Rentabilize seu aluguel de temporada ao máximo

Tempo de leitura: 7 minutos

Sabia que a precificação das diárias da sua casa de temporada é um passo fundamental no caminho pelo melhor retorno financeiro com seu aluguel? Isso pode ser uma tarefa trabalhosa, mas nós estamos aqui pra te ajudar.

Uma série de fatores influencia a definição de preços de uma propriedade para alugar, como localização, datas disponíveis, comodidades do imóvel e número mínimo de noites para uma estadia, para citar apenas alguns.

O melhor caminho para maximizar o seu ROI (sigla em inglês para “Return on Investment”, ou “Retorno Sobre o Investimento”) está relacionado diretamente ao conceito de hospitalidade chamado revenue management (administração de receita), um conceito que pode ser entendido como o oferecimento do produto certo, pelo preço certo, no momento certo e para o consumidor certo.

Aumente a rentabilidade do seu aluguel de temporada com as estratégias certas.

Desejabilidade, disponibilidade e “reservabilidade” (a propensão de uma hospedagem ser reservada) são os três motores da geração de receita da sua propriedade de temporada.

Imagine um imóvel exclusivo e com amenidades de alta qualidade. Pelo preço corretamente definido, esse é um lugar que certamente será notado por hóspedes em potencial.

Vamos entender como calcular a melhor política de preços para sua hospedagem? Enquanto proprietário, comece fazendo a si mesmo as perguntas abaixo, para buscar um direcionamento na precificação das diárias do seu imóvel.

Que tipo de proprietário de aluguel de temporada é você?

A melhor maneira de maximizar o ROI da sua locação é estabelecer objetivos claros com esta atividade, incluindo como você planeja para usar a casa ou apartamento de forma pessoal, para o lazer seu e de sua família.

Então, pense sobre o que você quer da propriedade, para ter uma imagem clara do tipo de proprietário que você é e quanto dinheiro você pensa em receber com este aluguel.

Alguns proprietários só utilizam a locação de temporada para renda extra ou renda principal, evitando usar seu imóvel durante a alta temporada para fins pessoais, como a semana do Carnaval em uma grande capital, por exemplo, que é um momento de alta procura e, consequentemente, de bons retornos financeiros.

Outro tipo de proprietário é aquele mais informal, que pode ter uma ligação emocional com a casa ou que não abre mão de utilizar o espaço para o lazer seu e de sua família, conformando-se com uma renda menor gerada pela locação.

No meio-termo estão os proprietários que querem curtir sua casa durante alguns momentos de alta temporada, enquanto continuam gerando uma alta receita. Normalmente, essas pessoas querem manter 80% de seu calendário aberto para hóspedes.

Descobrir em qual desses perfis você se encaixa vai te ajudar a entender quanto de dinheiro você pode esperar receber com suas locações. Depois de olhar para si, observe ao redor – no seu bairro ou cidade, para ser mais específico.

Como casas de temporada semelhantes são precificadas?

Uma das melhores formas de escolher a precificação da sua locação é visitando sites como Airbnb e Vrbo (antigo Alugue Temporada), para conhecer a situação do seu bairro: quantidade de imóveis disponíveis, disponibilidade de datas e tipos de propriedade (se têm a mesma quantidade de quartos e comodidades que a sua, por exemplo).

Você pode fazer algumas suposições sobre a taxa de ocupação que esses valores de diária trazem para as propriedades concorrentes e, então, uma matemática simples para projetar a receita mensal que viria da sua locação.

Aqui no Anfitrião Prime, nós monitoramos o mercado de locação para determinar taxas competitivas e garantir que seu imóvel fique ocupado pelo melhor preço, gerando boas receitas durante o ano inteiro.

Agora vamos nos aprofundar nos fatores que mais contribuem para a geração de receita da sua locação.

Como a desejabilidade, disponibilidade e “reservabilidade” se aplicam ao seu aluguel de temporada?

É fundamental entender os três motores da geração de receita (desejabilidade, disponibilidade e “reservabilidade”) e como eles estão diretamente relacionados com seu aluguel de temporada para definir uma precificação competitiva, garantindo que sua casa ou apartamento esteja reservado o suficiente para você lucrar com esse investimento imobiliário.

A desejabilidade, que se refere a uma boa localização e comodidades especiais no seu imóvel, é um dos principais motores da receita na locação por temporada.

Se uma propriedade estiver localizada na praia, por exemplo, ela terá um valor de diária mais competitivo. Casas com itens exclusivos ou muito procurados, como jacuzzi ou vistas paradisíacas, também te levam a maiores receitas.

Destaque os pontos positivos da localização do seu imóvel de temporada.

Outra regra de ouro no mercado imobiliário é boa localização. Quer alguns exemplos? Apartamentos com vista da praia ou muito perto dela, casas isoladas no campo com fácil acesso de carro e imóveis em grandes centros urbanos perto de metrô e comércio.

A própria descrição de cada um mostra o quanto a localização influencia a desejabilidade desta ou daquela propriedade.

Sobre a disponibilidade: o quanto você, proprietário, quer utilizar seu imóvel para fins pessoais? Porque se o dono da casa utiliza o espaço continuamente, isso afeta a rentabilidade do aluguel.

Pode soar óbvio, mas quanto mais um calendário tem noites abertas para hóspedes, maior é o potencial da locação para render dinheiro. O tipo de data disponível também faz diferença: já sabemos que finais de semana, eventos e feriados são os mais desejados pelos visitantes, né?

A “reservabilidade” (originalmente do inglês bookable) está relacionada à preferência dos hóspedes quanto à duração da sua estadia e o quanto ele está disposto a pagar em taxas extras por condições especiais, e como essa preferência pode variar ao longo do ano.

Você, proprietário, precisa decidir se quer disponibilizar seu imóvel durante a baixa temporada, e quanto cobrar nesse período. Se está aberto a reservas-relâmpago, mesmo que isso signifique limpar o apartamento às pressas. E ainda, se quer definir uma configuração de mínimo de noites por estadia e correr o risco de perder curtas locações com essa escolha.

Definir muitas limitações resulta em menos reservas. Por exemplo, configurar um mínimo de 7 ou 14 noites para a estadia em sua habitação vai desencorajar novas reservas, já que muitos hóspedes nem sempre estão buscando estadias tão longas, e sim de 2 ou 3 noites, em média.

Quão flexível você deve ser enquanto proprietário de temporada?

Flexibilidade é uma qualidade essencial para proprietários de aluguel por temporada. Ser muito rígido na busca de taxas competitivas pode significar perder um grande potencial de faturamento.

Alguns proprietários podem dizer, por exemplo, que não se contentam com hospedagens por diárias abaixo de determinado valor, e que preferem ter o imóvel vazio do que oferecer sua casa por um preço tão baixo.

Mas conforme surgem reservas de última hora ou na baixa temporada, a receita gerada com essas locações pode te comprar um novo ar-condicionado ou te ajudar na reforma de alguma parte da casa. Interessante, não é?

Contar com uma gestão profissional de aluguel por temporada, como o Anfitrião Prime, ajuda você a definir as precificações mais rentáveis para seus imóveis. O objetivo é focar no potencial de receita, e não no custo da diária durante a média ou baixa temporada, nem necessariamente no custo de “ter um estranho em sua casa”.

Utilizamos ferramentas de análise de mercado que recebem dados diariamente de diversas fontes, mostrando que as pessoas buscam casas de temporada continuamente.

E se o aluguel de temporada não estiver alcançando seu potencial de receita?

Com uma empresa de gestão de aluguel de temporada os ganhos podem aumentar significativamente.

Assim como proprietários devem ser flexíveis quanto à disponibilidade de seu imóvel, os preços definidos em um aluguel por temporada devem ser fluidos. Algumas oscilações do mercado precisam ser interpretadas como necessidade de reajuste no preço das diárias.

O potencial de receita do seu aluguel é definido com base em mudanças do mercado, localização, comodidades oferecidas, datas disponíveis e restrições de reserva impostas.

Deve-se considerar que o proprietário não tem controle sobre certas situações que impactam negativamente o mercado, como um desastre natural, por exemplo. Se sua propriedade vai aparecer (ou não) em resultados de sites de busca, e com qual frequência, é outro fator fora do controle de quem não tem conhecimentos aprofundados sobre SEO e marketing digital.

Já uma empresa de gestão profissional de imóveis trabalha o conteúdo de seus anúncios com base em uma série de estratégias de marketing, fazendo com que eles sejam direcionados ao topo das páginas de busca, além de executar campanhas no Google e redes sociais como o Instagram e Facebook com o objetivo de divulgar sua estadia.

Proprietários de imóveis às vezes precisam medir suas expectativas sobre precificação ideal e ocupação plena de suas propriedades, já que o equilíbrio entre esses aspectos também envolve um pouco de tentativa e erro.

E aqui temos duas recomendações especiais: confie no trabalho do gestor profissional e procure ser paciente. Nos primeiros meses, a receita pode ser “abaixo do ideal” e não abranger todo o potencial da locação.

Além disso, habitações que vão receber hóspedes pela primeira vez ainda não têm avaliações em sites de hospedagem, o que pode fazer com que visitantes simplesmente não deem a devida atenção a essas propriedades em um primeiro momento.

A ausência de reviews (as notas ou estrelinhas) faz com que esses imóveis acabem aparecendo no fim da lista de busca das plataformas, mas essa credibilidade passa a ser construída à medida que o imóvel recebe hóspedes e oferece estadias com ótima experiência.

Devo procurar ajuda com a precificação do meu aluguel por temporada?

Muitos fatores estão envolvidos na precificação de uma locação, e isso pode ser assustador para alguns proprietários – mas você não precisa fazer isso sozinho. Gestores de propriedades como o Anfitrião Prime podem te ajudar, utilizando técnicas de marketing, análises e projeções para definir os preços das suas diárias, fazendo com que seus hóspedes em potencial passem a prestar mais atenção na sua propriedade.

Nosso sistema monitora e analisa dados 24h por dia, mostrando para nossa equipe exatamente quando, onde e com qual duração seus hóspedes estão buscando estadias.

Em geral, as pessoas procuram casas de temporada visando preço baixo, buscando do menor para o maior valor, então imóveis com taxas extremamente altas podem não ser vistos. Por isso, rodamos experimentos de estadias com variações de preço e duração, para entender o que ajuda uma propriedade a chamar a atenção e receber mais reservas naquele momento.

Quando proprietários utilizam nossos serviços, monitoramos seus mercados locais diariamente para garantir que suas propriedades estejam precificadas de forma agressiva, buscando maneiras de gerar o ROI mais alto possível. Nossa equipe também entende como ajudar aluguéis de temporada a serem vistos e reservados durante a alta temporada, atingindo altos valores de diárias.

Enquanto você estuda o processo de precificação do seu imóvel, é importante se lembrar de que a razão do seu investimento na propriedade é fazer dinheiro. Entendendo isso, é preciso considerar que muitos fatores influenciam na definição de preços competitivos, e que taxas precisam ser reajustadas continuamente, para manter seu aluguel de temporada em alta e pronto para trazer o sucesso dos altos rendimentos que você tanto espera.

Contratar uma empresa de gestão de propriedades de temporada é uma das formas de atingir esse objetivo.

2 thoughts to “Rentabilize seu aluguel de temporada ao máximo”

    1. Oi, Ana, tudo bem? Obrigada pelo interesse. A nossa equipe de atendimento entrará em contato com você, por e-mail, para tirar todas as suas dúvidas. Se preferir, você pode entrar em contato com a gente por telefone ou WhatsApp. Aqui está nosso contato: +55 11 96774-7416. Obrigada novamente e até logo 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *