imóveis para temporada

6 coisas que todo dono de imóveis para temporada deve saber

Tempo de leitura: 4 minutos

Antes de se empolgar com a possível renda extra ao investir em imóveis para temporada de curta duração, você proprietário (a) precisa saber que existem diversas pontos aos quais se atentar para se certificar de estar fazendo a coisa certa. 

De fato, a experiência é a nossa maior escola, mas caso você esteja começando agora sua jornada, há algumas coisas que deve saber. 

Por exemplo, que ao contratar um gestor de propriedades profissional, como o Anfitrião Prime, você pode ficar despreocupado de que tem uma equipe cuidando do seu bem com carinho e que está fazendo de tudo para aumentar os seus ganhos com a locação de temporada. Afinal, nós só ganhamos se houver reservas! 

imóveis para temporada
Taxas, tarifas, regras locais, entre outras coisas que todo proprietário deve saber

Veja abaixo 6 coisas que todo proprietário deve saber:

1. Conheça as taxas

Antes de mais nada, saiba se há impostos estaduais e federais, além do possível imposto de hospedagem da própria cidade. Esteja ciente dos diversos níveis de tributação aos quais estará sujeito. 

Alguns municípios aplicam regulamentos sobre aluguel de curta temporada para evitar a locação ou também para incentivar o aluguel de longo período. Mantenha-se dentro da lei, pois o prejuízo com multas pode ser muito maior.  

Além disso, pesquise quais são as taxas dos sites de reservas. Existem diversos sites que possibilitam a divulgação de propriedades e eles cobram taxas diferentes, e também fazem o pagamento ao proprietário em momentos diferentes. O nosso conselho é: atente-se!  

2. Defina suas tarifas

Defina o valor das diárias do seu imóvel de modo competitivo, em concordância com a região e com o que sua propriedade oferece. Faça um checklist de tudo o que seu imóvel tem a proporcionar, destaque os diferenciais e dê valor a eles. Obter o preço certo pelo seu espaço será gratificante ao final. 

imóveis para temporada
Aprenda a precificar o seu aluguel de temporada e aumente sua renda

Pode parecer que R$10 é pouco, mas multiplicando esse valor pelo número de reservas de um ano, por exemplo, pode somar centenas, senão milhares, de reais em renda perdida.

Além disso, permaneça firme no valor estabelecido e tente não negociar o preço decidido. Muitas vezes quando se abre a exceção de negociar algum horário ou taxa com alguém, é possível que acabe fazendo o mesmo repetidas vezes.

3. Pesquise as regras locais

Isso é importante para não se arrepender de ter fechado um negócio. Caso vá investir em imóveis para temporada, estude quais são as regras do bairro ou do condomínio sobre o mercado de locação de temporada. 

Sabendo quais são os requisitos e custos de licença, se houver, você elimina a possibilidade de surpresas desagradáveis, como taxas cobradas por excesso de barulho ou pelo lixo na rua no dia errado, por exemplo. 

Também esteja atento (a) às quais regras podem ser alteradas da noite para o dia. Mudanças acontecem, mas não se deixe sobrecarregar com contratempos que já estavam previstos desde o início e você não considerou. 

4. Instale câmeras de segurança

A instalação de câmeras de segurança pode ser útil para absolutamente qualquer coisa fora do comum, como, animais proibidos, pessoas extras, festas indevidas, roubos ou furtos e objetos quebrados. Você precisará apresentar provas que comprovem o que diz caso o hóspede seja responsável. 

Caso contrário, serão as suas palavras contra as dele. Nem sempre os convidados tratarão seu imóvel com cuidado como se fosse a própria casa, por isso, prepare-se para incidentes e casualidades e dê um jeito de provar o que diz.

imóveis para temporada
Além de instalar as câmeras de segurança, esteja atento às vistorias do imóvel

5. Demonstre sinceridade

Demonstre sinceridade a todo momento, mesmo que te custe algumas reservas a menos. Com o decorrer do tempo você vai notar que também previne muitas preocupações e dores de cabeça. É recomendável objetividade na hora de apresentar as comodidades da propriedade. 

Seja honesto com o que está ou não incluído na hospedagem. Por exemplo, se o seu imóvel possui ventiladores e não ar-condicionado, deixe claro no anúncio e se possível repita às pessoas também quando elas concluírem a reserva. Assim, você evita possíveis problemas com os hóspedes.

6. Seja realista

Crie diversos cenários e projeções financeiras, positivas e negativas, a fim de não sair no prejuízo. É necessário se preparar para vários contextos tanto previsíveis (como a baixa temporada), quanto imprevisíveis como desastres naturais, problemas de manutenção na propriedade ou seja qual for a circunstância que dificulte ou impossibilite o aluguel de curta duração do seu imóvel. 

Você não precisa obrigatoriamente lucrar durante uma dificuldade ou apesar de qualquer problema, mas é fundamental que esteja preparado para não lidar com prejuízos e as consequências dele. 

Investir em imóveis para temporada pode ser muito gratificante, mas certifique-se de saber todos os prós e contras antes de dar o grande passo. 

Além disso, saiba que você pode contar com o Anfitrião Prime em todas as etapas da locação. Nós trabalhamos constantemente para descomplicar a sua vida e atuamos em todos os processos. Desde as fotos profissionais, criação e divulgação do anúncio, precificação das diárias, como também falar com os hóspedes, fazer a limpeza e manutenção do imóvel. Assim, os nossos proprietários podem ficar tranquilos de que tem uma equipe capacitada e especializada cuidando de cada detalhe dos seus imóveis para temporada. 

One thought to “6 coisas que todo dono de imóveis para temporada deve saber”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *