taxa de ocupação no aluguel de temporada

Taxa de ocupação: como funciona e como interfere no seu aluguel de temporada

Tempo de leitura: 3 minutos

Já ouviu falar em taxa de ocupação nos imóveis de temporada? Bom, se você ainda não sabe o que é, está no local certo. Pois, hoje, você saberá tudo sobre este indicador tão importante. E, na verdade, o artigo não se limitará a isso. Aqui você saberá o impacto que ela pode ter em seu negócio. Indo além, ainda aprenderá a como aumentá-la de forma significativa.  

Nós do Anfitrião Prime podemos te ajudar a aumentar esse indicador. Somos especialistas em gestão de aluguel de imóveis por temporada, e fazemos de tudo por você. Sim, literalmente tudo! Dos anúncios à fotografia do imóvel, te auxiliamos a manter uma gestão de reserva completamente funcional. 

Agora, é momento de descobrir mais sobre a taxa de ocupação e saber sobre as vantagens que esse indicador trará ao negócio. Sendo assim, anote as dicas e então, ponha-as em prática o mais rápido possível. 

O que é a taxa de ocupação?

taxa de ocupação
Imagem de janjf93 por Pixabay

Bem, em resumo, se refere ao tempo de ocupação que o imóvel está alugado. Ou seja, em quantos dias do ano há hóspedes ocupando o espaço. Aliás, há outra forma de mensurar esta taxa. Por exemplo, quais são os meses de maior ou menor aluguel de temporada? 

Em outras palavras, essa taxa é o indicador ideal para saber se o imóvel alugado é uma renda que traz lucro ou prejuízo ao proprietário. Portanto, ao conseguir essa média de ocupação, tem como fazer o diagnóstico se o investimento é rentável. 

Sendo assim, fatores como preço da diária e a localização do imóvel são coisas que impactam de maneira significativa nesta taxa. Pois, no final das contas, isso compensará no valor da diária.

Como melhorar a taxa de ocupação e ter lucro com o imóvel

Bom, como já explicamos o conceito, agora é momento de saber como melhorar a taxa de ocupação. Para isso, é importante traçar alguns planos e, assim, o imóvel ser alugado por mais dias durante o ano. Sendo assim, anote as dicas dadas a seguir e ponha-as em prática o mais rápido possível. 

Preço da diária

Um dos primeiros aspectos a se levar em conta é justamente o preço da diária. Afinal, se o preço está alto demais, vai espantar possíveis hóspedes. E se o preço estiver muito abaixo, também trará prejuízo para quem aluga.

Mas como precificar do modo certo? Assim, para saber precificar corretamente, deve-se olhar primeiramente para os custos fixos e variáveis, como, por exemplo, IPTU e contas de água e luz. Além disso, é importante fazer pesquisa de mercado e saber a média de preços. 

Além disso, muitas outras coisas podem influenciar no valor da diária, mas você não precisará se preocupar com isso ao anunciar com o Anfitrião Prime.

E como é um assunto bem amplo, fizemos um post explicando melhor como a nossa estratégia de precificação funciona. Clique aqui para ler! 

Tenha clientes fiéis

Bom, se notou que a taxa de ocupação teve uma queda brusca, é importante pensar nas estratégias das pessoas mais importantes: os clientes. Dessa forma, fidelizá-los é a melhor alternativa. Para isso, é ideal guardar os contatos de cada pessoa que alugar o imóvel. A partir disso, enviar promoções por e-mail, por exemplo, é uma forma de cativar este público tão importante. 

taxa de ocupação
Foto de Carli Jeen no Unsplash

Invista em uma gestão profissional de imóveis

Mas, todos sabem que fazer a gestão de imóvel pode ser um processo demorado e burocrático. Então, a solução é delegar essa parte para quem sabe cumprir bem o serviço. Para aumentar a taxa de ocupação e também lidar com outras situações, o Anfitrião Prime é a empresa ideal para fazer a gestão profissional de imóveis por temporada que você tanto precisa. 

Pois, além de lidar com a taxa de ocupação,  nós ainda fazemos as fotos profissionais do imóvel e criamos anúncios atraentes para mais de 30 sites de reserva, como o Airbnb e Booking. Dessa forma, certamente o imóvel ficará ocupado pelos dias que precisar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *