prós e os contras de se investir em um imóvel temporário

Prós e Contras de se investir em um imóvel temporário

Tempo de leitura: 5 minutos

Os aluguéis por temporada cresceram em popularidade na última década. Embora já fossem preferidos por muitas famílias experientes em busca de mais espaço e mais economia. Investir em um imóvel temporário passou a ser, portanto, uma alternativa para proprietários de imóveis e também para os turistas.

Esses caçadores de aventura começaram a escolher estadias únicas em vez de quartos de hotel já feitos. Agora, cada vez mais pessoas desejam aluguéis de curto prazo por outro motivo – como acomodações alternativas para se distanciar socialmente e ficar longe de outras pessoas.

No entanto, como em qualquer empreendimento, investir em um imóvel temporário por temporada exige muito trabalho e alguns obstáculos. É uma boa ideia pesar os prós e os contras do aluguel por temporada antes de comprar um.

Benefícios de comprar uma propriedade de investimento

Conheça algumas das vantagens de investir em um imóvel temporário.

Aumente a sua renda mensal

A vantagem óbvia: a renda extra que você pode ganhar alugando sua casa de férias para viajantes.

Os proprietários que alugam no Airbnb ganham em média R$ 2.000 por mês. E esse valor é apenas para uma plataforma. Se você listar sua casa nos outros sites de aluguel por temporada mais visitados, como Vrbo e Booking.com, terá ainda mais oportunidades para preencher sua agenda e obter o máximo de receita.

É importante, portanto, investir em um imóvel temporário, no lugar certo, com as comodidades certas para que essa seja uma ótima fonte de renda. Aqui estão alguns fatores que podem inclinar a balança a seu favor:

Localização e sazonalidade

Considere destinos de férias populares que atraiam visitantes o ano todo ou por mais de uma temporada.

Comodidades e inclusões

Considere o que os hóspedes estão dispostos a pagar a mais. Por exemplo, nossa pesquisa mostra que casas que aceitam animais de estimação podem gerar renda de 10 a 20% a mais .

Visitas pessoais

De que serve uma casa de férias se você não pode passar férias nela? Recomendamos ficar nela fora da alta temporada para que você possa aproveitar ao máximo os hóspedes pagantes durante a alta temporada.

Valorização do patrimônio líquido

Um aluguel por temporada pode ser uma maneira inteligente de garantir um futuro financeiro saudável. As propriedades imobiliárias tendem a se valorizar com o tempo. Uma casa de férias não é diferente. Se a economia permitir e se observarmos uma inflação em constante ascensão, o valor de sua propriedade de investimento também poderá subir com o tempo. Considere investir em melhorias e comodidades que possam atrair hóspedes e aumentar sua apreciação. Por exemplo, nossos estudos mostram que casas de férias com banheiras de hidromassagem geram de 15 a 20% mais receita. Quando chegar a hora, você pode lucrar com os lucros da venda de sua casa.

Mais deduções fiscais

O aluguel de uma casa de férias é um negócio, portanto, você poderá amortizar as despesas relacionadas ao negócio em que incorrerá para manter e reparar a propriedade. Aqui está uma lista de deduções possíveis que você pode reivindicar:

  • Taxas de hospedagem para sites como Airbnb e Vrbo
  • Serviço de limpeza
  • Serviços de utilidade pública
  • Suprimentos para hóspedes
  • Taxas de administração de propriedade
  • Taxas de ocupação
  • Prêmios de seguro
  • Juros de hipoteca
  • Manutenção de gramado ou jardim

A legislação tributária federal pode ser complexa, e cada estado tem diferentes legislações tributárias, portanto, recomendamos consultar seu contador ou um profissional da área tributária para discutir suas obrigações tributárias e como maximizar suas deduções.

Desvantagens de possuir uma propriedade de investimento

Despesas inesperadas

Como na vida, as coisas acontecem. Coisas quebram, se desgastam, desaparecem. O mesmo acontece com sua casa de férias. Depois de estimar cuidadosamente as despesas projetadas (financiamento, manutenção, seguro, limpeza, etc.), tenha uma reserva de emergência, para eventuais casualidades. 

Recomendamos reservar fundos para cobrir custos imprevistos. Isso permitirá que você gerencie melhor seu fluxo de caixa e proteja seu ROI de um golpe inesperado. Vale ainda, recorrer a parcerias ou empresas que possam fazer a gestão do seu aluguel de temporada.

Com o Anfitrião Prime, por exemplo, você não precisará se preocupar com a gestão do seu imóvel. A empresa cuida de toda a precificação das reservas e ainda anuncia a sua propriedade em mais de 30 sites de reservas.

Leis e regulamentos locais de aluguel por temporada variáveis

Cada destino tem regras, leis e regulamentos diferentes em relação aos aluguéis de curto prazo. Algumas cidades impõem restrições sufocantes à capacidade dos proprietários de alugarem para os viajantes, enquanto outros destinos apóiam os esforços de seus residentes para capitalizar no turismo. Isso pode complicar facilmente sua busca por casa. Sua melhor aposta?

Esta lista apresenta apenas destinos que permitem aluguéis de curto prazo e são grandes atrativos para os viajantes. Em seguida, trabalhe com um especialista em imóveis experiente, especializado em aluguel por temporada no mercado de sua escolha. Os agentes imobiliários locais conhecem seus mercados por dentro e por fora e podem ajudar com regulamentos e autorizações.

Impostos e seguro alto

Investir em um imóvel temporário, certamente, envolve alguns gastos a mais com impostos. Se você está considerando um condomínio ou casa de praia, pode ser cobrado um seguro mais alto devido a possíveis condições climáticas adversas.

Então, quando estiver avaliando ampliar os seus rendimentos com um aluguel por temporada, aconselhamos que antes de qualquer coisa, seja feito um mapeamento de todos esses custos extras com seu contador com antecedência.

Quando estiver pronto para alugar sua propriedade, aproveite as vantagens do preço dinâmico, que definirá automaticamente o preço de sua diária com base na demanda de viagens, condições de mercado, eventos e muito mais. Isso garante que você esteja atingindo seu pico de potencial de receita – e não deixando dinheiro na mesa.

Considere todas as possíveis despesas que o imóvel de temporada, tais como: 

  • Taxas de condomínio;
  • Taxas de intermediação do negócio (pode variar dependendo do site de anúncios);
  • Água;
  • Luz;
  • Internet;
  • Impostos (IPTU). 

Conservação e manutenção da propriedade

Está pensando em gerenciar seu aluguel por conta própria? Prepare-se para uma avalanche de trabalho. Como proprietário, você também pode ocupar o lugar de agente de recepção, governanta, técnico de reparo e muito mais.

Você será responsável por coisas como manutenção regular, reabastecimento de lençóis e toalhas, conserto de itens quebrados e atendimento a todos os pedidos dos hóspedes.

 Faça parceria com uma empresa de gerenciamento de aluguel por temporada com serviço completo do Anfitrião Prime você poderá tirar essas responsabilidades de suas costas. Eles terão uma equipe observando e trabalhando em sua propriedade, garantindo que sua casa seja mantida imaculada e em ótimas condições para cada estadia.

Estratégias de marketing digital

Os hóspedes devem encontrar seu aluguel de temporada antes de reservá-lo. Isso requer uma estrutura de marketing para te ajudar nessa divulgação. Não se trata apenas de registrar fotos atraentes da sua propriedade. 

Você precisa saber escrever anúncios atraentes que vendam e decorar com móveis e detalhes que complementam seu destino e atraem os hóspedes modernos.  Em seguida, vem listar sua casa em todos os principais sites de reservas, como Vrbo, Airbnb e Booking.com.

A partir desse ponto, você terá que otimizar continuamente sua listagem de aluguel por temporada para atrair a maioria dos clientes, atualizar suas taxas e calendários e responder a perguntas e avaliações.

 Quando você contrata um gerente de propriedade com serviço completo, ele se encarregará de todas essas tarefas de marketing. No Anfitrião Prime vamos ainda mais longe, anunciamos o seu imóvel e cuidamos de toda burocracia  para manter nossas casas entre os primeiros resultados do Google.

3 thoughts to “Prós e Contras de se investir em um imóvel temporário”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *