condomínio pode proibir o aluguel de temporada?

O condomínio pode proibir aluguel por temporada?

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você é proprietário(a) de imóvel de temporada ou quer investir no mercado, deve estar ciente de que a locação por temporada em condomínios é um tópico complexo. Neste artigo, exploraremos a questão crucial: “condomínio pode proibir aluguel por temporada?”, confira.

O Anfitrião Prime, o maior gestor de imóveis de temporada do Brasil, tem desempenhado um papel fundamental ajudando proprietários de imóveis. Ajudamos os donos das propriedades a maximizarem seus ganhos com este tipo de negócio, gerenciando todas as etapas da locação. Passando pelo anúncio, fotos profissionais, calendário de reservas, precificação inteligente, comunicação com os hóspedes e muito mais. Agora, vamos aprofundar mais fundo nesta questão importante.

 

Afinal, os condomínios podem proibir a locação por temporada?

A locação por temporada em condomínios residenciais é uma prática que ganhou popularidade nos últimos anos, impulsionada pelo crescimento do mercado. No entanto, nem sempre é uma decisão simples, pois os condomínios podem estabelecer regras e restrições específicas para essa modalidade de locação.

Um dos principais dilemas enfrentados pelos proprietários é se o condomínio pode proibir aluguel por temporada. A resposta a esta pergunta varia de acordo com as leis estaduais e municipais, bem como com as regras específicas de cada condomínio. É importante consultar as regulamentações locais e revisar o regulamento interno do seu condomínio para entender as restrições que podem estar em vigor.

condomínio pode proibir o aluguel de temporada?
Foto de Leohoho na Unsplash

Regras e regulamentos do condomínio 

A capacidade de um condomínio de proibir ou permitir aluguéis por temporada geralmente está relacionada às regras estabelecidas pela própria administração. Essas regras podem variar significativamente, e é fundamental que os proprietários estejam cientes delas antes de decidirem alugar suas unidades por temporada.

Isso porque o condomínio é uma instituição autônoma, que possui o poder de decidir suas próprias regras, desde que a maioria dos donos das unidades concordem. E isso precisa ser feito através de assembleias, onde pelo menos 2 ⁄ 3 dos proprietários estejam presentes e a maioria aprove a proibição. 

Dessa forma, o condomínio pode proibir o aluguel de temporada, sim! Mas também pode impor regras mais flexíveis, como a duração mínima da locação, cadastro prévio dos hóspedes, limitar o uso das áreas comuns, etc. Tudo depende da conversa individual de cada local, por isso, não deixe de saber mais no seu condomínio e de, claro, participar das assembleias. 

Isso pode ser aprovado pelos condomínios por diversos motivos, como preservar a segurança e a privacidade dos moradores, evitar danos às propriedades, reduzir o tráfego de pessoas desconhecidas nas instalações, entre outros.

 

Regulamentações municipais e estaduais 

Além das regras do condomínio, você também precisa lembrar que existem regras municipais e estaduais que podem afetar a sua locação por temporada. Em algumas situações, para que a locação por temporada seja liberada é necessário um registro específico do imóvel e de licenças que possibilitam este tipo de locação. 

Do mesmo modo que as regras de condomínios podem ou não proibir o aluguel de temporada, essas leis estaduais e municipais também podem. Por isso, é importante que você proprietário(a) fique atento às leis locais para não cometer nenhum erro. Além disso, se a política do condomínio for diferente da lei em vigor, a lei prevalecerá. Então, fique sempre em alerta. 

Em São Paulo, por exemplo, a lei municipal nº 16.402/2016 estabelece que os proprietários de imóveis só podem alugar suas unidades por períodos de no máximo 90 dias e que é obrigatório fornecer aos locatários informações claras sobre as regras do condomínio.

No Rio de Janeiro, a Lei Complementar nº 157/2016 permite que os municípios limitem o número de dias em que os imóveis podem ser alugados por temporada, além de estabelecer multas para os proprietários que descumprirem as regras. 

Como mencionado anteriormente, o poder de proibir o aluguel de temporada dos condomínios não é absoluto. E além da lei, o condomínio também precisa lembrar que o direito à propriedade é garantido pela Constituição Federal e não pode ser violado pelo condomínio. Em outras palavras, se o proprietário(a) quiser, é possível entrar na Justiça pela contestação da proibição. 

Por exemplo, se a proibição da locação por temporada afetar – para mal – um proprietário que depende dessa fonte de renda ou que precisa alugar sua unidade por motivos pessoais ou profissionais, é algo ilegal. 

 

condomínio pode proibir o aluguel de temporada?
Foto de Tingey Injury Law Firm na Unsplash

Implicações Jurídicas para aqueles que desrespeitam as diretrizes do condomínio

Quando um proprietário decide ignorar as políticas previstas pelo condomínio em relação à locação de curta duração, ele se coloca sujeito a uma série de implicações que estão previstas na convenção ou nos regulamentos internos. Estas medidas podem incluir advertências, multas e, em situações extremas, a suspensão do acesso às áreas comuns do condomínio.

Em casos particularmente graves, o condomínio pode até tomar medidas legais contra o proprietário, buscando forçar o cumprimento das políticas, o que pode levar às obrigações do proprietário de compensar a indenização pelos prejuízos causados. Além disso, também podem incluir a interrupção imediata da atividade ilegal, a remoção dos hóspedes e, em alguns casos, a rescisão do contrato de locação.

Portanto, se você é proprietário de uma unidade em condomínio e planeja realizar aluguel por temporada, é essencial que você examine a convenção de condomínio e as disposições internas para verificar a existência de quaisquer restrições. Em caso positivo, é fundamental respeitar as políticas condicionais, a fim de evitar possíveis avaliações e problemas legais.

 

Como o Anfitrião Prime ajuda proprietários de imóveis de temporada

Se você deseja anunciar suas propriedades e aproveitar ao máximo a rentabilidade do aluguel por temporada, sem o incômodo da gestão operacional diária, a gestão de imóveis do Anfitrião Prime é a solução ideal para você. 

Divulgamos seu imóvel nas principais plataformas de locação por temporada, como Airbnb, Booking, Vrbo e Tripadvisor. Também fazemos o gerenciamento do calendário de reservas, comunicação com hóspedes, implantamos ações de revenue management nos valores das suas diárias e muito mais. Tudo para descomplicar a sua vida e maximizar os seus rendimentos através da locação por temporada. Entre em contato conosco e saiba como podemos fazer isso por você!

6 thoughts to “O condomínio pode proibir aluguel por temporada?”

  1. Gostaria de saber se faz alguma diferença o fato do proprietário depender da renda da locação por temporada para sua sobrevivência e se, além disso, o proprietário se manter habitando em parte do imóvel durante o período de locação? Moro no RJ.

    1. Olá! A locação por temporada é uma excelente forma de obter renda, mas se o imóvel é compartilhado com o hóspede é importante deixar isso bem claro no anúncio para não haver contratempos. Mesmo se for duas casas independentes, mas no mesmo quintal, é bom avisar o hóspede. Além disso, é bom deixar sempre com solicitação de reserva e não reserva instantânea, para que você possa se preparar. Entretanto, é bom lembrar que a RI é uma das formas mais eficientes de reservas.

  2. Também trabalho com locação por temporada (www.abmnb.com.br) e estou entrando com uma ação contra um condomínio cujo síndico proibiu a locação por temporada alegando ser uso não residencial. Nós que trabalhamos com essa atividade precisamos nos unir em associação para termos força e combater esses abusos, além de buscar um melhor disciplinamento desse tipo de atividade, que é completamente legal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *