À medida que as restrições de isolamento social forem se flexibilizando, muitos viajantes já planejarão suas primeiras viagens pós-quarentena. A pandemia do coronavírus está afetando a maior parte dos países e suas fronteiras, e isso pode fazer com que os viajantes provavelmente optem por propriedades privadas com destinos mais próximos e que sejam acessíveis de carro ao invés de viagens internacionais e hotéis, viajando com responsabilidade e segurança e evitando aeroportos e espaços lotados.
Para isso se concretizar é importante que você, proprietário ou proprietária, esteja preparado para as mudanças necessárias na limpeza da sua casa de temporada na pandemia e tome medidas para garantir a segurança dos hóspedes e dos profissionais de limpeza.
O conceito de limpeza mudou muito nos últimos meses e agora, principalmente, é fundamental que seja não apenas uma recomendação, mas sim uma prática essencial. Afinal, esses novos protocolos de limpeza e desinfecção vêm para tranquilizar e evitar a propagação da doença. E seus visitantes esperarão por uma hospedagem segura para ficar, não apenas limpa.
Diante desse contexto, separamos uma série de recomendações atualizadas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para ajudar você a reforçar seus métodos de limpeza, garantindo que seu imóvel supere as expectativas dos hóspedes e impossibilite que alguma área seja esquecida durante a desinfecção.
Como evitar a transmissão do vírus no seu imóvel
O que sabemos sobre a transmissão do vírus é que a infecção pode acontecer por meio de partículas respiratórias, como espirro e tosse, e também gotículas de saliva, partindo de pessoas infectadas, mesmo que assintomáticas (quando estão infectadas, mas não apresentam sintomas).
Isso faz com que o toque/contato entre pessoas – como o aperto de mão – ou a objetos e superfícies – como maçanetas e interruptores de luz – seguidos do toque ao olhos, nariz ou boca sejam altamente arriscados.
Além disso, ainda é incerto o tempo que o vírus causado pela Covid-19 sobrevive em superfícies, podendo persistir por horas ou dias, de acordo com diversas condições como temperatura, umidade, tipo de superfície, entre outras.
Ou seja, se uma pessoa infectada tossir diretamente sobre uma superfície ou colocar a mão infectada na superfície, esse será um local evidente para infecção. Por isso a importância de limpar e desinfectar todos os objetos e superfícies presentes no seu imóvel.
Qual a diferença entre limpeza e desinfecção?
Embora, provavelmente, você já tenha um minucioso padrão de limpeza, é preciso ter em mente que a limpeza é diferente da desinfecção, e por esse motivo é necessário primeiro entender quais são essas distinções para aplicar em seus novos métodos.
A limpeza tem foco em remover sujeiras e impurezas, já a desinfecção requer um maior nível de atenção e o uso de produtos químicos capazes de matar germes e microrganismos.
O ideal é que a limpeza da propriedade seja feita antes da desinfecção completa para que o seu espaço diminua consideravelmente as chances de infecção. Isto é, primeiro limpe as superfícies com água e sabão ou detergente antes de desinfectar.
Ao partir para a desinfecção esteja atento às instruções de uso de cada produto para que seja seguro e eficaz (alguns deles recomendam que a superfície mantenha-se molhada por alguns minutos para garantir a eliminação das bactérias).
Para começar podemos dividir o processo em antes, durante e depois da limpeza.
Antes da limpeza:
- Lave bem as mãos antes e depois de começar cada limpeza. E evite tocar no seu rosto durante o trabalho.
- Lembre-se de abrir portas e janelas a fim de arejar todos os cômodos para ventilar o ar antes de iniciar a limpeza.
- Não esqueça de fazer a limpeza dentro e fora de eletrodomésticos, armários, gavetas e guarda-roupas.
- Saiba quais produtos são eficazes no uso contra o vírus da Covid-19:
- Sabão;
- Detergente;
- Água sanitária (com cloro ativo de 2% a 2,5%);
- Alvejante de cloro;
- Desinfetantes em geral;
- Limpadores multiuso com cloro ou álcool;
- Álcool (líquido com concentração maior que 70%).
- Garanta que o local estará recebendo uma boa ventilação durante o uso desses produtos.
- Estude os rótulos de cada produto a fim de usar corretamente. Não misture vários produtos, usá-los em conjunto não promove maior efeito e podem causar reações adversas;
- Caso a limpeza não seja feita por você, oriente a pessoa que fará para seguir todas as recomendações do CDC.
Durante a limpeza:
- Use equipamento de proteção individual (EPI) apropriado durante a limpeza, como óculos de proteção ou protetor facial, máscara, avental, luvas e botas de borracha.
- Alguns locais têm mais contato e por isso merecem atenção redobrada. São às superfícies de alto toque: mesas, maçanetas, interruptores de luz, bancadas, pias, mesas, telefones, controles, sanitários, torneiras, pias etc.
- Lençóis, fronhas, cobertores, capas de colchão e travesseiro, toalhas de mesa, rosto e banho e panos de prato devem ser lavados com a temperatura mais alta recomendada pelo fabricante. Não se esqueça de não agitar as roupas e usar luvas ao manusear.
- Higienize sofás, tapetes, carpetes, cortinas e outras superfícies de tecido. Se for possível, lave na máquina de acordo com as instruções do fabricante. Caso não seja viável a lavagem, como por exemplo de um sofá, use desinfetante ou faça uma solução caseira (1/3 de xícara de água sanitária adicionada a um galão de água ou 4 colheres de chá de água sanitária por litro de água) para pulverizar.
- Antes de terminar cada limpeza, esvazie o aspirador de pó e desinfecte produtos de limpeza que estarão dentro do imóvel para uso do hóspede.
Após a limpeza:
- Depois do uso, as luvas de borracha devem ser lavadas com água, sabão e hipoclorito de sódio a 0,5%.
- Descarte os papéis ou panos usados ou lave tudo ao final, de preferência com água quente seguindo a recomendação do fabricante.
- Disponibilize álcool gel dentro da propriedade e deixe um aviso que incentive os viajantes a manter as condutas e cuidados preventivos, como por exemplo, lavar as mãos por 20 segundos. Também é legal imprimir as diretrizes de órgãos oficiais, como o CDC e a Organização Mundial da Saúde (OMS), para que vejam que você seguiu as recomendações e que eles podem segui-lás também.
- Você também pode deixar um kit para cada hóspede contendo máscara e Álcool Swab em sachê.
- As chaves ou o teclado da fechadura eletrônica de entrada devem ser desinfectados por último para garantir que seu hóspede chegue a uma propriedade intacta.
O que as grandes empresas de hospedagem estão fazendo
As gigantes no setor de hospedagem tiveram que se mobilizar a fim de ajudar os anfitriões parceiros a incluir novas diretrizes de limpeza com intuito de promover a saúde e a segurança dos seus hóspedes.
O Airbnb introduziu mundialmente o Programa Avançado de Limpeza que inclui um protocolo padronizado de higienização no setor. A iniciativa tem o objetivo de apoiar anfitriões e hóspedes, e inclui informações específicas sobre a prevenção ao coronavírus, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), a capacitação de anfitriões sobre como higienizar os cômodos da propriedade e a informação da obrigatoriedade de um período de 24 horas entre o fim de uma reserva e o início de outra.
As estadias que não puderem se comprometer com o protocolo poderão escolher pelo recurso Intervalo entre Reservas, que determina um período de 72 horas entre check-out e o check-in.
Já a Expedia e a Vrbo criaram um recurso para que os parceiros possam incluir em seus anúncios informações como check-in e check-out sem contato, álcool gel nos cômodos e incluíram uma lista de verificação com medidas de limpeza aprimoradas.
Divulgue os cuidados que teve com a limpeza do espaço
A limpeza dos imóveis de temporada pós pandemia será uma das prioridades dos viajantes, além de uma das principais questões em que despertarão nos hóspedes sentimentos de ansiedade e expectativa, pois estarão diretamente ligados a saúde e segurança.
Durante esse cenário as exigências serão muito superiores. Para eles, chegar em uma casa que não está limpa pode destruir as férias antes que comecem. E para você, essa experiência pode resultar em avaliações negativas que afetem as próximas reservas.
Por essa razão, estabeleça uma rotina rigorosa de limpeza e deixe claro ao seu hóspede todos os seus esforços. Aqui no Anfitrião Prime, nós cuidaremos de todos os detalhes para os nossos clientes, atualizando e dando destaque às descrições das propriedades com avisos sobre as novas diretrizes de limpeza.
Comunique por meio dos anúncios que você está se mantendo atualizado sobre a situação e o que está sendo feito para aprimorar a limpeza e a segurança de cada um deles. Assim, além de cuidar do conforto e bem-estar dos visitantes, a chance de retorno e comentários positivos cresce exponencialmente.
Para os nossos clientes Anfitrião Prime do Plano Avançado oferecemos uma gestão completa de limpeza. As faxinas acontecem antes e depois de cada estadia, ou também durante a hospedagem se houver necessidade.
Nós e nossos parceiros de limpeza estamos constantemente nos atualizando com as novas diretrizes de higienização, principalmente devido a pandemia.
Modernizamos a rotina de limpeza nas propriedades e possuímos o selo “Compromisso com a limpeza” no Airbnb. Isso significa que nos comprometemos com um rigoroso protocolo de higienização. Os hóspedes poderão ver um destaque desta certificação nos nossos anúncios.
Abaixo a lista que nós preparamos especialmente para você lembrar de todos os detalhes durante a limpeza e desinfecção do seu imóvel de temporada.
Checklist de limpeza
Geral:
▢ Maçanetas de portas (certifique-se de limpar por último para que o hóspede encontre a propriedade intocada);
▢ Interruptores de luz;
▢ Tomadas;
▢ Janelas e persianas;
▢ Fechaduras de janelas;
▢ Cadeados;
▢ Correntes de interruptores de ventiladores e lâmpadas;
▢ Pás dos ventiladores;
▢ Cestos de lixo e de reciclagem (parte externa e interna);
▢ Cabos de vassoura e pá;
▢ Controles remotos, cabos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos (lavadora e secadora, ar condicionado, televisão, secador de cabelo, aspirador de pó);
▢ Telefones;
▢ Corrimãos;
▢ Tábuas e ferros de passar;
▢ Espelhos, quadros, livros e objetos decorativos;
▢ Bicicletas;
▢ Guarda-chuvas;
▢ Brinquedos e jogos;
▢ Churrasqueiras;
▢ Cantos e abaixo de móveis onde pode acumular comida, sujeira e mofo em todos os ambientes.
Cozinha:
▢ Torneiras, pias e balcões;
▢ Eletrodomésticos: forno, fogão, microondas, torradeira, máquina de café, geladeira, freezer, lava-louças, bebedouro etc;
▢ Armários, gavetas, alças e puxadores;
▢ Utensílios de cozinha: tigelas, pratos, talheres, panelas, potes (ideal higienizar todos os itens pela incerteza de quais outros itens o hóspede tocou durante sua procura);
▢ Condimentos: saleiro, moedor de pimenta, azeite etc;
▢ Cadeiras e mesas (inclusive cadeiras altas para crianças);
▢ Alças do botijão de gás.
Banheiro:
▢ Privadas;
▢ Torneiras;
▢ Espelhos;
▢ Gabinetes;
▢ Chuveiros e banheiras;
▢ Cortinas e portas de chuveiro;
▢ Dosadores de xampu, condicionador e sabonete;
▢ Secadores de cabelo.
Quartos:
▢ Guarda-roupa e cabides;
▢ Cama e cabeceira;
▢ Mesas de cabeceira;
▢ Pás dos ventiladores.
Com esse checklist sua limpeza será completa e organizada e nenhum cantinho do seu imóvel será esquecido.
Leia também os outros textos da série Aluguel de temporada x coronavírus.
*As informações sobre o coronavírus são atualizadas constantemente e em função disso há mudanças contínuas nas diretrizes de limpeza.
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