Aluga-se um Paraíso

Dicas para proprietários que desejam investir em aluguel por temporada

Tempo de leitura: 5 minutos

O mercado imobiliário tem atraído muitos investidores. Por ser um investimento seguro, muitos compradores estão investindo em opções que favoreçam uma rota segura de rentabilidade. Nesse contexto, o aluguel por temporada aparece como uma tendência para muitos compradores. 

Apesar da pandemia, nos últimos meses notou-se um aumento considerável de turistas se aventurando em cidades distintas. E, na maioria das vezes, eles optam por acomodações particulares que ofereçam o mesmo conforto de um hotel, porém com a segurança e a privacidade que somente uma locação temporária poderiam oferecer.

Os especialistas também acreditam que essas novas preferências do viajante vieram para ficar, tornando o aluguel de curto prazo um investimento impressionante a longo prazo.

Se você está avaliando esse mercado, separamos aqui algumas dicas necessárias para quem busca ampliar os investimentos em um aluguel por temporada.

1- Cenário econômico brasileiro: Oportunidades no mercado imobiliário 

Dicas para proprietários que desejam investir em aluguel por temporada
Existem muitos benefícios de se investir em um aluguel por temporada.

Em 2020, no início da pandemia, tivemos uma das taxas de juros mais baixas da história. A Taxa Selic chegou a 2% ao ano e grande parte dos investimentos acabaram remunerando abaixo das expectativas dos investidores. Com a queda expressiva dos juros, muitos migraram o capital excedente para o setor imobiliário, que apresenta maior segurança e estabilidade.

Nesse contexto, o volume de financiamentos imobiliários foi de 57% no ano passado para 113% no primeiro trimestre de 2021. As operações entre janeiro e março chegaram ao valor recorde de R$43 bilhões, com 187,6 mil unidades vendidas, segundo aponta o relatório de dados da Abecip (Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).

A alta da demanda brasileira por casa própria ou novos imóveis tem contribuído significativamente para o crescimento de novas oportunidades, uma delas é o de aluguel por temporadas.  Com isso, a competição entre os investidores também está crescendo – e para se diferenciar é necessário saber como investir na propriedade. 

2-Complemente o seu orçamento mensal com aluguel por temporada

O setor de aluguel por temporada tem mostrado ser um caminho de oportunidades sem precedentes. Aqui no Anfitrião Prime, por exemplo, temos exemplos de proprietários que aumentaram os seus lucros em até 70% com o apoio dos serviços oferecidos pela empresa. 

A maioria dos investidores olha para a taxa de capitalização – a relação entre o lucro líquido de uma propriedade e seu valor de mercado – como uma medida chave de sucesso, porque indica o retorno do investimento. E se avaliarmos a rentabilidade de um imóvel podemos calcular de 4% a 10%, dependendo do modelo de contrato que está sendo oferecido. 

Isso significa que seu teto de lucratividade é significativamente mais alto ao investir em aluguéis por temporada do que em outras opções de propriedade – abrindo a chance de muito mais dinheiro para colocar no seu bolso.

3 – Divulgue a sua propriedade em mais de um site de reservas

Uma dúvida comum é com relação a criação de fluxos de receitas que sejam capazes de compensar o investimento feito. E sabendo que as despesas de quem tem mais de uma propriedade pode não ser das mais amigáveis, uma alternativa segura e confiável é com relação a divulgação do imóvel. 

Cadastre a sua propriedade em mais de um site de reservas e aumente a visibilidade do seu imóvel utilizando informações que valorizem o seu aluguel por temporada. Crie planilhas e mantenha os dados atualizados para sempre que tiver uma reserva, você possa fazer as vistorias e manutenções necessárias.

Se você preferir, contrate uma empresa especializada para fazer a gestão do seu imóvel e aproveite os benefícios de se ter profissionais cuidando de todos os detalhes para garantir mais reservas para o seu aluguel por temporada.

De pagamentos de hipotecas e serviços públicos a taxas de seguro e custos de manutenção, uma renda sólida de aluguel pode cobrir despesas mensais e ajudar sua casa a se pagar em um período mais curto. Os proprietários de aluguel por temporada também são elegíveis para certas deduções fiscais, que podem ajudar a diminuir a diferença entre receitas e despesas.

4- Conquiste boas avaliações e aumente as suas chances de reservas

Você consegue imaginar o alcance de uma boa avaliação? Se você está considerando trabalhar com aluguel por temporada ou pretende aumentar a lucratividade do seu imóvel, é fundamental investir em comodidades que favoreçam um feedback positivo.

Ao conquistar boas avaliações dos visitantes que estiveram na sua propriedade, o seu imóvel ganhará em competitividade e em reservas.Portanto, quanto mais experiências cinco estrelas você oferece, mais sites como o Airbnb e Vrbo mostrarão sua propriedade aos viajantes que procuram – tornando mais provável que você ganhe uma renda adicional.

Diante disso, a recomendação para ser um bom anfitrião de aluguel por temporada é que se invista em hospitalidade. Invista numa decoração aconchegante, com tons de cores neutras, de preferência. Você pode ainda oferecer kits de boas-vindas aos hóspedes, com pequenos mimos para eles utilizarem durante o período em que estiverem alugando o seu imóvel. E após o check-out reforce sobre a importância de avaliar a sua propriedade. 

5- Esteja sempre preparado para imprevistos

Como estamos lidando com o atendimento ao cliente, um item que precisa ser avaliado são os imprevistos. Muitas vezes, a sorte nos pega desprevenidos e é nestes momentos em que  começam a aparecer os reparos e as manutenções do seu imóvel.

Não importa o cenário, você precisa estar preparado para lidar com qualquer coisa. Ter um contato que atenda nas imediações do seu imóvel de temporada e designar  um contato de plantão que possa chegar ao local e atender essas emergências. Também é uma boa ideia ter uma lista de contatos de empresas ou prestadores de serviços locais que atendam com agilidade  às solicitações dos hóspedes.

6 – Valorização do imóvel 

Como acontece com todos os bons investimentos, os bens imobiliários valorizam com o tempo. Portanto, se você decidir em algum momento vender a propriedade, certamente, conseguirá lucrar se comparado com os valores investidos inicialmente.

Há alguns fatores importantes para que a valorização do imóvel aconteça. Embora, o cálculo seja um pouco complexo e dependa de algumas variáveis do mercado, tais como, as condições econômicas do País e da região em que está o imóvel, a infraestrutura e qualidade de vida oferecida na região e eventuais mudanças de comportamento da sociedade. É possível afirmar que o aluguel por temporada contribui ainda mais para esse processo de valorização.

Além de promover o turismo na região em que você estará hospedado, o aluguel por temporada te ajuda a transformar uma simples casa de família em uma casa aconchegante pronta para receber visitas. Isso sem contar com os valores que você receberá sempre que uma estadia for concluída com sucesso. 

7 – Contrate um administrador de propriedades de aluguel por temporada

Para ser um anfitrião com as melhores avaliações nos sites de reservas é importante ter os aliados certos. O Anfitrião Prime, por exemplo, oferece um serviço diferenciado.

Além de anunciar o seu imóvel em mais de 30 sites de reserva, a empresa cuida de toda a administração da casa proporcionando aos hóspedes uma estadia de qualidade para os hóspedes, menos dor de cabeça e maior rentabilidade para o proprietário.

Caso tenha interesse em descobrir mais benefícios de se contratar um gestor de propriedades, acesse visite esse link aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *