Muitos proprietários não sabem, mas recusar reserva pode causar um impacto negativo nas locações dos imóveis de temporada. Isso porque a visibilidade dos anúncios é diretamente afetada quando você faz isso.
O Anfitrião Prime é um gestor de propriedades de locação por temporada. Fazemos o gerenciamento de acomodações em todo o Brasil, criando desde anúncios até o check-out dos hóspedes. Por isso, sabemos como uma boa gestão de reservas é fundamental. Não apenas para garantir mais locações, como, também, para fortalecer a autoridade do proprietário.
E é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo.
Por que você deve evitar recusar reserva?
Ao recusar reserva, o seu anúncio nos sites de reservas é afetado de diferentes maneiras. Para começar, quando o proprietário faz isso, o algoritmo acaba, automaticamente, diminuindo o ranqueamento do anúncio em questão.
Ou seja, os imóveis são jogados para os últimos resultados de busca. Consequentemente, isso afeta diretamente a visibilidade das acomodações, bem como a taxa de ocupação. Afinal de contas, o imóvel irá aparecer menos.
Dicas para evitar recusar reserva
Boa parte das recusas acontecem por erros de comunicação. Ou seja, o proprietário acaba não passando alguma informação para o hóspede e acaba tendo que recusar reserva.
Em outros casos, por conta do valor da diária que acaba não sendo aceito ou outros inúmeros motivos.
Para te ajudar a evitar ficar nas últimas posições de pesquisa, bem como aumentar o número de reservas e avaliações positivas, nós separamos algumas dicas. Confira:

Mantenha seu calendário de reservas sempre organizado
Um dos motivos que leva um proprietário a recusar reserva é acabar alugando a acomodação para dois clientes diferentes. Dessa forma, um dos dois acaba tendo a reserva cancelada.
Por isso, é muito importante que você, como dono do imóvel, tenha um calendário organizado. Nele você precisa colocar de maneira clara todas as locações que serão realizadas, para quantas pessoas, valores que serão cobrados, etc.
Além disso, se você anunciar em mais de uma plataforma de reserva, é essencial que esse calendário seja integrado. Afinal de contas, você está alugando em diferentes lugares e por isso precisa de cuidado redobrado.
Ofereça outras possibilidades
Se você está recusando a reserva por conta de agenda lotada, ou até mesmo por que a acomodação está passando por alguma reforma, também é válido oferecer outras possibilidades para o cliente.
Dessa forma, você não irá recusar atender o hóspede, evitando assim que seus imóveis acabem parando nos últimos resultados. Você pode, por exemplo, oferecer outras datas, condições especiais ou até mesmo outras acomodações se for o caso.
O importante aqui é garantir que o hóspede acabe efetivando a reserva, sem que você acabe tendo um impacto negativo nos sites de busca. Entretanto, lembre-se, uma boa comunicação é fundamental para garantir não apenas mais locações, mas para fortalecer a sua imagem dentro do mercado imobiliário local.

Tenha um bom gestor de imóveis
Essa é uma dica crucial para quem deseja otimizar as locações por temporada, bem como aumentar as avaliações positivas. Ter um bom gestor de imóveis será muito vantajoso para suas acomodações.
Isso porque, ele poderá cuidar de todos os detalhes dos anúncios e do atendimento, evitando erros de comunicação que podem gerar a recusa de reserva.
O Anfitrião Prime é um gestor de propriedades de locação por temporada que pode te ajudar. Nós contamos com uma equipe especializada que poderá cuidar de tudo, desde gerenciar suas acomodações em mais de 30 sites de reserva, até garantir que os seus imóveis estejam sempre prontos para receber hóspedes.
Dessa forma, você não precisará mais recusar reserva por não conseguir se organizar ou se comunicar corretamente com os hóspedes.
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Este é um tema crucial para qualquer administrador de locações. Entender as consequências de recusar reservas, tanto do ponto de vista da reputação quanto operacional, é fundamental. A decisão de recusar deve ser ponderada, levando em consideração tanto a experiência do hóspede quanto a estratégia de negócios a longo prazo. Seria muito benéfico se o artigo também explorasse como equilibrar esses aspectos sem prejudicar a ocupação e a satisfação do cliente