A primeira coisa que vem à cabeça quando se pensa em alugar no Airbnb aquele seu imóvel para temporadas é ‘o que colocar no anúncio do meu imóvel?’. Mas, outras perguntas como ‘o que meu imóvel precisa ter para ser alugado?’ também aparecem e é esse e outros questionamentos que vamos responder no texto a seguir.
Saiba como alugar no Airbnb e conseguir uma renda extra com seu imóvel
A entrada de um dinheirinho extra é sempre bem vindo, né?! E você pode conseguir essa renda extra colocando seu imóvel para alugar por temporadas. A casa na praia ou o apartamento na cidade grande podem ser colocados para alugar. Mas é importante levar em conta que você precisa fazer algumas coisinhas para anunciar e deixar sua propriedade pronta para receber o hóspede.
Cadastre-se no Airbnb
Antes de partir para o anúncio em si, primeiro lugar é preciso se inscrever no Airbnb.
Com as configurações que são semelhantes à de uma de rede social, se cadastrar no Airbnb é fácil e rápido.
No seu perfil, mostre que é uma pessoa legal e que seu hóspede pode confiar em você. Lembre-se que, apesar de ser uma plataforma para alugar imóveis, o Airbnb é uma comunidade, onde as pessoas falam sobre outras pessoas. Por isso, é legal que você coloque seus hobbies, do que gosta e/ou com o que você trabalha.
Assim, os possíveis hóspedes poderão se identificar com você e seu imóvel pode ser mais viável para eles.
O anúncio
Depois que seu cadastro estiver pronto, é hora de partir para a escrita do anúncio. É necessário detalhar seu imóvel nos mínimos detalhes e pensar em tudo aquilo que você gostaria de saber sobre um lugar onde vai passar algum tempo, e colocar nele.
A primeira coisa a escrever é quantos hóspedes o imóvel está habilitado a receber, bem como quantos quartos e banheiros têm. Depois disso, pode detalhar se a cozinha está equipada com os principais eletrodomésticos para preparar uma refeição básica. Se tem sala e o que tem nela, como: sofá, TV, ventilador e mesa.
Lembre-se de chamar atenção aos pontos positivos do que você está querendo alugar. Por exemplo, a sua casa não tem piscina nem ar-condicionado, mas é a beira-mar. Foque no ‘a beira-mar’ e não no que não tem.

Apesar de focar no que tem de bom no seu imóvel, de destacar essas qualidades, é importante mostrar como ele é na realidade. Em outras palavras, mostre o que tem bom, mas não invente coisas.
Visto que isso pode trazer comentários positivos o anúncio nos sites de reserva e fazer com que mais pessoas vejam sua propriedade. E um anúncio visto mais vezes, é um imóvel alugado mais vezes também.
Fotos serão pedidas quando publicar seu anúncio, por isso, é importante tirar fotos bacanas e que elas ressaltem o que há de bom no seu imóvel, assim como no texto. Não adianta escrever coisas super bonitas e as fotos irem para o lado contrário.
Anúncio publicado e agora o que faço para alugar no Airbnb?
Depois do anúncio pronto, é só se preparar para responder os questionamentos dos interessados no seu imóvel. Isso aumenta as possibilidades dele ser alugado pela primeira vez.
E quando ele for alugado pela primeira vez, resta a você pedir para que o hóspede comente coisas positivas sobre seu imóvel e então tudo vai ser mais fácil e automático.
Lembre-se, o Airbnb é uma comunidade e um hóspede vai falando para o outro e seu imóvel ficará alugado sempre que você desejar. Depois que seu imóvel estiver alugado, é importante você se tornar um anfitrião Airbnb legal e verdadeiro. Saiba como ser um bom anfitrião do Airbnb, clicando aqui.
Foto destaque: Alan Navarro no Unsplash