regras da casa

Como criar regras da casa eficazes para o seu aluguel por temporada

Com o crescimento do turismo doméstico e do trabalho remoto, ter regras da casa claras são essenciais para os imóveis de temporada. Elas funcionam como um guia para que os hóspedes saibam exatamente o que é permitido, o que deve ser evitado e como aproveitar melhor a experiência — respeitando o espaço como se fosse seu.

Então, se você é proprietário de um imóvel de temporada e quer evitar conflitos, comentários negativos ou problemas com a vizinhança, confira este conteúdo completo. Nesse sentido, deixe tudo isso por conta de especialistas, como o Anfitrião Prime, que gerencia mais de 1.000 imóveis em todo o Brasil e cuida de todas as etapas da locação para você.

Por que criar regras da casa é essencial?

Primeiramente é importante que você saiba que as regras da casa ajudam a alinhar expectativas com os hóspedes e situações de conflito. Afinal, quando bem estruturadas, elas transmitem profissionalismo, organizam a convivência e contribuem para reviews positivos e futuras reservas.

No entanto, é importante manter o equilíbrio: seja cordial, evite um tom autoritário e não exagere nas proibições. Um tom amigável e direto faz com que o hóspede se sinta acolhido, mas sem abrir mão da responsabilidade.

O que incluir nas regras da casa?

regras da casa na locação por temporada
Foto: Luke Southern – Unsplash

1. Capacidade e acomodações

É essencial deixar claro quantas pessoas o imóvel comporta, incluindo as crianças. Bem como é a estrutura da sua casa, tais como: camas, utensílios, água e energia, pois isso deve ser proporcional ao número de hóspedes. Exceder essa capacidade pode gerar desconforto e até problemas legais para ambas as partes. 

2. Horários de check-in e check-out

Lembre-se de informar os horários de check-in e check-out com clareza nas regras da sua casa de férias. Isso evita conflitos entre reservas e facilita o trabalho de limpeza e manutenção. Nesse sentido, se possível, ofereça flexibilidade em caso de imprevistos, ou informe se utiliza self check in com fechadura digital, itens cada vez mais comuns na locação por temporada.

3. Limpeza e conservação

Normalmente, em uma casa para temporada, a limpeza é feita antes e depois de cada reserva. Entretanto, é importante que os hóspedes saibam se precisam deixar organizado e se vão contar com funcionários durante a estadia

Já na parte de conservação é essencial ficar atento e deixar por escrito se tem algum eletrodoméstico que precisa de atenção ao ser manuseado. Ou, até mesmo, se não podem ser utilizados durante a hospedagem. 

E isso pode (e deve!) ser um dos pontos a serem apontados na hora do check-in dos hóspedes. Além disso, é nesse momento que você precisa explicar que se houver alguma avaria, os custos serão custeados pelo hóspede.

Foto: Freepik | regras da casa são essenciais para a locação por temporada e devem incluir como a limpeza da propriedade é feita
Foto: Freepik

4. Internet de qualidade

Sempre que um hóspede procura uma propriedade para home office, a internet de alta qualidade se torna essencial. Por isso, adicionar informações sobre a velocidade média da internet, o login e a senha nas suas regras da casa. Lembre-se também de informar contatos de emergência que possam resolver eventuais problemas técnicos durante as reservas.

5. Política para pets

Um dos itens mais buscados pelos hóspedes é por imóveis pet friendly ‘s. Então se sua propriedade se encaixa nesse quesito, indique com clareza as regras: quais áreas os animais podem frequentar, onde devem dormir e como deve ser feita a limpeza. Caso não permita animais, também é fundamental informar para evitar surpresas.

6. Convivência e barulho

Nesse sentido, lembre-se de estabelecer regras de convivência como:

  • Horários de silêncio; 
  • Política para festas ou eventos;
  • Se são permitidas visitas externas; 
  • Uso de áreas comuns (piscina, churrasqueira, garagem, salão de festas, etc.);
  • Regras específicas do condomínio, se houver;
  • Instruções sobre equipamentos como smart TVs ou assistentes virtuais;
  • Penalidades em caso de descumprimento das regras.

Além disso, oriente sobre o uso consciente de itens como ar-condicionado, aquecedores ou eletrônicos. Lembre-se que o importante é antecipar dúvidas e evitar surpresas.

Foto: Freepik | regras da casa são essenciais para a locação por temporada e devem incluir como a limpeza da propriedade é feita
Foto: Freepik

 

7. Regras sustentáveis: um diferencial em alta

Hóspedes valorizam imóveis comprometidos com o meio ambiente, por isso indique nas regras da casa práticas como:

  • Separação do lixo por orgânico, reciclável, vidro, plástico, etc. 
  • Uso racional de água e luz; 
  • Sugestões de reutilização de toalhas e roupas de cama. 

Afinal, esses pequenos gestos fazem a diferença e agregam valor à experiência.

Conte com um gestor profissional para o seu aluguel de temporada

Sabemos que administrar um imóvel de temporada exige tempo, cuidado e atenção aos detalhes. Por isso, o Anfitrião Prime está aqui para cuidar de tudo: desde a criação das regras da casa, até a gestão de reservas, atendimento ao hóspede, limpeza, manutenção e muito mais.

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