Cenário pós COVID-19: Oportunidades para o mercado de aluguel por temporada

Cenário pós-COVID19: Oportunidades para o mercado de aluguel por temporada

Tempo de leitura: 4 minutos

Já passamos da metade de 2021,  e temos mais de 80% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose. O comércio está voltando aos poucos e as pessoas estão ganhando mais confiança para planejarem viagens. Embora o coronavírus ainda seja uma realidade, já é possível encontrar alternativas para momentos de lazer em família. E os proprietários de aluguel por temporada podem aproveitar desse momento para ampliarem seus rendimentos.  

No último ano, o turismo no Brasil foi um dos setores que mais sofreram impacto negativo por conta da pandemia de Covid-19. No entanto, em maio de 2021, de acordo com a Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o setor obteve  um faturamento de R$ 9,3 bilhões – o valor foi 47,5% superior ao assinalado no mesmo período em 2020. O período de alta corresponde a flexibilização da quarentena

Para os próximos meses as expectativas seguem bastante otimistas, mas para  garantir a segurança e o conforto de todos. Separamos, a seguir, algumas recomendações para você manter a sua  propriedade de aluguel por temporada organizada e livre de riscos.

Recomendações para um anfitrião

Cenário pós COVID-19: Oportunidades para o mercado de aluguel por temporada
Hospitalidade e empatia são elementos essenciais para um bom anfitrião.

O proprietário de um aluguel por temporada pode aproveitar os novos comportamentos dos turistas para criarem serviços mais personalizados e oferecer ao hóspede toda a comodidade e benefícios de um aluguel por temporada. 

A pandemia trouxe muitas mudanças e uma delas se refere ao comportamento dos turistas e seus respectivos interesses. Para diferenciar o seu serviço e oferecer um bom atendimento, vale a pena investir em cuidados e melhorias que ajudarão o seu hóspede se sentir mais confortável.

1 – Limpeza e organização

Abasteça a sua despensa com produtos de limpeza e tenha um serviço de limpeza da sua confiança para fazer uma boa faxina entre um hóspede e outro. Ter itens de limpeza à mão faz com que os usuários . Pode começar pelos itens básicos, como:

  • álcool 70%;
  • álcool em gel 70%;
  • desinfetante;
  • detergente;
  • limpador multiuso;
  • pano e esponja.

2 – Bom atendimento

Seja atencioso e tente responder os seus hóspedes com agilidade. A sua hospitalidade deve começar antes mesmo da reserva do aluguel por temporada e o viajante deve perceber tudo isso desde o momento que ele estiver escolhendo um lugar para passar alguns dias de férias.

3- Invista em relacionamento

Para criar um bom relacionamento temos diversas dicas de como receber bem um hóspede em um aluguel por temporada. Conheça os gostos do público que visita a sua casa, pequenos presentes ou guia turístico do que fazer na região são boas opções para quem está buscando estreitar a relação. 

Mercado ainda em crise, porém com esperança

Uma pesquisa realizada  no final de 2020 pelo Booking.com, com 20 mil viajantes em 28 países, entre eles o Brasil, mostrou que as pessoas estavam com desejo de viajar e que deveriam recuperar o tempo perdido. A pesquisa apresentou ainda que boa parte das pessoas estavam esperando a vacina para voltarem a viajar.

Já se passaram pouco mais de um ano e meio desde que a pandemia começou e estamos convivendo com a crise instaurada pelo coronavírus. As incertezas ainda seguem grandes. Porém, agora com boa parte da população parcialmente imunizada, os turistas brasileiros estão voltando a pesquisar roteiros de viagens para fazerem nos próximos meses. 

Com normas sanitárias mais rigorosas e um cuidado maior de boa parte dos cidadãos, as perspectivas são interessantes para profissionais que trabalham com aluguel por temporada.  Além do aumento de viagens,  os proprietários de aluguel por temporada podem se preparar para uma nova curva de crescimento nas reservas.

Tendências de viagens: o que esperar após a pandemia?

Diante do cenário atual é certo afirmar que o turismo precisará passar por algumas adaptações para voltar a crescer. Embora esse desenvolvimento seja um processo a longo prazo, há algumas tendências que o mercado precisa estar atento e todas elas também impactam o proprietário de aluguel por temporada. 

Embora, as pessoas tenham se isolado fisicamente para conter a proliferação do vírus. Podemos notar que elas tornaram-se mais engajadas com os conteúdos online e com todas as informações que circulam na rede. Então, assuntos que poderiam ser periféricos e sem tanta relevância, estão agora com um posicionamento estratégico. Entre os pontos que podemos destacar estão:

  • Experiência do cliente e um bom atendimento: A hospitalidade e acolhimento oferecidos pelo dono de um aluguel por temporada, por exemplo, pode influenciar diretamente na decisão de um viajante em busca de um lugar para passar alguns dias. 
  • Turismo consciente:  É quando você valoriza tradições e costumes da região. Desfruta de todos os benefícios e diferenciais dos serviços e mão de obra local, proporcionando sustentabilidade econômica da comunidade. 
  • Sustentabilidade: Conhecido também como turismo sustentável, esse conceito oferece uma imersão completa na região e destaca a preocupação com questões econômicas, sociais e ambientais.

Contrate um especialista em gestão de propriedades

Para estar sempre atento às tendências do mercado de aluguel por temporada, você pode contratar uma empresa especializada em gestão de propriedades. O Anfitrião Prime, por exemplo, cuida de toda a administração e divulgação do seu imóvel. 

Você pode contratar desde uma equipe especializada em registros fotográficos, para garantir os melhores ângulos e imagens, até planos de atendimento que te auxiliam na gestão do calendário de reservas. Para saber mais sobre os nossos serviços, acesse o nosso site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *