Checklist que todo proprietário deveria seguir ao alugar o seu imóvel de temporada

Checklist que todo proprietário deveria seguir ao alugar o seu imóvel de temporada

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você está iniciando no mercado de locação já deve estar ciente que um dos principais desafios é conseguir manter a sua propriedade em ordem e pronta para receber futuros hóspedes. Pensando nisso, o Anfitrião Prime preparou um checklist com todos os itens que deverão ser seguidos sempre que alugar o seu imóvel de temporada.

Além dos detalhes do dia-a-dia, como contas e manutenções que precisam ser realizadas. É sempre importante lembrar que a casa de férias deve ter alguns itens que vão fazer toda a diferença na hora das avaliações dos hóspedes. Os detalhes fazem toda a diferença no resultado, portanto, atente-se à organização e limpeza entre a saída e chegada de cada visita.

Quando citamos dessa forma, o checklist parece algo difícil e trabalhoso. Mas, a boa notícia é que o Anfitrião Prime preparou um roteiro fácil e eficiente para todo proprietário de imóvel que começou a investir nesse tipo de serviço.Com ele, você terá todo o inventário de itens importantes para cada cômodo. Se você achar necessário, pode também incluir algumas linhas para documentar qualquer coisa adicional que você considerar um diferencial para sua casa. Veja isso como um passo fundamental para melhorar o desempenho do seu aluguel por temporada.

Porque montar um checklist dos itens da sua casa?

imovel-de-temporada-checklist
Criar uma lista de itens para serem avaliados pode facilitar e melhorar o atendimento aos hóspedes.

Simplificando, um checklist deve ser semelhante ao inventário do seu aluguel por temporada. Trata-se de  um recurso usado para documentar itens importantes em sua casa. Ele permite que você avalie o que você tem, o que está acabando e o que você precisa ser comprado ou substituído.

Uma lista de verificação de inventário deve abranger todos os cômodos da casa e facilitar a anotação de tudo, desde itens de despensa até peças maiores de móveis. Também deve haver espaço para detalhar a quantidade e a condição de cada item documentado (por exemplo: 6 xícaras de café em boas condições).

A partir daí, o quão detalhado seu inventário fica é com você. Você pode anotar até a última bugiganga em sua casa, se isso lhe proporcionar paz de espírito, ou pode optar por cobrir apenas os suprimentos, comodidades e decoração que contribuem para a experiência geral do hóspede. De qualquer forma, você terá um material de referência robusto para manter um ambiente sempre organizado e com todos os itens que o hóspede precisa.

Ter um checklist te ajuda também em verificações rápidas para avaliar os itens necessários para receber bem os seus convidados. 

Bons motivos para criar um checklist do seu aluguel de temporada?

Aderir a um checklist é também uma forma de facilitar a gestão da sua propriedade como um todo. Com esse documento, você passa a fazer um acompanhamento mais próximo de tudo o que é consumido e utilizado na sua casa Dessa forma, você pode pensar em soluções que ajudem a melhorar a experiência do hóspede, sempre que tiver uma reserva.

1. Ofereça experiências de hóspedes cinco estrelas

Para que o hóspede sinta-se bem recebido e acolhido em seu aluguel de temporada. Ter um checklist completo e com todos os itens necessários para uma boa experiência é fundamental. Esse relatório ajuda a expor possíveis lacunas em seu suprimento de alimentos básicos e cria uma base para a atualização de comodidades que ajudam sua casa a se destacar para os viajantes.

 

Também pode ser uma boa solução para atender aos questionamentos de turistas ansiosos. Se um hóspede em potencial deseja saber se você tem um secador de cabelo no quarto principal, por exemplo, você pode examinar rapidamente sua lista de verificação e fornecer uma confirmação rápida e precisa. E se um item de interesse não estiver disponível, você gastará menos tempo procurando uma resposta e mais tempo tentando encontrar uma solução antes que os convidados cheguem.

2.Facilita a gestão de prestadores de serviços

Ter um roteiro para equipes de limpeza e outros profissionais de manutenção fornece um excelente ponto de referência para o trabalho que precisa ser concluído. Os governantes podem garantir que os itens sejam devolvidos aos locais designados. A equipe de reparos chamada para consertar a máquina de lavar louça pode rastrear em que estado estava antes da solicitação. E sua lista de verificação pré-organizada também pode ajudar a familiarizar os novos membros da equipe com a sua casa e garantir a consistência em todo o quadro.

3. Priorize a organização e deixe tudo documentado

Com convidados e profissionais entrando e saindo de sua casa o tempo todo é importante que você crie processos que te ajudem na gestão do imóvel. O checklist então te ajuda a manter a organização e ter um controle de todos os itens consumidos e utilizados na sua propriedade. 

Sabemos que o tempo é sempre o nosso maior inimigo quando o assunto é fazer a verificação do imóvel. E confiar na memória pode não ser o método mais confiável. Então, tenha sempre em fácil acesso o seu checklist com todos os itens que precisam ser verificados entre um hóspede e outro. 

Você pode ainda, criar um documento informando todos os itens que estão sendo contratados, pois, caso desapareça algo ou algum objeto seja danificado, você poderá tomar as medidas mais adequadas para não ficar no prejuízo. 

Itens que precisam aparecer no seu checklist

Quando estiver montando o seu checklist é importante que você avalie as condições dos objetos e itens de decoração que você está deixando para o futuro hóspede.Faça também um inventário de todos os móveis e eletrodomésticos.Você pode dividir a sua casa por cômodos e em cada um deles inserir os itens que precisam de constante avaliação.

Sempre quando estiver criando o seu documento de vistoria do aluguel por temporada tente ser bastante detalhista e coloque a data de quando estiver fazendo a verificação do imóvel. 

Confira, a seguir, um exemplo de checklist para ser aplicado.

Cozinha

  • Eletrodomésticos: Quais são os itens que estão disponíveis? quando foram adquiridos e em quais condições eles se encontram (Novo, Bom, Velho, etc)? Liste todos os equipamentos que você tem na sua casa.
  • Utensílios de cozinha: Quantos garfos, facas e colheres? Tem colher de pau, escumadeira e concha? Se sim, quantas?
  • Quantos e quais tipos de copos você deixará para os hóspedes utilizarem?
  • Quantos e quais tipos de pratos tem no seu aluguel por temporada?
  • Terá temperos? Quais?
  • Papel toalha ou guardanapo?
  • Quais produtos de limpeza serão necessários para esse cômodo? (Detergente, removedor de gordura, etc)

Banheiro

  • Quais produtos de limpeza você deixará à disposição dos hóspedes?
  • Álcool 70% e álcool em gel para higienização das mãos
  • Desinfetante
  • Pano de chão
  • papel higiênico

Sala

  • Tem televisão?
  • Qual o estado do sofá?
  • Você tem uma estante ou um hack?
  • Tem um aparelho de som?
  • Cite todos os itens e equipamentos da sala e aponte as condições atuais de cada um deles

Quarto

  • Tem algum equipamento eletrônico na decoração?
  • Quantas camas? De solteiro ou casado?
  • Deixará roupa de cama disponível?
  • Terá toalhas de banho à disposição do hóspede?

Precisando de mais praticidade? Contrate um gestor de propriedades

Se você é proprietário de diversos imóveis e deseja começar a trabalhar com aluguel de temporada, porém não pretende perder muito tempo com isso. Chegou a hora de você conhecer o Anfitrião Prime. 

Somos uma empresa especializada na gestão de propriedades que cuida de todos os detalhes burocráticos de divulgação, atendimento e acompanhamento de check-in e check-out. 

Nosso serviço oferece cobertura nacional e conta com mais de 1.000 propriedades no portfólio. Estamos ajudando centenas de proprietários a alugarem seus imóveis e terem uma gestão profissional do seu serviço de locação por temporada. Para saber mais, visite o nosso site. 

2 thoughts to “Checklist que todo proprietário deveria seguir ao alugar o seu imóvel de temporada”

  1. Boa noite, como cobrar do cliente algum item quebrado ou danificado, fazer um checklist pra isso tb? E como precificar os itens?

    1. Olá! O ideal é fazer o checklist de tudo o que imóvel tem, com fotos dos itens mais importantes e mais caros. Além disso, a vistoria de check-in é essencial para mostrar e documentar ao hóspede que tudo está funcionando corretamente, e a vistoria de saída ajuda a saber se houve algum dano durante a hospedagem e documentar caso alguma coisa tenha sido danificada. É importante manter o contato com o hóspede caso algum dano aconteça para que possam entrar em acordo com o pagamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *