agora é com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *