anfitrião no airbnb - dicas para anfitriões iniciantes na locação por temporada

Anfitrião no Airbnb: Dicas para iniciantes

Tempo de leitura: 7 minutos

Você pesquisou bastante sobre a locação por temporada, mas ainda possui alguma dúvida sobre como se tornar um anfitrião no Airbnb? Se a sua resposta foi sim, está no lugar certo. Neste artigo, daremos algumas dicas para anfitriões iniciantes se destacarem da concorrência.

Mas, antes disso, vale reforçar que o Anfitrião Prime, como o maior gestor de imóveis de temporada do Brasil, pode fazer a gestão completa da sua propriedade e a divulgação nos principais sites de reservas, incluindo o Airbnb. Cuidamos desde a criação do anúncio, das fotos profissionais, acompanhamento do calendário de reservas, comunicação com os hóspedes, como também da precificação inteligente das diárias. 

Além disso, também é importante frisar que alcançar o sucesso como anfitrião no Airbnb depende de muitos fatores, e construir um anúncio legal é apenas um deles. Por isso, atentar-se aos detalhes é essencial para ter sucesso neste negócio. 

 

Para ser um bom anfitrião no Airbnb, destaque os pontos fortes do seu imóvel

 

Pode parecer óbvio, mas destacar os pontos fortes do seu imóvel ao fazer o texto que será divulgado é a principal coisa a se fazer para se tornar um bom anfitrião no Airbnb. Isso porque muitos anfitriões querem falar tudo o que os imóveis possuem e acabam exagerando na hora de escrever e acabam perdendo a atenção de possíveis hóspedes. Em tempos de imediatismo, o que os hóspedes querem é objetividade e clareza nas informações. 

Por isso, foque no que de bom tem o seu imóvel e em como ele pode se destacar na concorrência. Por exemplo, se ele tem uma jacuzzi, uma piscina com hidromassagem e uma área gourmet, e os imóveis da sua região não, você deve focar mais nisso na hora de escrever, do que nos utensílios de cozinha que você oferece.

Além disso, essas informações textuais podem ser acompanhadas por fotos profissionais que chamem a atenção do hóspede já de primeira.  Segundo o próprio Airbnb, anúncios que possuem pelo menos 20 fotos de qualidade, possuem mais chances de serem reservados, pois os hóspedes conseguem se imaginar no imóvel e os fazem querer vivenciar isso que o seu imóvel propõe. 

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Foto de Stephen Leonardi na Unsplash

Detalhes para os hóspedes 

 

Como mencionado anteriormente, os detalhes realmente importam nesse negócio. E quando se entrega uma estadia que vai além das expectativas de um hóspede, é muito mais provável que ele recomende sua propriedade para alguém próximo e também faça uma avaliação positiva no site de reserva. Isso irá te ajudar a obter mais reservas e te fazer decolar como um anfitrião no Airbnb ou em outra plataforma. 

Por isso, é essencial que você foque nos detalhes para os hóspedes, que você faça de tudo para que eles se sintam acolhidos e especiais. Para isso, nem é necessário fazer um investimento muito grande em questões financeiras ou de tempo. Um bilhete de boas-vindas, um pequeno presente e, até mesmo, falar para ele que você está disponível para qualquer coisa, pode ser o suficiente. O importante mesmo é que ele sinta que você se importa e que quer a hospedagem dele seja a melhor possível. 

Para te ajudar mais nisso, temos um artigo com 5 ideias de presentes de boas-vindas que você pode fazer para receber bem os seus hóspedes. Além disso, você também pode ler o artigo com dicas para mensagens de boas-vindas, basta clicar aqui

Um bom anfitrião no Airbnb também tem que pensar nos pet 

 

Seguindo a ideia de pensar nos detalhes para os hóspedes, se seu imóvel for pet friendly é importante também pensar nos hóspedes de 4 patas. Isso porque os pets são os melhores amigos dos seus hóspedes e se você os atender bem, o hóspede principal também ficará feliz. Então, talvez você possa investir em camas exclusivas para eles, um local para refeições e brinquedinhos para que possam gastar as energias.  

 

Capriche na decoração acolhedora 

Adicionar pequenos toques sazonais à sua decoração é outra maneira cuidadosa de receber os convidados em sua casa. Flores frescas do mercado local ou algumas flores silvestres podem impressionar os seus hóspedes logo na entrada. Decorar para as férias também é um toque agradável, especialmente se a sua casa for propositalmente reservada durante as férias.

Além disso, você pode caprichar em objetos que lembram a estação do ano e a localização do seu imóvel. Por exemplo, se a sua propriedade fica no litoral, você pode apostar em pranchas de surf, guarda-sol e golfinhos. E para finalizar com chave de ouro, pode também disponibilizar as pranchas para o uso dos hóspedes. 

Por outro lado, se sua casa para temporada fica em um lugar mais frio, você pode apostar em decorações que remetem a isso. Podem ser mantas no sofá, chaleiras, lareira, almofadas e tapetes acolhedores.

Outro ponto importante é que não devem haver desordem e nem fotos de família pela casa, caso contrário pode fazer com que os seus hóspedes sintam que estão invadindo seu espaço. Se você tiver bagunça, certifique-se de que serve a um propósito, como revistas e / ou livros pelo espaço, ou uma coleção de DVD que os hóspedes possam usar. 

O último pequeno toque centrado no hóspede que recomendamos vai além da comodidade básica. Os hóspedes contam com você para fornecer o necessário (sabonete, papel higiênico, toalhas, etc.), mas apreciam os pequenos extras que tornam sua estadia mais confortável. Fornecer amostras de shampoo, condicionador, sabonetes, cotonetes, etc., é um toque atencioso. Tente comprar esses itens por atacado, pois eles são usados ​​regularmente e podem ser recarregados quando estiverem acabando. O mesmo se aplica a utensílios de cozinha, detergente e panos de prato, sabão em pó, esponjas, lenços de limpeza, etc

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Foto de Toa Heftiba na Unsplash

Comunicação extraordinária com os hóspedes

A comunicação é uma grande parte de divulgar sua casa no Airbnb. Provavelmente, você receberá muitas perguntas de clientes em potencial e de pessoas que já reservaram. Esta é uma grande oportunidade de criar uma experiência memorável para os hóspedes com comunicação extraordinária. Responder às perguntas com um simples “sim” ou “não” dará conta do recado, mas você deve se esforçar para ser gentil e pessoal, para mostrar que realmente se preocupa com a experiência deles.

Por exemplo, depois que sua casa for reservada, você pode entrar em contato com seus convidados antes do check-in e mostra-se disponível para qualquer dúvida. Esta é uma grande oportunidade de ser proativo e enviar uma nota personalizada junto com uma cópia digital do seu welcome book para que eles estejam familiarizados com a região e com as suas regras da casa antes mesmo de chegarem.

O envio de uma nota personalizada com o welcome book é o momento perfeito para construir um relacionamento com seus convidados. Se você souber o propósito da estadia deles (seja uma viagem de casal, com amigos ou familiares, etc.), poderá destacar alguns lugares ou coisas para fazer na área que você acha que eles podem gostar. Lembre-se de que seus convidados provavelmente desejam “viver como um morador local” durante a estadia e isso pode ser exatamente o que eles procuram.

Avaliar seus hóspedes após a estadia é uma maneira fácil de solicitar avaliações sobre sua propriedade. O Airbnb permite que anfitriões e hóspedes avaliem uns aos outros após a data de check-out e isso pode te ajudar a obter mais avaliações para atrair mais hóspedes. 

Enviar um agradecimento personalizado após o check-out é sua última chance de deixar uma impressão positiva duradoura. Para tornar a experiência deles memorável, certifique-se de agradecê-los por escolherem sua casa, fazer referência a uma atividade específica que você sugeriu ou mencionar uma conversa que vocês tiveram e demonstre que são bem-vindos novamente à sua casa.

 

Peça ajuda quando precisar

Você pode ter começado a alugar sua segunda casa com a intenção de fazer tudo sozinho. No entanto, depois de alguns meses, você está conseguindo mais reservas do que o esperado e manter sua propriedade organizada está começando a ser difícil. Tente não permitir que esses sentimentos dominem você – especialmente porque ter um calendário cheio significa que você está indo muito bem. Lembre-se de que você não precisa fazer isso sozinho, portanto, peça ajuda quando precisar. Existem muitos recursos disponíveis que podem ajudar a administrar sua casa.

O mais útil pode ser uma equipe de profissionais que irão garantir que seu lugar esteja impecável antes de qualquer check-in. A limpeza é a causa número um das reclamações dos hóspedes, portanto, certifique-se de considerar aqueles que tenham experiência em limpeza de aluguéis de curto prazo, uma vez que é um pouco diferente da limpeza típica da casa. 

Além de manter sua casa limpa, também precisa estar totalmente funcional antes da chegada de um hóspede. A última coisa que você quer encontrar é um ar-condicionado quebrado ou uma banheira que não drena corretamente antes do check-in. Outro bom recurso para ter à sua disposição é um faz-tudo local ou alguém que possa ajudar na manutenção da casa. Ser proativo com a manutenção da casa é essencial, pois consertar algo pode levar alguns dias e você não quer incomodar seus convidados. Esse contato pode economizar muito tempo, energia e estresse ao realizar a manutenção de rotina a cada seis meses.

Limpar e deixar organizado o seu imóvel de temporada é uma maneira fácil de reduzir desgastes com o gerenciamento e aumentar sua receita. Mas só faz sentido se você mora localmente e pode tratar a hospedagem no Airbnb como seu trabalho de tempo integral. 

 

Supere as expectativas com o Anfitrião Prime

Com o Anfitrião Prime você não precisa se preocupar com as partes demoradas do gerenciamento de aluguel por temporada.

A abordagem do Anfitrião Prime para o gerenciamento de aluguel por temporada oferece total suporte ao cliente. Das reservas ao marketing em todos os principais sites de listagem (não apenas no Airbnb), para que você possa se concentrar em fornecer uma experiência incrível ao hóspede. Além disso, dependendo do plano contratado, você não precisará se preocupar com limpeza, manutenção e nem com check-in e check-out dos hóspedes. A nossa equipe local está pronta para te ajudar com tudo isso e mais. Nosso trabalho é levar mais hóspedes à sua propriedade para obter o máximo de receita. 

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