Vrbo x Airbnb x Booking.com: Qual é o melhor site de aluguéis por temporada?

Tempo de leitura: 7 minutos

Você fez sua pesquisa sobre como administrar imóveis e decidiu investir em aluguéis por temporada. Comprou móveis novos e investiu em toda a estrutura necessária para atrair hóspedes. Você tem um plano para limpeza e serviço de atendimento? Já definiu uma estratégia para conseguir mais reservas?

O site de listagens que você escolher terá um impacto significativo no sucesso do seu aluguel por temporada. Isso afeta seus custos e pode afetar sua capacidade de obter reservas.

É por isso que queremos ajudá-lo a determinar: Qual site de listagens é o melhor para você?

No Anfitrião Prime listamos os imóveis de temporada nos principais sites de listagem, como Vrbo, HomeAway, Airbnb, Booking.com, TripAdvisor e Flipkey. Nosso objetivo é facilitar a vida do proprietário, então cuidamos da gestão do imóvel, desde o calendário de reservas até serviços de limpeza e manutenção.

Nossa estratégia compensa: nossos proprietários costumam dobrar ou mesmo triplicar suas receitas de aluguel por terem uma listagem profissional de propriedades que aparece em várias plataformas.

Mas se você tiver que escolher, é importante entender como os sites de listagens se comportam. Analisamos os números dos principais sites de anúncios de aluguel por temporada para você: Vrbo / HomeAway, Airbnb, Booking.com e TripAdvisor / FlipKey.

Aproveite esse post para descobrir onde você obterá o maior retorno do seu investimento e ver todos os fatores que afetam seu lucro líquido.

Airbnb

  • Taxa de proprietário: 3 – 5% da taxa de reserva
  • Taxa do hóspede: normalmente entre 10 – 13% por reserva
  • Tráfego mensal: 88 milhões de visitantes (média em seis meses)

O Airbnb continua a provar que é uma força a ser reconhecida na indústria de viagens. Com uma média de 88 milhões de visitantes em um período de seis meses (junho – novembro de 2019), lidera o pacote de sites especializados em aluguel de curto prazo. Na verdade, se tornou tão popular que alguns viajantes falam em ficar em um ‘Airbnb’ em vez de um ‘aluguel por temporada’.

A maioria dos hosts paga uma baixa taxa de reserva de 3%, o que o torna uma escolha acessível para os proprietários e, com o volume de tráfego que recebe, acreditamos que o Airbnb é um site de listagem que os proprietários precisam usar. Na verdade, se você não estiver na plataforma, provavelmente está perdendo reservas.

Também achamos que a taxa de hóspedes do Airbnb é uma desvantagem a ser considerada. Ele pode chegar a 13% dependendo do total das reservas e, embora não tenha um impacto direto sobre seus resultados, os preços mais altos podem afetar sua capacidade de atrair reservas.

Vrbo e HomeAway

  • Taxa do proprietário: $ 499 anualmente ou 5% por reserva + 3% de taxa de processamento do cartão de crédito
  • Taxa de convidado: normalmente entre 10% – 11%
  • Tráfego mensal combinado: 14 milhões de visitantes (média em seis meses)

Com uma contagem média mensal combinada de visitantes de mais de 14 milhões, Vrbo e HomeAway são ótimas opções para proprietários de casas de férias tradicionais. Eles se concentram exclusivamente em aluguéis de “casas inteiras”, de modo que estão atraindo viajantes que não estão interessados ​​em compartilhar o espaço com outras pessoas. Ambos os sites estão sob a égide do Expedia Group, Inc., e quando você faz a lista em um, obtém o benefício adicional de ser listado no outro.

Com Vrbo e HomeAway, você pode escolher entre um modelo de assinatura ou um modelo de pagamento por reserva. O modelo de assinatura custa $ 499 por ano e cobre todas as reservas que você fizer na plataforma. Com o modelo de pagamento por reserva, você paga 5% de cada reserva para Vrbo e HomeAway.

Se você está pesando as diferenças entre os dois, o plano de pagamento por reserva funciona a seu favor se você estiver ganhando menos de $ 10.000 em renda de aluguel ou reservando menos de seis semanas por ano. Mais do que isso, o plano de assinatura é a melhor escolha.

As taxas de hóspedes com Vrbo e HomeAway são relativamente semelhantes às do Airbnb. Ambos os mercados determinam a taxa do convidado com base em uma variedade de fatores, que podem exigir uma análise mais detalhada em cada plataforma para determinar suas necessidades.

Booking.com

  • Taxa do proprietário: 15% por reserva + 3% taxa de processamento do cartão de crédito*
  • Taxa do hóspede: 0% por reserva
  • Tráfego mensal: 458 milhões de visitantes (média em seis meses)

* Booking.com não cobra uma taxa de processamento de cartão de crédito, mas exige que os proprietários tenham uma conta comercial segura, como VRP ou Square, que geralmente vem com uma taxa adicional de 3%.

Booking.com é o site de viagens mais visitado do mundo e teve uma média de 458 milhões de visitantes mensais nos últimos seis meses. Além de oferecer uma ampla seleção de aluguéis por temporada, eles também oferecem hotéis, voos, pacotes de férias e opções de transporte. É um verdadeiro balcão único para tudo o que um viajante precisa nas próximas férias.

Publicar o aluguel por temporada na plataforma deles é uma ótima maneira de exibir sua propriedade para um grande público. O Booking.com oferece consistentemente aos viajantes os preços mais baixos de aluguel e sem taxas adicionais, que são vantagens incríveis focadas no hóspede.

No entanto, é importante considerar a taxa de proprietário de 15%, embora acreditemos que seja uma ótima opção obter o seu aluguel por temporada para um público significativamente maior do que qualquer outro mercado.

TripAdvisor e FlipKey

  • Taxa do proprietário : 3% por reserva + 3% taxa de processamento do cartão de crédito
  • Taxa do hóspede: 8% -16% por reserva
  • Tráfego mensal: 94 milhões de visitantes (média em seis meses)

TripAdvisor e FlipKey operam em um modelo de pagamento por reserva com uma taxa de proprietário a partir de 3%. Embora seja um pouco mais alta do que a taxa de proprietário do Airbnb, ainda achamos que é uma escolha acessível para os proprietários, mas não necessariamente uma ótima escolha para os hóspedes.

O TripAdvisor e a FlipKey também cobram dos viajantes uma taxa de serviço premium de 8 a 16%. Esta é a taxa de hóspedes mais alta de todos os sites em nossa comparação, normalmente entre 14% e 15%.

A média de 187 milhões de visitantes mensais do TripAdvisor em um período de seis meses (junho a novembro de 2019) é certamente impressionante, mas é importante notar que muito desse tráfego provavelmente se concentra em outros serviços relacionados a viagens do site, como avaliações, hotéis, e aluguel de carros.

Se você optar por listar seu aluguel no TripAdvisor, ele também será listado automaticamente no FlipKey. Portanto, você está obtendo exposição em duas frentes – o público maior e menos direcionado do TripAdvisor e um público menor e mais direcionado da FlipKey, que se concentra exclusivamente em aluguéis por temporada. Do nosso ponto de vista, isso faz com que o TripAdvisor valha o investimento, pois promove aluguéis por temporada para viajantes que procuram hotéis.

Como funcionam os sites de aluguéis por temporada?

Como os sites de listagens se comparam. Saiba qual o melhor site de alugueis por temporada.
Saiba como funciona a precificação de cada site de aluguéis por temporada.

Agora, vamos juntar tudo para ver como funcionam os sites de listagem de aluguéis por temporada. A ideia aqui é compará-los lado a lado quando você os empilha.

Para calcular quanto você pagará em taxas de proprietário, usamos uma renda anual de aluguel de R$ 28.000. De acordo com a HomeAway, isso é o que o proprietário médio de um aluguel por temporada ganha por ano.

A taxa de serviço de anfitrião do Airbnb é a menor taxa de proprietário que vemos nesta comparação. De acordo com o site deles, “Essa taxa é de 3% para a maioria dos hosts, mas pode ser mais alta para os hosts do Airbnb Plus, hosts na Itália ou para listagens que têm uma política de cancelamento Super Strict.” Vemos apenas a taxa de 10% para “hosts que operam listagens localizadas na China Continental”.

O modelo de assinatura Vrbo / HomeAway vem em segundo lugar para o Airbnb com seu modelo de assinatura em $ 499 / ano.

A opção TripAdvisor / FlipKey empata em terceiro lugar com o modelo de pagamento por reserva da Vrbo / HomeAway que começa com 5%.

Booking.com vem em último lugar quando considera apenas as taxas de proprietário com sua taxa de serviço mínima de 15%. Embora seja a opção mais cara para proprietários de casas, é a melhor opção para viajantes sem taxas adicionais.

Também é importante considerar quanto será cobrado de seus hóspedes para reservarem sua casa. Quatro das cinco opções de listagem incluem uma taxa de serviço ao cliente, que é calculada com base na diária total e nas taxas de propriedade.

Vimos como as taxas de hóspedes são calculadas para uma de nossas propriedades de 3 quartos no litoral de São Paulo para ver como elas se somam e podem afetar a decisão de um viajante em potencial de reservar sua propriedade.

Para calcular isso, levamos em consideração:

  • A taxa semanal da propriedade de $ 1.050
  • A taxa de ocupação de 11% (taxas de viagens não são cobradas sobre os impostos)

Você verá a taxa do viajante como uma porcentagem, bem como um valor em dólares com base na taxa semanal da propriedade:

Booking.com é claramente o vencedor aqui porque oferece os melhores preços e não cobra taxas adicionais aos viajantes. A taxa que você definir é o preço que seu convidado pagará.

No entanto, Vrbo / HomeAway e Airbnb provam ser uma escolha atraente em ambos os lados da moeda. Eles estão no meio com a segunda e a terceira menores taxas de viagem e também despesas razoáveis ​​do proprietário. Enquanto isso, TripAdvisor / FlipKey é o mais caro para os viajantes.

Qual é o melhor site para anunciar aluguéis por temporada?

Nossa recomendação é que você liste sua propriedade em tantos sites quanto puder gerenciar.

Se você tiver que escolher um site de listagem, escolha aquele que faz mais sentido para o seu aluguel por temporada com base em taxas, tráfego e público.

A diferença de custo entre Vrbo / HomeAway, Airbnb e FlipKey / TripAdvisor é pequena, especialmente quando você leva em consideração todos os componentes acima, e é por isso que achamos que é melhor priorizar a exibição de suas propriedades para o maior número de viajantes possível.

Se você realmente quer ganhar mais dinheiro, seu foco não deve ser escolher a plataforma que economiza alguns reais – seu foco deve ser obter mais reservas no geral. Quanto mais reservas você fizer, maior será sua receita de aluguel. É simples assim.

Com o Anfitrião Prime você não precisa escolher.

Quando você faz parceria com o Anfitrião Prime , não precisa escolher em quais mercados listar sua propriedade.

Nós listamos o seu anúncio em mais de 30 sites de reservas e oferecemos os serviços de fotógrafos profissionais para fazer as fotos do imóvel e valorizar cada cômodo dele. Fotos bem feitas e com boa qualidade são capazes de chamar mais atenção dos hóspedes do que com anúncios com fotos de baixa qualidade.

E você pode escolher entre contratar ou não esse serviço. Para saber mais sobre esse serviço basta acessar nosso site.

Nossa abordagem de gerenciamento de aluguel por temporada leve também dá a você a liberdade de escolher sua própria “equipe da casa” para limpar e monitorar sua propriedade.

Nosso objetivo é levar mais hóspedes à sua propriedade para obter o máximo de receita, ao mesmo tempo que oferecemos mais opções com menos burocracia. 
Te ajudamos na administração do seu imóvel por temporada para que você não tenha que se preocupar com isso.