locação tradicional e locação por temporada - as diferenças cruciais

Descubra as diferenças cruciais entre a locação tradicional e locação por temporada

Tempo de leitura: 4 minutos

Locação tradicional e locação por temporada são duas formas de alugar um imóvel, mas que se diferenciam em relação à duração do contrato entre locatário e locador.  

Neste artigo, o Anfitrião Prime, como o maior gestor de imóveis de temporada do Brasil, vai explorar este tema que é tão importante para quem está envolvido no mundo das locações de imóveis. Entender isso, é crucial para proprietários, gestores e inquilinos, já que cada um está procurando sanar necessidades e situações diferentes. 

 

Entendendo o que locação tradicional e locação por temporada

A locação tradicional, como o próprio nome sugere, é um contrato de aluguel de longo prazo que, normalmente, dura mais de 12 meses. Sendo assim, é uma comodidade para proprietários e inquilinos que desejam estabelecer uma residência de longo prazo em uma área específica. 

Por outro lado, a locução por temporada é uma opção de curto prazo ou short day, como costumamos falar. Este tipo de locação pode variar de alguns dias e pode chegar até 90 dias, sendo uma opção para quem desejar ter mais rotatividade de hóspedes. Essa locação, geralmente é feita para turistas, viajantes a negócios ou qualquer pessoa que deseje se hospedar em um novo ambiente e desfrutar das comodidades do seu imóvel. Além disso, vale deixar claro que este tipo de locação é especialmente popular em destinos turísticos. 

 

locação tradicional e locação por temporada - as diferenças cruciais
Casa com lazer à 750m da Praia de Massaguaçu/SP | Imóvel gerido pelo Anfitrião Prime

 

Diferenças cruciais entre locação tradicional e locação por temporada 

É importante ressaltar que quando falamos de locação tradicional, é aquela em que uma pessoa aluga um imóvel para moradia mesmo. É neste tipo de contrato que os inquilinos têm a possibilidade de estabelecer um lar permanente, enquanto os proprietários garantem um fluxo constante de renda.

Por outro lado, o aluguel por temporada é ideal para quem precisa de algo temporário, como para férias em destinos turísticos ou viagens de negócios. Essa opção oferece flexibilidade para que proprietários também usem o imóvel para outros fins. Esse tipo de negócio possibilita que os hóspedes escolham imóveis com diversas opções de comodidades e que tenham à sua disposição, durante um curto período de tempo, uma casa completa. É uma excelente forma de viajar e continuar tendo a privacidade que um hotel não dá. 

Além disso, também podemos citar o fato de que a locação tradicional tem aluguel mensal, com um valor fixo que, normalmente, aumenta anualmente. Já a locação por temporada é cobrada a partir de diárias, que variam de acordo com diversos fatores, como a localização, quantidade de hóspedes, quantos dias reservas e até a época do ano. Aqui no Anfitrião Prime trabalhamos com uma estratégia de precificação com quatro etapas e que leva em conta diretrizes do Revenue Management

Isso sem falar que tanto a locação tradicional, quanto a por temporada, estão sujeitas a regulamentações específicas, que variam de acordo com a região onde o imóvel está localizado. Por exemplo, existem leis que estipulam qual é o teto máximo que um locatário pode exigir como depósito de segurança. Já a locação por temporada têm as suas próprias leis e pode variar até de condomínio para condomínio, caso o imóvel seja um apartamento. 

 

Outras diferenças entre locação tradicional e locação por temporada 

Normalmente, quem aluga imóveis de forma tradicional, aluga através de imobiliárias. Essas imobiliárias trazem segurança financeira aos proprietários, porém limitam a variação de rentabilidade, que nem sempre é boa. 

Já quem aluga por temporada trabalha com plataformas de reservas digitais, como Airbnb e Booking, que foram criadas para atender essa demanda. Esses sites oferecem praticidade, facilidade e maior visibilidade de imóveis de todo o mundo. Além disso, garantem mais autonomia e oportunidades aos proprietários que não precisam depender de uma imobiliária para ter mais hóspedes. Com a locação por temporada também é possível estar sempre de olho nos danos ao imóvel e fazer reparos de prevenção, garantindo que ele está sendo cuidado como realmente merece. 

 

locação tradicional e locação por temporada - as diferenças cruciais
Casa incrível c piscina e lazer, Praia do Forte/BA | Imóvel gerido pelo Anfitrião Prime

Ficou interessado na locação por temporada? 

O Anfitrião Prime é o maior gestor de imóveis de temporada do Brasil, com mais de 1.000 acomodações no portfólio. Dos mais diversos tipos de imóveis, gerenciamos desde lofts, studios, casas, apartamentos, chácaras e mansões. Para isso, a propriedade só precisa ter o básico para  que uma pessoa possa se hospedar: cama, cozinha e banheiros equipados e individualizados. 

Ao trabalhar com o Anfitrião Prime, sempre terá uma equipe disponível para falar com seus hóspedes, entendendo suas necessidades e maximizando os seus ganhos. Cuidamos de todas as etapas da locação por temporada: anúncio, fotos, calendário, precificação inteligente, comunicação com os hóspedes, check-in, check-out e até manutenção, limpeza e lavanderia. Assim, você aproveita o seu tempo livre com o que desejar. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos fazer tudo isso por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *