Foto de Christina @ wocintechchat.com no Unsplash - extranet booking anfitrião prime locação de temporada

Extranet Booking: um guia completo para anfitriões saberem como funciona

Tempo de leitura: 5 minutos

A Extranet Booking é uma plataforma online desenvolvida pela Booking para que proprietários de casas para temporada gerenciem seus anúncios, reservas e hóspedes de forma centralizada e eficiente. É a partir dela que é possível anunciar no Booking. 

Aqui no Anfitrião Prime divulgamos nossos imóveis na Booking e em outras plataformas de reservas, como o Airbnb, Tripadvisor e Vrbo. Assim, aumentamos a visibilidade online deles e, consequentemente, o número de reservas

Neste artigo, vamos explicar para que serve, quais são suas principais características e benefícios financeiros para quem usa essa ferramenta. 

Para que serve a Extranet Booking? 

Como mencionamos anteriormente, a Extranet Booking serve para facilitar a vida dos anfitriões de acomodações de temporada ao centralizar a gestão de seus negócios. Em outras palavras, é como se fosse um painel de controle completo que permite gerenciar todas as suas reservas. 

Primeiramente, você precisa acessar sua conta pela parte de parceiros da Booking e fazer login. No menu principal, ao clicar em “Reservas” será possível visualizar reservas futuras e passadas. Nesse menu também será possível visualizar as informações das reservas, aceitar ou recusá-las. Mas, atenção, ao recusar uma reserva será necessário explicar o motivo.  

Já na aba “Mensagens” é possível se comunicar com seus hóspedes. Aqui é essencial ser ágil e simpático com eles, para que não perca possíveis reservas para a concorrência. Então, responda às perguntas, forneça informações e ofereça assistência durante toda a estadia. 

Também é possível modificar datas, tarifas ou outros detalhes de reservas na Extranet Booking. Atente-se apenas para sempre informar seus hóspedes para que a comunicação seja sempre clara com eles. Em casos excepcionais, você também pode cancelar uma reserva, desde que siga as políticas de cancelamentos da plataforma e informe o hóspede com antecedência. 

Para que tudo seja possível, a Extranet Booking oferece diversas ferramentas para otimizar a gestão de suas reservas: 

  • Calendário: visualize a disponibilidade da sua acomodação e gerencie reservas em um único lugar.
  • Tarifas: defina tarifas competitivas e configure promoções para atrair mais hóspedes.
  • Relatórios: acompanhe o desempenho do seu anúncio e obtenha insights valiosos para tomar decisões estratégicas.
Foto: Rudy and Peter Skitterians no Pixabay - extranet booking
Foto: Rudy and Peter Skitterians no Pixabay

Por que usar a Extranet do Booking? 

A Extranet Booking conta com diversas características que facilitam ainda mais a vida de proprietários de imóveis de temporada. 

Primeiramente, podemos citar o fato de ser uma ferramenta fácil de usar. Ela permite o uso através de dispositivos móveis, o que facilita na hora de responder mensagens de hóspedes, fazer ajustes de calendário e muito mais.

Isso também dá mais flexibilidade para os proprietários, pois é possível definir tarifas e a disponibilidade de seus imóveis, podendo ajustar conforme a demanda e a sazonalidade, tudo de forma manual. Aqui no Anfitrião Prime, nós trabalhamos com softwares que fazem isso automaticamente, através da nossa estratégia de precificação. Você pode saber mais como funciona, clicando aqui

Na extranet você também tem acesso a um serviço de atendimento ao cliente 24h por dia, 7 dias por semana, onde é possível tirar dúvidas ou resolver problemas pontuais. Além disso é possível acessar a central de ajuda da Booking, onde tem artigos e vídeos sobre como usar a plataforma e como otimizar anúncios. 

 

Todo mundo pode usar?

Sim, mas depende. Pois todo mundo que anuncia na Booking, tem acesso a extranet. A seguir, listamos quem pode anunciar na plataforma, confira: 

Proprietários que possuam casas, apartamentos, quartos privativos, vilas, chalés, pousadas ou outros tipos de acomodações podem anunciar na Booking. Importante atentar-se apenas ao tempo máximo da locação por temporada que é de 90 dias.

Gestores profissionais de imóveis de temporada também podem usar a extranet. Isso facilita a gestão de várias propriedades de diferentes proprietários, centralizando as reservas e otimizando o tempo. 

Os requisitos para usar a Booking Extranet são: 

  • Ter uma acomodação que atenda aos padrões de qualidade da Booking;
  • Criar uma conta na plataforma e fornecer informações precisas sobre sua propriedade;
  • Aceitar as políticas e termos de serviço da Booking.
Foto: StockSnap no Pixabay - extranet booking aluguel de temporada anfitrião prime
Foto: StockSnap no Pixabay

Quais as taxas que a Booking cobra do proprietário?

As taxas e custos para usar a Booking como proprietário de casa para temporada variam de acordo com alguns fatores:

1. Tipo de acomodação

  • Casas e apartamentos: A taxa de comissão padrão é de 15%.
  • Quartos privativos: A taxa de comissão padrão é de 15%.
  • Vilas e chalés: A taxa de comissão pode ser de 15% ou 20%, dependendo da localização e do tipo de propriedade.
  • Pousadas: A taxa de comissão pode variar entre 15% e 20%, dependendo do número de quartos e da localização da pousada.

 

2. Programa Genius

  • Se você participar do programa Genius, a taxa de comissão pode ser reduzida em 5%.

O programa Genius do Booking.com é um programa de fidelidade que oferece aos hóspedes que reservam regularmente com a Booking.com uma série de benefícios, incluindo: descontos em hóspedes, café da manhã gratuito, presentes de boas-vindas e muito mais. 

 

3. Tarifas adicionais:

  • A Booking cobra uma taxa de 1,5% sobre o valor total da reserva para pagamentos com cartão de crédito virtual (VCC).
  • Opcional: Você pode optar por pagar por serviços adicionais, como anúncios premium ou tradução de seu anúncio para outros idiomas.

 

4. Impostos e taxas locais:

Você pode ser responsável por impostos e taxas locais, que não estão inclusos nas taxas da Booking.

Lembre-se:

  • A Booking.com não cobra taxa de inscrição ou mensalidade.
  • Você só paga comissão quando recebe uma reserva confirmada.

É importante considerar as taxas e custos da Booking ao decidir se deseja usar a plataforma. No entanto, ela pode ser uma ótima maneira de alcançar milhões de viajantes em potencial e aumentar suas reservas.

Em resumo, a Extranet Booking não é apenas uma plataforma de reservas, mas uma ferramenta completa para otimizar a gestão de seu negócio de acomodação de temporada, aumentar a ocupação e, consequentemente, sua receita. Mas, lembre-se que tudo leva tempo, por ser feito manualmente.

Anuncie na Booking e em outras plataformas com o Anfitrião Prime 

Caso você não tenha tempo disponível para gerir o seu imóvel de temporada, procure um gestor de propriedades profissional, como o Anfitrião Prime. Nós somos o maior gestor de imóveis de temporada do Brasil, com mais de 1.000 imóveis sob gestão. Anunciamos nossos imóveis na Booking e em outras plataformas de reservas como Airbnb, Vrbo e Tripadvisor. Com isso, a visibilidade da sua casa para temporada aumenta e as chances de reservas também.

Além disso, nossa equipe de especialistas está pronta para te auxiliar sempre que necessário e está a postos para falar com seus hóspedes, gerir seu calendário de reservas, escrever seu anúncio da melhor forma possível e muito mais. Clique aqui e cadastre-se agora mesmo!

One thought to “Extranet Booking: um guia completo para anfitriões saberem como funciona”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *