10 dicas para comprar uma casa de férias fora do estado

10 dicas para comprar uma casa de férias fora do estado

Tempo de leitura: 6 minutos

Um investimento que pode trazer bons resultados é comprar uma casa de férias fora do estado de residência. O Brasil é famoso pelas belas paisagens naturais e serve como destino para turistas de todos os cantos do planeta. 

Considerado o quinto maior país do mundo, ele oferece diversas possibilidades para o investidor brasileiro.  Você pode financiar um imóvel em outra cidade ou estado e os requisitos para que isso aconteça envolve as mesmas etapas de um financiamento de imóvel. 

Aconselha-se que o futuro proprietário faça uma visita presencial ao imóvel que será comprado. Isso possibilita uma avaliação melhor da região em que está o imóvel e também da estrutura da propriedade que será adquirida. 

Pesquise com cuidado todos os diferenciais da sua futura propriedade. Converse com pessoas que moram na região e busque todas as referências necessárias para que você tenha a certeza de que estará fazendo um bom investimento.

Faça um tour virtual para conhecer as casas de férias 

Utilize a tecnologia como uma aliada na hora de escolher uma casa de férias fora do estado.

Quer você esteja olhando para casas na sua cidade ou em todo o país, um tour virtual pode ser tão útil quanto fazer uma visitação pública. Na verdade, pode até ser mais útil, porque você pode voltar ao passeio quantas vezes quiser. Além disso, os passeios virtuais e as fotos permitem que você explore a casa em particular, sem ter que se envolver com o agente da listagem até que você e seu agente estejam prontos.

1. Veja como a planta baixa pode afetar o valor da casa de férias

Use tours virtuais para explorar a planta baixa e procurar problemas que possam afetar a acessibilidade, o conforto e a facilidade de uso dos hóspedes.

Por exemplo, se uma casa atender aos critérios de pesquisa de compra de uma casa de férias (por exemplo, três quartos, três banheiros), você pode usar um tour virtual para responder a perguntas relacionadas.

  • As áreas de estar e de dormir podem estar próximas demais?
  • A cozinha e as áreas de jantar podem acomodar o maior número de convidados que você espera receber?
  • Os banheiros são acessíveis para cadeiras de rodas ou funcionais para famílias com crianças pequenas?
  • Os tetos das alcovas são muito baixos para acomodar beliches?

Quando você considera como a planta baixa pode impactar o uso, você pode rapidamente desviar das propriedades que não atenderem aos seus critérios e focar naquelas que o façam.

2. Use as fotos para procurar possíveis problemas em casas de férias

Quando você está procurando uma casa online, olhe além do óbvio. Reserve um tempo para vasculhar as fotos em busca de dicas sobre o que está fora do enquadramento. É incrível o que você pode detectar quando olha um pouco mais de perto.

  • O telhado mostra sinais de envelhecimento ou abandono?
  • O deck parece descascar?
  • A entrada de automóveis ou o acesso à casa é em terreno muito íngreme?
  • O que as vistas pelas janelas revelam?

A atenção extra às fotos ou elementos capturados no passo a passo virtual pode ajudá-lo a eliminar propriedades rapidamente ou desenvolver uma lista de verificação de acompanhamento para propriedades que despertem seu interesse.

3. Use o Google Maps para ter uma ideia do lugar

Ao comprar uma casa de férias fora do estado, pode ser especialmente útil tomar nota da vista da rua da casa e da vizinhança usando o Google Maps.

  • É em uma rua movimentada ou perto de uma rodovia ou rodovia?
  • Como são as estruturas vizinhas (e veículos)?
  • Quais amenidades, se houver, estão a curta distância?
  • O bairro tem engarrafamentos? É de fácil acesso? A região tem ciclovia?
  • Que dicas você tem sobre a disponibilidade de estacionamento fora da rua?
  • Quanto tempo leva até o aeroporto principal mais próximo?

Conhecer o bairro e a comunidade de férias em geral é do seu interesse a longo prazo. Esses fatores não afetarão apenas suas experiências pessoais e dos hóspedes – eles também afetarão a análise da casa e seu preço de venda no futuro.

4. Visite casas abertas quando estiver viajando

Se você estiver em uma viagem de negócios ou planejando uma viagem de em família pelas cidades do seu país, reserve um tempo para visitar algumas casas abertas. Ou pare em uma imobiliária apenas para “ver as vitrines”.

É uma ótima atividade para incluir entre todas as coisas divertidas que você já planejou para sua viagem. Você aprenderá a identificar os recursos e comodidades que deseja priorizar na busca por casas de férias. Além disso, se você tem amigos ou família com você, olhar casas “apenas para se divertir” pode ajudá-los a ficar mais confortáveis ​​com a ideia de comprar uma casa de férias ou possuir um investimento para aluguel por temporada.

Como bônus, olhar para casas enquanto viaja pode até abrir novas possibilidades de mercado para você, já que está vendo como são os investimentos em aluguel por temporada em áreas fora de sua área de pesquisa inicial.

Procure os diferenciais da casa de férias fora do estado

Quer você esteja comprando uma casa de férias em uma comunidade perto de você ou fora do estado, você pode se atualizar com as fotos e os passeios virtuais. Mas também é uma boa ideia dar um passo atrás e observar o quadro geral.

5. Considere fatores básicos como a localização e idade de uma casa de férias

Quando você estiver considerando uma região muito procurada por turistas que tenha  potencial para investimentos imobiliários em aluguel por temporada, lembre-se de considerar  os fatores como: sazonalidade, localização e o volume de visitantes da região.

Todos esses detalhes podem atrair também futuros investidores, otimizando os seus investimentos iniciais. 

6. Conheça os altos e baixos das temporadas da região

Sua casa de férias e seu potencial como investimento para aluguel por temporada são afetados pela duração e intensidade da alta temporada turística e as meias-estações.

Por exemplo, se você estiver pensando em comprar uma casa de férias fora do estado, em uma cidade montanhosa, trabalhe com um agente que possa ajudá-lo a entender o turismo quando não for a temporada de esqui. Pense em como seu fluxo de caixa pode ser afetado por um inverno seco ou excepcionalmente frio e o que isso pode significar para seus objetivos ou compromissos financeiros.

7. Procure por problemas ocultos 

Se uma casa de férias não era anteriormente um investimento para aluguel por temporada, ela pode ter sido usada apenas uma ou duas temporadas por ano. Pode haver problemas com infraestrutura mais antiga, manutenção irregular ou atendimento intermitente. Os reparos superficiais podem mascarar os que foram atalhos ou que foram executados muito tarde após danos causados ​​pelo clima (ou por pessoas na casa).

Certifique-se de trabalhar com um agente que entenda o clima local e as práticas de construção quando estiver procurando uma casa fora da cidade. O agente certo também terá uma rede de inspetores residenciais e especialistas em reparos que eles podem consultar para questões formais e informais durante a busca por uma casa.

8. Evite suposições a respeito de infraestrutura 

Naturalmente, a qualidade do material de construção, as técnicas de construção e os regulamentos do código mudaram ao longo dos anos. Eles também podem variar de região para região ou bairro para bairro. Portanto, esteja a casa no registro histórico ou ainda em construção, você não quer fazer suposições sobre infraestrutura.

Também não custa procurar reparos que cheirem a uma abordagem amadora ou “faça-você-mesmo”. Mesmo quando bem executados, essas melhorias geralmente não são permitidas e podem não estar à altura das regulamentações.

Como resultado, você pode ter que pagar para ajustar o seu investimento em casa ou aluguel por temporada antes que ele esteja pronto para as férias.

9. Analise o clima da região

Quando o seu corretor estiver apresentando o imóvel, certifique-se de que ele  deverá procurar sinais sobre o potencial de geração de renda da propriedade.

  • Quantos outros investimentos de aluguel por temporada existem na vizinhança?
  • Estão bem conservados ou terrivelmente degradados?
  • Quanto trabalho é necessário para deixar a propriedade pronta para o aluguel por temporada?
  • Quanta manutenção regular parece que a propriedade precisará para mantê-la em forma para os hóspedes?
  • Quantos estacionamentos na rua estão disponíveis?
  • A casa é de fácil acesso para os turistas,  incluindo hóspedes com mobilidade limitada, crianças pequenas ou malas pesadas?

As respostas a essas perguntas podem se tornar alavancas a serem acionadas enquanto você fizer ou negociar uma oferta e otimizar a casa para a renda de aluguel de curto prazo assim que ela for sua.

10. Deixe seu corretor de imóveis  te ajudar com o trabalho braçal

Quando você estiver comprando uma casa de férias fora do estado, os melhores corretores de imóveis se oferecerão para transmitir ao vivo suas instruções para você ou gravá-las com comentários e compartilhá-las com você.

Um profissional mais experiente vai te dar insights e experiência, para que você possa ter o conhecimento local de que precisa para ajudá-lo a tomar uma decisão informada. Não há razão para que você não possa ver as casas que lhe interessam, mesmo se você mora a uma distância considerável de seu investimento potencial para aluguel por temporada.

Trabalhe com uma equipe especializada

Quando você estiver comprando uma casa fora do estado, é 100% correto pedir um suporte de um corretor de imóveis local com experiência em imóveis para casas de férias te ajudar a escolher a melhor opção para que você tenha um rendimento extra trabalhando com locação de curta e média temporada. 

Após a compra do imóvel, recomendamos também que você contrate um gestor de propriedades para cuidar de todos os detalhes que envolvem a administração e a divulgação da sua casa de férias nos sites de reserva. 

Comprar uma casa de férias fora do seu estado pode ser desafiador, mas muitas vezes valerá o investimento. Você precisará escolher os profissionais certos para fazer as manutenções necessárias sempre que precisar.

Ao terceirizar a administração do seu imóvel de temporada você não precisará mais que se preocupar com hóspedes ligando de madrugada, contratação de faxineira para limpeza do imóvel ou pedreiro para pequenas reformas e manutenções da casa. Conheça os serviços do Anfitrião Prime.

One thought to “10 dicas para comprar uma casa de férias fora do estado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *