Quem trabalha com hospedagem ou com serviços envolvidos no turismo, sabe que overbooking é um problema comum, mas que pode (e deve) ser evitado.
Apesar disso, evitar o overbooking pode não ser uma tarefa muito fácil para quem lida com diversos imóveis de temporada e/ou canais de reserva. A sincronização entre um anúncio e outro deve ser rápida e contínua, para que problemas não venham acontecer.
Aqui no Anfitrião Prime, trabalhamos com softwares que nos ajudam na atualização de calendários de reserva automaticamente e que nós possibilita a divulgação em mais de um site de reserva ao mesmo tempo. É uma preocupação a menos para nós que lidamos com reservas e cancelamentos todos os dias.
Neste artigo iremos falar sobre o que é overbooking na locação por temporada e como você, proprietário (a), pode evitar. Confira!
O que é overbooking?
O overbooking é uma prática comum em diversos setores do turismo, como a aviação e a hotelaria. No aluguel de temporada, o overbooking ocorre quando há mais reservas em um mesmo período e para a mesma propriedade.
Essa prática pode causar transtornos para os hóspedes, que podem se ver sem lugar para se hospedar durante uma viagem planejada com antecedência, o que também prejudica o anfitrião. Apesar disso, overbooking é uma prática legal no Brasil, desde que o anfitrião informe ao hóspede sobre a possibilidade de overbooking no momento da reserva.
Mas, como falamos anteriormente, o overbooking pode causar prejuízos para o anfitrião, pois ao cancelar uma reserva é necessário ressarcir o hóspede e, muitas vezes, pagar multa ao portal de reservas e ter penalização na nota de perfil. Além disso, um cancelamento de reservas pode gerar reclamações e, em casos mais extremos, processos judiciais.
Como evitar o overbooking na locação de temporada?
Agora que você já sabe o que é o overbooking, precisa saber como evitar que isso aconteça na sua propriedade. Primeiramente, você deve fazer uma boa gestão do seu calendário de reservas. Isso pode ser feito acompanhando os pedidos de reservas e de cancelamentos por parte dos hóspedes, e manter as informações de todos os sites de reservas em um único lugar.
Aqui no Anfitrião Prime trabalhamos com softwares e tecnologias próprias que nos ajudam a ter todas as informações de nossos imóveis em um único lugar. Essas tecnologias são extremamente úteis pois apenas com elas podemos ter controle das solicitações de reservas, reservas confirmadas e as canceladas de todas as mais de 30 plataformas com as quais trabalhamos.
Além disso, você precisa manter uma política clara para cancelamentos, isso te dará mais segurança quanto a cancelamentos por conta de hóspedes e os hóspedes também ficaram mais tranquilos em saber tudo o que pode acontecer com a reserva dele. Isso te dará pontos por manter uma comunicação assertiva com seus hóspedes e pode te diferenciar de muitos anfitriões desatentos.
Finalmente, e a nossa dica mais importante, não tente aumentar o faturamento do seu imóvel com estratégias de overbooking. Lembre-se que o excesso de reservas para o mesmo período e para a mesma propriedade é arriscado. E mesmo que em situações pontuais podem dar certo pelo fato de um hóspede ter cancelado em cima da hora, é muito mais provável que os dois hóspedes apareçam e você se veja em uma “saia justa”.
Ao invés de ir por esse caminho, invista em um gestor de locação por temporada, como Anfitrião Prime, e fique tranquilo de que sempre terá uma equipe cuidando de tudo. Ou, ainda, invista em softwares de gestão que podem te auxiliar na hora de gerenciar as suas reservas.
O que fazer em caso de overbooking?
Em caso de overbooking, o anfitrião deve agir com transparência e respeito aos hóspedes. As seguintes dicas podem ajudar:
- Comunique-se com o hóspede o mais rápido possível e informe o que aconteceu, para que, juntos, possam encontrar uma solução.
- Ofereça alternativas ao hóspede, como a possibilidade de realocá-lo para outro imóvel, receber um reembolso ou uma outra data para a hospedagem.
Como o Anfitrião Prime pode ajudar a evitar o overbooking?
O Anfitrião Prime é uma empresa especializada em gestão de imóveis de temporada. Oferecemos diversos serviços que ajudam a simplificar a vida de proprietários e proprietárias de todo o Brasil, pois cuidamos de todas as etapas da locação.
Contamos com equipes especializadas disponíveis 7 dias por semana, gestão unificada do calendário de reservas, precificação inteligente, comunicação com hóspedes e muito mais. Isso ajuda a evitar o overbooking e a obter maiores lucros com a locação por temporada.
Com a nossa ajuda, você estará oferecendo uma experiência superior aos hóspedes, obtendo mais avaliações e, consequentemente, aumentando as suas chances de sucesso no aluguel de temporada.