O distanciamento social, fundamental e obrigatório, para conter a disseminação do coronavírus trouxe alterações que mudaram subitamente a rotina e a estrutura de trabalho e estudo da maior parte das pessoas.
Com isso, forçou as empresas a manterem toda ou parte da equipe executando as funções profissionais direto do lar, junto do aprendizado das crianças e adolescentes.
Trabalhar em um espaço que proporcione liberdade profissional, flexibilidade de horário e ainda diminuição das horas no trânsito é um dos atrativos ao home office e o que muitos profissionais almejam para suas carreiras.
A possibilidade de ter intervalos mais confortáveis e mais presença na rotina da família faz com que esse seja um sistema desejado para desfrutar de mais qualidade de vida. Entretanto, ninguém imaginou que o emprego dos sonhos viria às custas das razões atuais.
As maiores dificuldades do distanciamento social
A maior dificuldade de pessoas que fazem home office geralmente está no aspecto comportamental mediante a possíveis distrações. Seguir a rotina de modo habitual já é uma tarefa que se torna desafiadora quando se tem diversas opções de conforto à disposição.
Acrescentar à isso as necessidades de adaptação com a nova rotina, ao trabalho e adequação de outras pessoas, possivelmente o homeschooling das crianças, além de manter a organização e a limpeza da casa, o lazer e as refeições em meio ao que estamos vivendo no momento, pode beirar o impossível.

Para mais do que já foi dito, diversas famílias atualmente moram em imóveis pequenos que sustentam a rotina normal familiar, ou seja, contexto em que cada membro da família tem seus compromissos fora do ambiente doméstico e particular.
E não possuem na residência quartos extras que poderiam ser utilizados como escritório fazendo com que os cômodos fiquem divididos desconfortavelmente resultando em um ambiente pouco preparado e de difícil concentração.
Com a necessidade do distanciamento social, as funções pessoais e profissionais de cada um se juntaram causando no lar uma superlotação de demandas. E o que era uma das principais características do home office, delimitar o espaço de trabalho para separar o pessoal do profissional, se tornou uma das maiores dificuldades.
Conciliar em tempo integral a convivência familiar, os compromissos profissionais e a escola dentro do mesmo espaço pode ser um tanto quanto desafiador, já que a possibilidade de todos os integrantes da residência precisarem usar o único cômodo apropriado para a tarefa é grande.
Em função disso, é interessante você pensar na possibilidade da sua casa de temporada servir para essas famílias, que possuem melhor condição, enfrentarem o distanciamento social e todos os afazeres que vêm implicado nessa circunstância.
As necessidades do home office e homeschooling
A infraestrutura que cada um precisa para trabalhar e estudar, como computador, material, fone de ouvido etc, são ferramentas que eles possivelmente já terão. O básico para cada um manter uma rotina disciplinada para garantir a produtividade é ter:
- Espaço físico separado e adequado;
- Móveis funcionais;
- Internet com wifi;
- Rotina com cronograma de atividades.

Assim, cada um dos membros consegue criar uma rotina própria e pode colocar um limite entre o ambiente pessoal e profissional, evitando que se prejudiquem.
Isto posto, nós separamos uma série de dicas para você adaptar o seu imóvel a essa oportunidade.
Como o seu imóvel de temporada pode se adequar ao distanciamento social de outras famílias?
Para começar o seu hóspede precisa de um ambiente que seja bem arejado, por meio de janelas, ventilador ou ar condicionado, que tenha uma acústica legal e excelente iluminação, de preferência com luz natural, pois para reuniões esses pontos são imprescindíveis.
Além disso, você pode equipar os cômodos com móveis de escritório, como mesas espaçosas e/ou com gavetas, cadeiras confortáveis e estantes para documentos.
Possuir um plano de internet com wifi que ofereça uma conexão com boa velocidade é o ideal, já que haverá momentos em que todos usarão a internet ao mesmo tempo.
Por fim, a decoração também é super relevante, afinal esse espaço fará parte da vida pessoal e profissional dos seus hóspedes, sendo fundamental manter o conforto de um lar e a seriedade de um ambiente de trabalho.
Existem diversos estudos que comprovam a necessidade de um visual agradável para incentivar a concentração e a criatividade. Acima de tudo, os visitantes desejarão comodidade e objetividade.
O que fazer depois de adaptar o seu imóvel?
Se você chegou até aqui deve estar se perguntando: O que eu faço depois de adaptar a minha propriedade? Nada! Nós, do Anfitrião Prime, te ajudamos a fazer as melhores fotos e a destacar as características mais marcantes do seu imóvel de temporada.
Além disso, a publicação e a divulgação de todas as novidades nos principais sites de reserva do Brasil e do mundo, incluindo Airbnb, Vrbo (antigo Alugue Temporada) e Booking.com fica por nossa conta. É só escolher qual plano mais combina com seu imóvel e as suas necessidades.
Leia também os outros textos da série Aluguel de temporada x coronavírus.