5 dicas de como fazer a vistoria de imóvel de temporada

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma das principais atividades no cotidiano do aluguel de temporada é a vistoria do imóvel. E para que seja feito corretamente, é necessário tempo e dedicação. Mas, você sabe como fazer a vistoria de um imóvel de temporada?

A vistoria nada mais é que analisar todos os itens, móveis e eletrodomésticos do imóvel para identificar danos e objetos desaparecidos. Geralmente, deve ser realizada durante o checkout, antes dos hóspedes deixarem a propriedade. Assim, é possível certificar que o imóvel será entregue nas mesmas condições em que foi encontrado e que qualquer perda será paga.

Justamente por isso, é uma tarefa bem comum e, ao mesmo tempo, indispensável nos aluguéis, sejam eles de temporada ou não. Pode parecer frívolo, mas é difícil acompanhar o que você está guardando em uma propriedade que não costuma usar diariamente. 

A atividade exige a organização, lista com todos os bens da propriedade, tempo e paciência para verificar cada um dos itens do inventário.

como fazer a vistoria de um imóvel de temporada, a mulher da foto está fazendo uma
Para facilitar a vistoria faça um checklist com todos os itens presentes no imóvel

Entretanto, se você está começando agora no ramo de aluguel de temporada ou não quer mais se comprometer com esse tipo de serviço, contratar um gestor profissional de imóveis, como o Anfitrião Prime, pode ser a opção mais interessante.

No Anfitrião Prime, a vistoria está incorporada ao serviço de concierge, que pode ser encontrado em nossos planos Intermediário e Avançado. Ao final de cada estadia, fazemos a vistoria para certificar que tudo no imóvel está como foi encontrado. Além disso, se houver qualquer lesão, utilizamos todos os recursos para garantir reparações.

Agora que você já sabe a importância da vistoria de imóvel, vamos compartilhar 5 dicas super importantes para que você aprenda como fazer a vistoria da sua propriedade de forma fácil e organizada.

Como fazer a vistoria de um imóvel:

1. Faça um inventário

Primeiramente, é necessário fazer um inventário minucioso da propriedade, que é o passo essencial para saber que não irá  faltar nada durante a hospedagem e resolver diversos mal-entendidos. Por isso, organize um checklist para não esquecer o que precisa ser observado na hora da vistoria. O inventário servirá como garantia, tanto para você como para o hóspede, e deve ser construído com a máxima atenção para evitar transtornos. 

Vá de cômodo em cômodo listando tudo o que possui. Liste todos os móveis e eletrodomésticos que tem, descrevendo qual o estado de funcionamento de cada item. Além disso, também é importante listar tudo que há dentro e fora dos armários e qual a quantidade de cada um.

2. Mantenha atualizado e faça cópias

Mantenha seu inventário sempre atualizado e anote a data da última atualização. Talvez você esteja se perguntando por que colocar a data. E a gente recomenda que isso seja feito, pois possibilitará saber exatamente quem esteve no imóvel desde a revisão anterior, além de perceber a necessidade de uma nova vistoria mesmo sem mudanças aparentes. 

Também recomendamos fazer cópias desta lista e guardá-la em local seguro e onde você possa acessá-las facilmente, por exemplo, armazenado no computador, celular ou em um backup na nuvem.

3. Fotografe todos os cômodos

Saiba que o registro fotográfico pode ser tão importante quanto o documento escrito. Em alguns casos nossa memória visual funciona de forma mais eficiente do que a escrita. Por isso, é interessante montar um arquivo com fotos de todos os cômodos. 

Como em um jogo dos 7 erros você pode comparar as cenas para facilitar a conferência de cada parte da mobília e decoração. Não esqueça de fotografar itens mais valiosos, além de fotos de ângulos diferentes de cada cômodo, se necessário, para ter certeza que todos os detalhes, internos e externos, estarão preservados. 

Às vezes, só a foto pode não ser suficiente, então faça anotações junto a cada fotografia sobre o estado de conservação de alguns objetos. Assim você conseguirá visualizar melhor se o hóspede causou algum dano específico. 

É preciso ter em mente que, mesmo com todo o cuidado, acidentes podem acontecer. Utilizar as descrições junto às fotos pode reduzir o risco de falhas e também o tempo de trabalho, visto que elimina a dificuldade em encontrar as peças. 

Sempre que possível, tire novas fotos. Claro que espera-se encontrar honestidade em todas as pessoas, mas é bom se prevenir. As fotos, quase sempre, vêm com informações de data e hora de quando foram tiradas, o que facilita caso seja necessário prova de algum dano ou desaparecimento.

4. Anote os detalhes de artigos valiosos

No momento que estiver construindo seu checklist, tente anotar os detalhes, como marca e modelo, de objetos mais valiosos ou que quebram com facilidade. Dessa forma, você pode precificar em seu inventário itens que geralmente são danificados com mais frequência para facilitar a cobrança ou a substituição.

5. Faça testes nos itens de uso constante

como fazer a vistoria de um imóvel de temporada - manutenção de uma lâmpadaa.
Itens que são usados com frequência precisam ser checados em toda vistoria

Faça testes de funcionamento em todos os elementos que são usados constantemente e que podem sofrer desgastes. Veja qual o estado de conservação e se apresenta algum defeito.

  • Torneiras e chuveiros: veja se estão abrindo e fechando normalmente, se a água escoa e se a pia não está entupida ou com vazamentos.
  • Pias, vasos sanitários e ralos: acione a descarga para ter certeza que a válvula está funcionando corretamente e observe se a água escoa bem e sem entupimentos ou vazamentos.
  • Tomadas e lâmpadas: verifique se as tomadas estão transmitindo energia e se as luzes não estão queimadas ou piscando.
  • Interfone: teste se o aparelho funciona de modo correto ou se há interferências ou ruídos.
  • Móveis: abra armários, estantes, guarda-roupas e gavetas. Cheque se as dobradiças estão funcionando, se os trilhos das gavetas correm perfeitamente e se os puxadores estão bem presos.
  • Eletrodomésticos: ligue e desligue todos os aparelhos na cozinha: torradeiras, cafeteiras, panelas elétricas, micro-ondas etc. No banheiro: secadores; na sala e quarto: TVs e controles remotos, videogames, DVDs, ar-condicionado, ventiladores, etc. Na lavanderia: lavadoras, secadoras de roupas, tanquinhos, ferro de passar, etc.

Agora que você está preparado com todas as ferramentas e já sabe como fazer a vistoria do seu imóvel de forma organizada e eficiente perceberá que nem toda tarefa precisa ser maçante.

 

O Anfitrião Prime pode ajudar na vistoria do seu imóvel de temporada 

O Anfitrião Prime, como o maior gestor de imóveis de temporada do Brasil, ajuda diariamente mais de 1.000 proprietários a cuidar de suas propriedades e a descomplicar a vida de cada um deles. Nós cuidados de todos os detalhes que esse tipo de locação envolve e contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados para gerenciar cada uma das tarefas, incluindo a vistoria de imóveis. 

Então, se você precisar de ajuda com isso, não hesite em contatar o Anfitrião Prime. Pode ser pelo site, e-mail ou pelo WhatsApp. Será um prazer falar com você! 

9 thoughts to “5 dicas de como fazer a vistoria de imóvel de temporada”

  1. Este site é realmente demais. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  2. I like the helpful info you provide in your articles. I’ll bookmark your blog and check again here frequently. I am quite certain I will learn lots of new stuff right here! Best of luck for the next!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *