Foto de freepik | accessibilidade em casa para temporada

Acessibilidade em casa para temporada: transformando seu lar em um espaço inclusivo para todos

Tempo de leitura: 5 minutos

A acessibilidade em casa vai além de atender às necessidades de pessoas com deficiência. Ela garante que todos, independentemente de suas habilidades físicas ou sensoriais, possam viver com autonomia, segurança e conforto no ambiente familiar. Um lar acessível promove a inclusão, a igualdade e a qualidade de vida para todos os seus moradores.

E na locação por temporada isso não é diferente. Todos os públicos podem (e querem) se hospedar em um imóvel de temporada e desfrutar da comodidade que esse tipo de hospedagem oferece. Além disso, ter acessibilidade em casa para temporada é essencial para conseguir receber todos os públicos e oferecer uma estadia inclusiva. Nós do Anfitrião Prime sempre destacamos a importância de ter um imóvel acessível para os proprietários que confiam em nosso trabalho para gerenciar de forma profissional os seus imóveis. 

 

Entendendo a importância da acessibilidade em casas para temporada 

Como mencionamos anteriormente, oferecer acessibilidade em casa de temporada é fundamental para garantir que todos os hóspedes possam desfrutar de uma experiência agradável no imóvel. 

Ao tornar seu imóvel acessível será mais fácil atender a um público maior, incluindo idosos, pessoas com deficiências e famílias com membros com necessidades especiais. Além disso, também será mais provável que o seu anúncio se destaque da concorrência e atrair um público que está cada vez mais participativo. 

Assim, a sua casa estará construindo uma imagem positiva e uma reputação sólida perante aos hóspedes, e também irá demonstrar responsabilidade social, algo super essencial hoje em dia. 

Foto de Steven HWG na Unsplash | acessibilidade em casa para temporada
Foto de Steven HWG na Unsplash

Como ter acessibilidade em casa para temporada?

Este guia completo oferece aos anfitriões informações valiosas sobre como tornar seus imóveis acessíveis a todos os públicos. Confira: 

Áreas comuns

Primeiramente, recomendamos que você adapte as áreas comuns do seu imóvel. Para isso, separamos algumas dicas do que pode implementar: 

  • Rampas de acesso e elevadores: Facilitam a locomoção de pessoas com deficiência física.
  • Piso antiderrapante: Garante a segurança de todos os hóspedes, principalmente a de idosos e crianças.
  • Corrimãos: Oferecem apoio e segurança para subir e descer escadas/rampas.
  • Portas largas: Permitem a passagem de cadeiras de rodas e outros dispositivos de auxílio à locomoção.
  • Sinalização em braille: Identifica portas, interruptores e outros elementos importantes para pessoas com deficiência visual terem autonomia.
  • Alarmes visuais e sonoros: Alertam sobre incêndios e outras emergências para pessoas com deficiência auditiva.
  • Iluminação adequada: Iluminação suficiente e uniforme em todos os ambientes é fundamental para a segurança e o conforto de todos.

Acomodações

Em seguida, é importante olhar as acomodações internas e verificar se esses pontos estão de acordo para, só então, ter acessibilidade em casa. 

  • Quarto térreo ou com elevador: Facilita o acesso de pessoas com deficiência física.
  • Acessos sem desníveis: Permitem a circulação de cadeiras de rodas.
  • Cama com altura adequada: Facilita a transferência de pessoas com deficiência física.
  • Espaço livre ao redor da cama: Permite a circulação de cadeiras de rodas e outros dispositivos de auxílio à locomoção.
  • Banheiro adaptado: Barras de apoio, chuveiro com acesso para cadeira de rodas e piso antiderrapante garantem a segurança e autonomia dos hóspedes. 
  • Cozinha: Adaptar a altura das bancadas, instalar armários com portas de correr e utilizar eletrodomésticos com comandos acessíveis facilita o uso da cozinha por pessoas com deficiência.

Equipamentos e adaptações adicionais

Agora se você deseja ser ainda mais assertivo e conseguir receber todos os tipos de hóspedes, temos algumas dicas adicionais. 

  • Ofereça cadeiras de banho e outros dispositivos de auxílio: eles permitem a autonomia e segurança de pessoas com deficiência no banheiro.
  • Disponibilize informações em formatos acessíveis: pode ser tradução para libras, audiodescrição ou outros formatos que garantam que todos os hóspedes tenham acesso às as regras da sua casa
  • Tenha tecnologias avançadas: IAs por comandos de voz e aplicativos de acessibilidade podem tornar o lar ainda mais adaptado e inclusivo.
Foto de DC Studio no Freepik | acessibilidade em casa de temporada
Foto de DC Studio no Freepik

Dicas para ter acessibilidade em casas para temporada

Para conseguir oferecer um imóvel realmente acessível é importante que você obtenha orientação profissional de quem é realmente especialista no assunto. Com a ajuda certa, você poderá fazer as adaptações adequadas e ideais para o seu imóvel e o seu público. 

Outro ponto importante é manter a comunicação com os seus hóspedes, só assim você entenderá as necessidades específicas de cada um para garantir uma estadia personalizada e acessível. 

Com tudo isso pronto, você terá direito a divulgar que tem acessibilidade em casa. Escreva isso na descrição do seu anúncio e coloque também no título, assim será mais fácil do seu imóvel ser encontrado pelos hóspedes. 

Contudo, se não puder fazer tudo de uma vez, comece com pequenas mudanças, pois elas podem fazer a diferença na vida de quem precisa de acessibilidade em uma casa de temporada. 

 

Benefícios de ter acessibilidade em casa 

Ter acessibilidade em casas para temporada é importante para dar autonomia e independência aos seus hóspedes. Isso os ajudará a realizar suas atividades cotidianas como se estivessem em casa, a essência da locação por temporada. Além disso, ao eliminar barreiras físicas, você estará prevenindo acidentes domésticos não só de pessoas com necessidades especiais, como de todos os seus hóspedes. 

Em outras palavras, um ambiente acessível proporciona maior conforto e qualidade de vida para todos, tornando o espaço mais agradável e funcional. Ou seja, é um investimento em inclusão, qualidade de vida e bem-estar para os seus hóspedes, que irão avaliar bem a sua casa e atrair mais hóspedes. Isso irá resultar em uma rentabilidade maior para você que investe em locação por temporada.

Foto de DC Studio no Freepik
Foto de DC Studio no Freepik

Anfitrião Prime: seu parceiro ideal para o aluguel por temporada

Ao escolher o Anfitrião Prime, você terá a tranquilidade de saber que seu imóvel está em boas mãos. Somos o maior gestor de imóveis de temporada do Brasil, com mais de 1.000 propriedades sob gestão. 

Nossos serviços incluem:

  • Criação e otimização de anúncios: elaboramos anúncios profissionais e atraentes para os principais sites de reserva, como Airbnb, Booking e TripAdvisor, maximizando a visibilidade do seu imóvel e aumentando suas chances de ocupação.
  • Gestão de reservas e calendário: cuidamos de todo o processo de reserva, desde o contato com os hóspedes até a confirmação da estadia, gerenciando o calendário de reservas para evitar conflitos e garantir a otimização da ocupação.
  • Atendimento aos hóspedes: oferecemos atendimento personalizado e cordial aos hóspedes, desde o check-in até o check-out, respondendo dúvidas, fornecendo informações e resolvendo solicitações de forma eficiente e amigável.
  • Manutenção e limpeza: cuidamos da manutenção preventiva e corretiva do seu imóvel, além da limpeza profissional do seu imóvel, garantindo um ambiente impecável e acolhedor para os hóspedes.
  • Repasse de valores: repassamos os valores das reservas de forma segura e transparente, de acordo com o contrato firmado, proporcionando tranquilidade e segurança para você.

Com o Anfitrião Prime, você pode:

  • Maximizar seus lucros: aumentamos a ocupação do seu imóvel e otimizamos o valor das diárias, gerando maior rentabilidade e retorno sobre o investimento.
  • Tranquilidade e despreocupação: cuidamos de tudo para você, desde a divulgação do seu imóvel até o atendimento aos hóspedes, para que você possa aproveitar seu tempo livre sem preocupações.
  • Experiência profissional: oferecemos um serviço profissional e personalizado, com equipe qualificada e experiente no mercado de aluguel por temporada, oferecendo satisfação aos seus hóspedes.

Anfitrião Prime: Seu parceiro para o sucesso do seu aluguel por temporada! Clique aqui para saber mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *